Irish Soft Coated Wheaten Terrier - Raças de Cães | CachorroGato

Guia de Raças

Irish Soft Coated Wheaten Terrier

Quero esta raça

Ficha do Irish Soft Coated Wheaten Terrier

Irish Soft Coated Wheaten Terrier

O nome do Irish Soft Coated Wheaten Terrier é muito grande e, para muitos países onde a língua nativa não é o inglês – além de ser um nome muito rebuscado – a maioria nem sabe o que deveria significar. A tradução de seu nome seria a solução para eles e, além disso, algo que define a raça perfeitamente; não é nada mais nada menos que “Terrier Irlandês de Pelo Suave Cor de Trigo”.

 

Origem

Acredita-se que o Irish Soft Coated Wheaten Terrier tenha sua origem no condado montanhoso de Kerry, que fica no sudoeste da Irlanda. É provável que tudo tenha começado com o cruzamento de um dos cães azuis da região (ancestrais do Kerry Blue Terrier) com alguma fêmea cor de trigo, dando origem a essa raça. Em seu país de origem, a Irlanda, o Irish Soft Coated foi uma raça multi utilizada; ele caçava lontras e texugos, se enfiava entre arbustos para pegar a sua presa, cuidava e pastoreava ovelhas, gansos, porcos e vacas, além é claro de guardar a fazenda.

 

Comportamento

Irish Soft Coated Wheaten Terrier é brincalhão, travesso, seguro de si mesmo, territorial e protetor. Ele adora a vida em família e desfruta da companhia das crianças. Esse pode ser um cão teimoso, por isso é conveniente que o trate com firmeza e amabilidade desde filhote. Essa raça é muito inteligente e entenderá rápido o que o dono espera que ele faça. Fogoso, valente e com um bom temperamento, essa raça é nobre e leal com seus donos e sua família. Além de ser um amigo fiel e confiável, ele também é um ótimo cão de defesa, sem ser agressivo demais – qualquer cão que seja agressivo demais ou medroso está fora do padrão oficial da raça.

 

Aspecto

Cães da raça Soft Coated Wheaten Terrier são cães firmes, equilibrados, de dorso reto e peito profundo, moderadamente largo e forte, sem apresentar papadas. O focinho não pode ser mais longo que o crânio e seus olhos são escuros, não muito grandes nem proeminentes, com um formato amendoado. As orelhas são pequenas e ligeiramente dobradas para frente.

Nos países em que isso é permitido, a cauda deles é cortada, do contrário ela deve ser bem colocada, sem poder ser grossa demais, levantada de um jeito alegre, mas nunca acima da sua linha superior. Tanto a cauda natural quanto a cortada são aceitos em seu padrão oficial. Essa raça possui a pelagem suave e sedosa, com uma cor de trigo, que pode ser tosada ou não, sem a presença de sub pelo. Os filhotes podem nascer com a pelagem mais dura e a sua cor pode ser avermelhada, acinzentada ou até mesmo leonada clara, com uma máscara geralmente negra. Essas características vão desaparecendo conforme o cão cresce, até assumir sua pelagem definitiva, que deve ser entre um trigo claro e o vermelho dourado.

Esse é um cão robusto, ativo, compacto e bem constituído, dando uma ideia de força e segurança. Suas extremidades não são muito longas nem muito curtas. Sua cabeça deve ser forte como todo o resto de seu corpo, grande, mas sem ser exagerada e sim proporcional ao seu corpo. O pelo deve ser da mesma cor que o pelo do resto de seu corpo, entre o trigo claro e o vermelho dourado. As orelhas e rosto são as únicas regiões de seu corpo que podem ter sub pelo nessa raça, podendo ter um sombreado escuro na base de suas orelhas. É comum que eles tenham um reflexo de trigo claro em seu rosto, também.

 

Cuidados específicos

Como todo Terrier, o Irish Soft Coated Wheaten Terrier é puro nervos e músculos, por isso precisa fazer exercícios diariamente para gastar todas as suas energias e ficar tranquilo. Essa raça se adapta bem à vida dentro de casa, mas se puder contar com um pequeno jardim ou quintal para se exercitar e brincar não seria ruim.

Também é recomendável que o Wheaten comece sua educação e socialização o mais cedo possível. O dono deve ser firme e tranquilo durante esse processo, mostrando para ele desde o primeiro dia quem é que manda em casa para que o cão não tente dominá-lo.

Além disso, é aconselhável cortar o pelo excessivo da região ao redor dos olhos, orelhas e ânus para evitar infecções. Durante a troca de pelos é necessário escovar a pelagem do seu Irish Soft Coated Wheaten Terrier diariamente, para evitar que se formem nós e o acúmulo de pelo morto.

 

Saúde

O Irish Soft Coated Wheaten Terrier é um animal forte e resistente às doenças e a displasia coxo femoral e a atrofia progressiva de retina tem uma incidência muito limitada neles. A maior preocupação com essa raça são os problemas cardíacos nos exemplares maiores e mais velhos. De resto, as alergias e os problemas de pele são os problemas mais freqüentes que podem atingir essa raça.


História do Irish Soft Coated Wheaten Terrier

Por sua proximidade com outras raças de Terrier irlandeses, a história do Irish Soft Coated Wheaten Terrier é obscurecida e incerta de certa forma. Das quatro raças de Terriers que existem na Irlanda, essa provavelmente é a mais antiga delas; o Wheaten possui aproximadamente duzentos anos, informação deduzida a partir de referências a cães “soft-coated” em textos sobre cães dessa época.

Apesar de ser pouco documentada, existe uma relação entre o Irish Terrier e o Irish Soft Coated Wheaten Terrier, que aparentemente foi obtida a partir de experiências de criação deliberadas, o que indica que os ancestrais do Wheaten eram bem variados e mestiços.

Embora sua origem seja antiga, essa raça só foi reconhecida pelo Irish Kennel Club em 1937. Depois disso a sua popularidade pelo mundo cresceu e hoje em dia é bem conhecida, apesar de seu nome rebuscado para muitas línguas.


Características do Irish Soft Coated Wheaten Terrier

O Irish Soft Coated Wheaten Terrier é um ótimo cão caçador e muito animado, sendo extremamente companheiro e leal aos seus donos. São bons cães de guarda, sendo defensores sem serem agressivos demais.

Essa raça é forte, ativa e bem constituída, com uma pelagem que varia entre o trigo claro e o vermelho dourado, sem sub pelo. Os pelos do Irish Soft Coated Wheaten Terrier são macios e sedosos, os jovens sendo uma exceção tanto na cor quanto na textura da pelagem. A tosa é permitida nessa raça e chega a ser aconselhada na região próxima aos olhos, orelhas e na região genital, para evitar infecções.

É raro que os filhotes nasçam com o pelo da cor adequada dos adultos, mas essa característica é perdida conforme o crescimento e a troca de pelos. Cães adultos com a pelagem que tenha qualquer outro tom de cor que seja fora do permitido ou que não seja uniforme não são permitidos no padrão dessa raça.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas