Griffon de Bruxelas - Saiba mais sobre as Raças de Cães | CachorroGato

Guia de Raças

Griffon de Bruxelas

Quero esta raça

Ficha do Griffon de Bruxelas

Griffon de Bruxelas

A raça Griffon de Bruxelas costuma ser conhecida por sua simpática "cara de macaco".

 

Origem

O Griffon de Bruxelas, o Griffon Belga e o Petit Bragançon têm sua origem em comum. Estas três raças vem de cães pequenos conhecidos por vagarem roubando estábulos europeus.

Na Bélgica, foram altamente valorizados e durante o século XIX, sendo responsáveis por melhorarem a raça nos cruzamentos com cães de raças estrangeiras. Embora os três sejam considerados variedades distintas da mesma raça, a aparência do Bragaçon destoa da aparência das outras duas raças. 

Eles são cães caçadores de ratos, vivem muito bem dentro de casa e são companhia de baixo custo.

 

Comportamento

Este pequeno Griffon é observador, curioso, alerta e brincalhão, por isso se dá            muito bem com crianças, desde que não o tratem como uma boneca. É um cão       inteligente e fácil de treinar, carinhoso, tranquilo e sente um grande apego à sua família. Alguns podem ser barulhentos, mas será devido ao tédio e solidão.

 

Aspecto         

Cães da raça Griffon de Bruxelas são pequenos, têm corpo curto e atarracado e suas cabeças são grandes e redondas com a boca pequena. Têm sobrancelhas grossas e alguns tufos de pelos. Bigode embaixo do nariz e barbas no queixo. Seu pelo é áspero, grosso e cor de areia.

 

Cuidados Específicos

Sendo um cão de pequeno porte, o Griffon de Bruxelasse adapta bem à vida interior, mas necessita passear ao ar livre eventualmente. Além disso, se você não estiver devidamente instruído, pode tornar seu cão muito guloso e propenso a sofrer de excesso de peso.

 

Saúde

É um cão que não tem problemas de saúde específicos. Porém é necessário prestar atenção aos seus olhos grandes e salientes, propensos a lesões.


História do Griffon de Bruxelas

Os cães da raça Griffon de Bruxelas foram originalmente criados no século XIX, na Bélgica, para ajudar cocheiros a manter longe os ratos de seus estábulos. Eles têm sido categorizados juntamente com o Petit Brabançon e o Griffon Belga, por sua origem em comum e pelos três serem cães pequenos.

Alguns especialistas acreditam que o Griffon de Bruxelas, ao longo do tempo, foi cruzado com o Affenpinscger, Ruby Spaniel e com o Pug.

Na Bélgica, foram altamente valorizados e durante o século XIX, sendo utilizados para melhorar a raça nos cruzamentos com cães de raças estrangeiras. 


Características do Griffon de Bruxelas

Se você está procurando um amigo energético, curioso e disposto a segui-lo ao redor da casa e depois pular no seu colo quando você for se deitar, os Griffons de Bruxelas são opções válidas. Eles são companheiros inteligentes e animados, com toneladas de personalidade.

São cães que adoram ser mimados, mas nada que um bom e longo abraço deitados no sofá não resolva. O Griffon de Bruxelas se relaciona facilmente com toda família e outros animais da residência.

Às vezes parecem um pouco distantes, mas isso muda rapidamente, especialmente quando são incluídos em brincadeiras e carinhos familiares. Podem ter momentos de autoritarismo, mas preferem mais se divertir.

Durante o treinamento do Griffon de Bruxelas é necessário muita paciência. Eles podem ser tímidos e seus sentimentos podem facilmente ser machucados.

Como com qualquer animal de estimação, o pequeno Brussels Griffon precisa de muito amor e atenção para se tornar feliz mesmo sendo apenas você e ele em casa. Aliás, se você mora em casa ou apartamento, não se preocupe. Eles são ótimos para pequenos espaços e se divertem até com tapetes, mas uma caminhada ou brincadeiras diárias são importantes para sua saúde física e mental.

Agora, se há crianças pequenas em casa, elas devem ser ensinadas a como brincar com um Griffon de Bruxelas. Esse cão pode ficar muito frágil e sensível quando a brincadeira for mais pesada.

Um cão dessa raça pode viver até 15 anos e os problemas de saúde mais comuns incluem problemas respiratórios, oculares e questões reprodutivas e de parto.

Seus corpos são compactos, com pelos ásperos e lisos. Suas grandes cabeças

arredondadas têm barbas pesadas e ele costuma franzir a testa quando vê um humano. Possuem olhos grandes, escuros e amplamente definidos. Suas orelhas são inseridas altas e suas caudas também são levantadas.

O Griffon de Bruxelas tem uma pelagem grossa e resistente e pode vir em preto, vermelho e um tricolor de vermelho, marrom e preto.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas