Leonberger - Saiba mais neste Guia sobre Raças de Cães | CachorroGato

Guia de Raças

Leonberger

Quero esta raça

Ficha do Leonberger

Leonberger

Há varias suposições referentes ao nome de origem do Leonberger. Uns dizem que vem da cidade alemã, Leonberg, mas outras premissas sustentam que vem da cidade de Lowenberg, na Suíça.

 

Origem

Como acontece com outras raças, a origem do Leonberger é muito incerta. A teoria mais aceita é a que afirma que este cão, natural da Alemanha, descende do Dongo. Independente de sua origem, depois de definido o padrão, a raça tem sido usada como um salva-vidas e como cão de salvamento em áreas montanhosas.

 

Comportamento

Considerado um cão calmo, inteligente, confiante, fiel e dócil, o Leonberger é um cão de fácil treinamento desde que seja feito desde filhote e realizado com respeito. Pacientes e gentis com as crianças, esses cães são afetuosos com seus donos. Não gostam muito de estranhos, porém não ficam agressivos ou perigosos.

 

Aspecto         

Com coluna vertebral sólida e extremidades musculares fortes, o Leonberger é um cão grande e possui pernas torneadas. Sua cabeça é estreita e seus olhos escuros mostram uma expressão gentil. Possui pelagem dupla: o exterior é semi suave ou áspera, espessa, bastante longa e reta, e o sub-pelo é bastante denso. É fulvo com máscara preta ou escura.

 

Cuidados Específicos

O ideal é que tenha espaço de sobra para se exercitar. Muitos Leonbergers são preguiçosos, mas seu dono deve garantir que seu cão tenha todas as facilidades para exercitar os músculos. Adaptados facilmente a qualquer clima, esses cães não aguentam ficar presos ou sozinhos por muitas horas. É aconselhável escovar a pelagem regularmente.

 

Saúde

Devido ao seu tamanho, o Leonberger é exposto à torção de estômago e displasia coxofemoral.


História do Leonberger

Como acontece em outras raças, a origem do Leonberger é um pouco duvidosa. Alguns dizem que a raça nasceu do cruzamento de várias raças de grande porte, como o São Bernardo e Terranova. Após esses cruzamentos, um criador alemão do século XIX chamado Heinrich Essig, queria criar um cão único para promover sua cidade natal de Leonberg.

Esses grandes e bonitos caninos ficaram conhecidos como Leonberger e instantaneamente se tornaram populares com os membros da realeza europeia e russa.

Depois de definido o padrão da raça, ela vem sendo usada como salva-vidas e cão de salvamento em áreas montanhosas.


Características do Leonberger

Amor é a palavra mais comum na vida de Leonberger. São cães gentis, calmos e amigáveis. Extremamente amáveis com todos, esse sentimento se torna recíproco na família que vive. Conhecidos por sua lealdade e confiabilidade, cães dessa raça têm inteligência aguçada, paciência notável e agilidade incrível para seu tamanho.

São animais extremamente sociáveis, porém certifique-se que eles estão tendo bastante atenção ou se tornarão apáticos e aborrecidos. Os cães da raça Leonberger adoram estar envolvidos em programas familiares e podem ser muito sensível aos humores. Procure evitar brigas familiares na frente desses cães, eles podem se tornar extremamente agitados.

Com sua expectativa de vida podendo chegar a 10 anos, os problemas mais comuns no Leonberger incluem displasia coxofemoral, doenças articulares e pálpebras invertidas. Como outras raças de grande porte, eles têm propensão a inchar. Alimentá-los em pequenas refeições ao longo do dia vai ajudar.

Mesmo sendo grandes, muitos acreditam que esses cães precisam de muito exercício, o que não é verdade para o Leonberger. Apenas uma caminhada diária é a solução para mantê-los saudáveis.

Possuem ossos grandes, cobertos com pelo médio e áspero, que normalmente vem na cor laranja com marrom ou marrom avermelhada. Suas cabeças são levemente arredondadas e seus olhos castanhos têm ar amigável e poderoso.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas