Mudi - Absolutamente tudo no Guia sobre Raças de Cães | CachorroGato

Guia de Raças

Mudi

Quero esta raça

Ficha do Mudi

Mudi

O Mudi é um cão de pastoreio que rivaliza com o Border Collie quando o quesito é inteligência. Essa raça destemida também é rival de muitas outras raças: com um peso que varia no geral entre 8 e 13 kg, esse cão vai brigar bravamente com predadores muito maiores que ele, como, por exemplo, um javali selvagem.

 

Origem

O Mudi é uma raça que teve origem na Hungria; seus parentes e ancestrais são o Puli e o Mudi antigo. O padrão dessa raça foi desenvolvido no começo do século XX. Até 1930 todos os cães de pastoreio da Hungria eram agrupados juntos, até que o Mudi foi separado dos outros. Apesar disso, essa continua sendo uma raça muito rara.

O Mudi parece ser uma raça que surgiu naturalmente – não houve nenhum esforço para desenvolver essa raça especificamente, mas sabe-se que eles surgiram dos cruzamentos espontâneos entre cães pastores húngaros e cães pastores da Alemanha que possuíam orelhas eretas. Apesar de seu principal trabalho ser o pastoreio, os cães dessa raça são cães extremamente versáteis e podem cuidar de rebanhos e matar animais que são considerados “ervas daninhas”. Essa raça é mencionada muitas vezes como Cães Motoristas.

 

Comportamento

Os cães da raça Mudi são cães com um temperamento muito tranquilo, o que é bastante surpreendente se levar em conta a sua habilidade no pastoreio de ovelhas e outras espécies que são difíceis de serem manejadas. Eles são ótimos cães de companhia, sendo muito amáveis dentro de casa e também podem ser excelentes cães de guarda. Esses cães tendem a formar laços mais fortes com uma única pessoa, mas são cães muito agradáveis com todos os membros da família. Crianças pequenas devem ser supervisionadas quando estão com ele, da mesma forma que deve ser feito com qualquer outro cão. Os Mudis podem ser levados para um parque de cachorros, desde que eles sejam amigáveis com outros cães, o que pode ser obtido com socializações entre eles e outros animais desde bem pequenos.

Cães pastores como o Mudi tendem a serem cães que estão “no trabalho” o tempo todo, o que significa que eles vão tentar pastorear as crianças, o gato e qualquer outra coisa que se mova. Essa característica pode ser corrigida com um treinamento apropriado. Os cães da raça Mudi aprendem com bastante facilidade, além de serem bastante corajosos e alertas.

 

Aspecto

O Mudi se parece com um pequeno lobo preto. Sua pelagem é um pouco parecida com a do Chesapeake Bay Retriever, mas mais longa. Sua pelagem não deve ser muito longa, podendo ser encaracolada ou cacheada e pode ser de praticamente qualquer cor, incluindo o raro tom azul merle. A cabeça e membros dos cães dessa raça são cobertas por uma pelagem mais curta e lisa que a do resto de seu corpo.

A cabeça do Mudi é o que mais chama a atenção nos cães dessa raça por ter um formato de cunha, o que faz ter sempre uma aparência energética, alerta e alegre. O seu stop é marcado de um jeito bem suave e o seu focinho é reto, com a trufa preta para os exemplares de pelagem preta, branca, fulvo e azul merle e nos outros casos seguindo a cor de sua pelagem (por exemplo, um cão com a pelagem marrom terá o focinho marrom). Apesar disso é importante frisar que a trufa cor de carne não é permitida em seu padrão.

O Mudi tem um focinho pontiagudo, orelhas grandes e eretas que tem forma de um “v” de cabeça para baixo. Seus olhos são estreitos e possuem os cantos de certa forma um pouco pontiagudos nos cantos internos e externos, sempre na coloração mais escura possível; só nos exemplares azul merle os olhos “porcelanizados”, ou seja, branco ou azul, são aceitos. Sua cauda é inserida em uma altura mediana, normalmente é enrolada, apesar de que alguns filhotes podem nascer sem cauda; apesar disso não é aconselhável que a sua cauda seja cortada. Os cães dessa raça têm uma postura bastante orgulhosa, com as patas traseiras bem separadas, o que ajuda a manter o seu equilíbrio nas suas atividades de pastoreio.

 

Cuidados específicos

Cuidar de um cão da raça Mudi é muito fácil e não demora quase nada, uma simples escovação de vez em quando já é suficiente para eles.

Para ter uma vida equilibrada e saudável o Mudi precisa de muito exercício, então é aconselhável que não considere um a não ser que tenha plenas condições de fazer pelo menos uma boa caminhada diária ou uma corrida com seu cão. É recomendado também que ele possa ter um quintal amplo para essa raça esportiva, que pode ser um ótimo cão para treinar com Frisbees.

 

Saúde

Os problemas de saúde que podem afetar um Mudi são mínimos, apesar de alguns exemplares poderem sofrer de problemas como displasia coxofemoral.




História do Mudi

Os cães da raça Mudi foram descobertos como cães pastores locais na Hungria, possuindo características fortes como uma raça já existente e que não foi criada por humanos sonhando com um cão de pastoreio ideal, mas sim pela necessidade e pela seleção natural da região. Essa raça surgiu com certeza entre os séculos XV e XVIII, mas a data exata é difícil de ser descoberta pela confusão na nomenclatura das diferentes raças de cães pastores daquela época na região.

A confusão entre os nomes dos cães de pastoreio dessa região levou a crença comum de que o Puli é o cão pastor mais antigo na Hungria e que o Mudi e o Pumi foram formados a partir dele. Como o Mudi foi reconhecido como uma raça em 1936 e sua história não é muito bem conhecida, os mitos comuns da região preencheram as lacunas do que realmente se sabe sobre suas origens.

Apesar disso, é interessante observar que no século XX não era incomum encontrar cães do tipo Mudi em ninhadas de Pulis e até hoje esses cãezinhos podem ser encontrados em ninhadas de Pumis. Porém, cães tipo Pumi ou Puli nunca foram vistos em ninhadas de Mudi.

Durante a Segunda Guerra Mundial, muitas raças de origem na Hungria sofreram perdas terríveis, algumas quase desapareceram e os cães da raça Mudi não tiveram nenhuma imunidade por ser uma raça rara. Em 1960 a raça foi reabilitada pelos sobreviventes e nos anos 70 alguns criadores trabalharam para reviver a raça em seu status original na Hungria. Mesmo não sendo uma raça popular em seu país de origem, essa raça era amada e mencionada entre os melhores cães pastores, além de serem ótimos cães de caça, de guarda e de companhia.

 


Características do Mudi

O Mudi é uma raça de cães pastores que surgiu naturalmente na Hungria e que por isso não se sabe muita coisa sobre suas origens. Essa raça é bastante atenta, com um temperamento tranquilo e amável, apesar de suas habilidades natas em pastorear ovelhas ou animais maiores e mais difíceis de lidar como gado.

O Mudi é a única raça de cães pastores que possuem cães da cor merle e também cães branco sólido saudáveis entre eles. Essa raça continua trabalhando com o pastoreio na Hungria, trabalhando com rebanhos que contém acima de 500 ovelhas.

A segunda maior população de Mudis fora da Hungria fica na Finlândia, apesar da raça ser bastante rara no resto do mundo.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas