Lagotto Romagnolo - Saiba tudo sobre as Raças de Cães | CachorroGato

Guia de Raças

Lagotto Romagnolo

Quero esta raça

Ficha do Lagotto Romagnolo

Lagotto Romagnolo

Cães da raça Lagotto Romagnolo, também conhecidos como Cão de Água Romagna, são os únicos no mundo com especialidade em encontrar trufas, um tipo de fungo subterrâneo.         

 

Origem

O Lagotto Romagnolo é uma raça muito antiga. Apesar do tempo, esses cães de água continuaram a se espalhar por grande parte da região italiana.

No século XVI, exerciam a função de caça aquática nos pântanos e, ao longo dos anos, foram deixando essa função para se dedicar a caça de fungos subterrâneos. Por causa de sua pelagem espessa, não hesitava em entrar nas florestas, e no século XIX passou a ser famoso por sua habilidade na caça de trufas.

 

Comportamento

O Lagotto Romagnolo é atento, dócil, vivaz, inteligente e alegre. Muito afetuosos com seus donos, eles adoram crianças e outros animais. De fácil treinamento, se começado ainda quando jovens, adoram brincar na água e cavar na terra.

 

Aspecto         

Considerado um cão compacto, o Lagotto Romagnolo é forte e possui uma cabeça bem grande. Com focinho amplo e orelhas triangulares com pontas arredondadas, cães dessa raça têm olhos grandes e cauda de comprimento médio. Seu pelo é denso, espesso e encaracolado, que cobre o corpo todo. Podem vir em marrom com branco, branco com marrom e algumas marcações alaranjadas, marrom roan, marrom ou cor de laranja.

 

Cuidados Específicos

Devido ao seu tamanho, não há nenhuma objeção para cães dessa raça viverem em apartamento, mas precisam de bastante exercício. Um Lagotto Romagnolo necessita de muita atividade para crescer e se desenvolver física e mentalmente. O ideal é levá-lo para passeios pelos menos três vezes ao dia.

 

Saúde

Cães da raça Lagotto Romagnolo, como outros, podem ter problemas de displasia coxofemural.


História do Lagotto Romagnolo

Alguns historiadores dizem que o Lagotto Romagnolo surgiu ainda na Roma Antiga. Conhecido como cão de caça aquática, nos pântanos da região de Romagna da Itália. Apesar do tempo, esses cães de água continuaram a se espelhar por grande parte da região italiana.

O Lagotto Romagnolo também é conhecido como o melhor cão de caça de trufas, uma espécie de fungo subterrâneo, devido sua pelagem espessa e por não temer entrar em florestas. Até hoje o Lagotto fareja essa espécie de fungo, mas também passou a ser considerado um excelente cachorro de companhia


Características do Lagotto Romagnolo

Especialmente gentil e brincalhão com as crianças, o Lagotto Romagnolo ama proximidade e afeto de seus familiares. Por possuirem uma forte ligação com todos os membros da família, podem latir quando detectarem alguém de fora, mas se tornam mais silenciosos à medida que amadurecem.

Um Lagotto Romagnolo feliz é aquele que se exercita e recebe tarefas para serem solucionadas. Se você trabalha fora ou vive em fazenda, trate de atribuir funções ao seu amigo canino. Isso o tornará satisfeito e alegre.

Cuidar de um Lagotto Romagnolo requer tempo e dedicação. Sua pelagem áspera e crespa necessita ser aparada de vez em quando. Há registros de pessoas que preferem sua aparência mais rústica e demoram mais tempo para fazer essa higienização, mas isso deve ser evitado, visando sempre à saúde do cão.

O Lagotto Romagnolo tem corpo médio e quadrado, coberto por pelos grossos encaracolados. Geralmente são vistos nas cores branca, marrom, laranja ou branco com manchas marrons e laranjas.

São cães com focinho quadrado, orelhas grandes e pendentes. Sua cauda em forma cimitarra é geralmente alta e enrolada.

Com expectativa de vida beirando 16 anos, possui saúde relativamente boa. Podendo desenvolver displasia coxofemoral, também já tiveram alguns que apresentaram casos de anomalia do cérebro.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas