Irish Wolfhound - Saiba mais sobre as Raças de Cães | CachorroGato

Guia de Raças

Irish Wolfhound

Quero esta raça

Ficha do Irish Wolfhound

Irish Wolfhound

Os cães da raça Irish Wolfhound podem ter sido caçadores destemidos vários séculos atrás, mas hoje em dia eles ficam perfeitamente contentes por poderem ficar deitados em um sofá e serem acariciados e cuidados o dia inteiro. Suaves e relaxados quando estão dentro de casa, esses cães podem ser facilmente convencidos a irem junto dar uma caminhada pela vizinhança com seus donos.

 

Origem

O Irish Wolfhound foi desenvolvido na Irlanda para caçar alces gigantes e acima de tudo lobos, daí o seu nome “Wolfhound”. Eles realizaram um trabalho tão extraordinário nisso que depois de várias centenas de anos os lobos se tornaram extintos na Irlanda. Depois disso, já que seu trabalho já tinha sido muito bem feito e também porque cada vez mais exemplares do Irish Wolfhound eram exportados para outros países da Europa, essa raça quase alcançou a marca da extinção em seu próprio país por volta do ano de 1800. Foi no meio do século XIX que os criadores dessa raça começaram a trabalhar para restaurar o numero desses cães na Irlanda. Hoje em dia, o Irish Wolfhound faz pouca ou quase nenhuma caça a lobos, você provavelmente vai encontrá-los enrolados confortavelmente perto do fogo de uma lareira.

Apesar disso, as raças que deram origem a esse Galgo, que é o maior do mundo, são muito discutidas. Alguns acham que as origens dessa raça foi a partir de cruzamentos entre Sloughis e os Cães Pastores Irlandeses, outros aficionados pela raça dizem que com certeza existe o sangue do Galgo da Escócia em sua criação. Em 1897 a raça foi reconhecida pelo Kennel Club e apesar de todos os esforços, o número de exemplares dessa raça ainda é bastante modesto.

 

Comportamento

Apesar do Irish Wolfhound gostar muito de ficar confortável em casa, eles precisam de certo espaço para poderem se mover e um quintal ou jardim com um tamanho decente seria bastante aconselhável. Essa raça pode acabar se sentindo confinada demais dentro de um apartamento. Um pouco reservados com estranhos, os Irish Wolfhounds com certeza irá guardar seus carinhos e brincadeiras para os membros de sua família e, apesar de seu tamanho e força, essa raça não fornece cães de guarda muito bons.

O Irish Wolfhound é um cão que, apesar de sua enorme força, possui uma paciência incrível, assim como sua coragem. Esse cão faz jus ao ditado “Gentil se acariciado, feroz se for provocado”. É importante frisar que essa raça não deve ser treinada para a defesa ou para o ataque, pois essas características somadas ao seu comportamento natural podem se tornar perigosos. A educação desses cães deve ser rigorosa, aproveitando que são cães bastante apegados aos seus donos.

 

Aspecto

Os cães da raça Irish Wolfhound possuem um contorno largo e musculoso, coberto por uma pelagem grossa, rude e áspera, que é ainda mais duro e longo logo acima dos olhos e sob o seu maxilar. A sua pelagem deve ser normalmente branca, preta, cinza, vermelha ou tigrada. Os Irish Wolfhounds possuem um pescoço longo e bastante musculoso, que desce para o seu peito que é muito profundo e largo, costas fortes e longas, que terminam em sua cauda grossa e coberta de pelos. No geral, os cães dessa raça possuem uma aparência rústica e rápida o tempo todo, sempre parecendo bastante alongados. Suas orelhas são pequenas, mantidas da mesma forma que o Greyhound e seus olhos devem ser sempre escuros.

Essa raça é a maior do mundo – junto com o Dogue Alemão – o que exige que os possíveis futuros donos de um animal dessa raça pensem bastante no espaço e tempo disponível que possuem antes de pensarem em ter um cão dessa raça. Assim como todo o seu corpo, os membros dos Irish  Wolfhound são bastante fortes, com patas redondas e um pouco grandes, que terminam em seus dedos, que são fechados e bastante arqueados.

 

Cuidados específicos

Manter a aparência de um cão Irish Wolfhound é bastante fácil, mas é necessário que esses cuidados sejam constantes. É preciso escovar a sua pelagem áspera regularmente para mantê-la sob controle. O dono de um cão  dessa raça também deveria pensar em levá-lo para um profissional a cada seis meses para uma limpeza mais completa.
O Irish Wolfhound precisa de caminhadas diárias e também de espaço para correr, mas é preciso tomar cuidado para não pressioná-los demais: eles podem desenvolver problemas de juntas.

 

Saúde

Devido ao seu tamanho, o Irish Wolfhound possui um período de vida relativamente curto. Quando eles estão saudáveis eles podem viver até os seus 8 anos. Problemas de saúde comuns nessa raça incluem tumores, problemas no coração, displasia coxofemoral, convulsões e problemas oculares. Alguns especialistas em cães recomendam um seguro de vida para cães para os donos de cães dessa raça. Além disso, eles possuem uma tendência a incharem, portanto é importante alimentar o seu Irish Wolfhound com pequenas porções de comida através do dia.


História do Irish Wolfhound

O Irish Wolfhound é um cão que foi criado para ser um caçador de lobos no território irlandês. Apesar de seus ancestrais causarem certa discórdia entre os aficionados sobre a raça, não existem dúvidas que essa é a maior raça de Galgos que existe, chegando a participar do Livro dos Recordes por possuir o maior cão do mundo – posto que compartilha com o Dogue Alemão.

Essa raça de gigantes foi tão eficiente em seu trabalho de caçar e matar lobos que esses animais hoje estão extintos na Irlanda, destino que quase foi compartilhado por seus caçadores. Em 1800 o Irish Wolfhound quase atingiu a extinção, mas a raça conseguiu se recuperar e apesar de não possuir uma grande gama de exemplares, eles estão longe de serem perdidos hoje.




Características do Irish Wolfhound

Cães dessa raça possuem uma pelagem dura e rústica, que combina bastante com seu grande porte. O Irish Wolfhound é extraordinariamente forte, mas apesar disso e de seus instintos de caça, são ótimos cães de companhia, adorando ficar enroscados na frente do fogo da lareira e sendo bastante meigos e pacientes com as crianças.

O Irish Wolfhound possui uma média de vida curta em comparação com outras raças, principalmente por causa de seu tamanho, que pode gerar muitos problemas de saúde para esses cães. Essa raça não se adapta bem a vida na cidade e eles precisam de espaço para poderem correr um pouco e se exercitarem livremente, sem coleiras os prendendo.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas

  • Afghan Hound

    Difícil de acreditar que o penteado Galgo Afegão, ou simplesmente Afghan Hound, um dos...

    Leia Mais
  • Borzoi

    O Borzoi, que aparenta ser um cão muito calmo e preguiçoso, era um caçador de lobos...

    Leia Mais
  • Galgo Espanhol

    O Galgo Espanhol está muito unido à cultura espanhola. Uma prova disso são as infinidades...

    Leia Mais
  • Greyhound

    O Greyhound, também conhecido como Galgo Inglês, é usado principalmente como cão de...

    Leia Mais