Grande Münsterländer: Grosser Münsterländer Vorstehhund | CachorroGato

Guia de Raças

Grande Münsterländer

Grosser Münsterländer Vorstehhund, Großer Müsterlämder

Quero esta raça

Ficha do Grande Münsterländer

Grande Münsterländer

Como os outros cães de caça de pelo longo da Alemanha, a criação do Grande Münsterländer – que também é conhecido como Grosser Münsterländer Vorstehhund – começou no século XIX. 

Origem

De origem alemã, o Grande Münsterländer é um cão de caça que tem origem em um cachorro branco que caçava falcões e outros pássaros na Idade Média. Da mesma forma que o Deutsch-Langhaar e o Pequeno Münsterländer, o Grosser Münsterländer Vorstehhund faz parte da família de cães apontadores de pelo longo da Alemanha, que tiveram a sua criação planejada no começo do século XIX.

Em 1909 a cor preta foi excluída dos padrões utilizados pelo “German Longhair Club”. Com a criação do “Clube de criação do cão de aponte Münsterländer Preto e Branco”, em 1919, o clube passou a ser responsável pela criação desses cães de pelagem bicolor. Incorporando todos os outros cães nativos que possuíam pelos longos, principalmente os vindos da região da baixa Saxonia – o que resultou em um total de 83 cães – o clube começou, em 1922, a planejar a criação do Grande Münsterländer.

Comportamento

Os cães da raça Grande Münsterländer – ou Grosser Münsterländer – são cães bastante dóceis, que devem se mostrar fáceis de serem treinados, principalmente para a caça, sendo extremamente confiáveis para apontar as suas presas, principalmente depois do tiro. Com um temperamento vivaz, mas sem se mostrarem agressivos, esses cães possuem um olhar inteligente e nobre.

São consideradas faltas graves, que eliminam os cães do padrão oficial da raça, se o cão demonstrar medo de estranhos e morder por conta deste medo. Além disso, eles não podem ter medo de tiros ou qualquer tipo de sensibilidade aos disparos. Também não é permitido que os cães demonstrem terem medo de presas vivas. Ele deve ser um cão essencialmente destemido. 

Aspecto

Um cão vigoroso, o Grande Münsterländer é bastante musculoso e de corpo forte. Os seus contornos são bem definidos e no geral ele possui uma aparência nobre. Seu corpo deve possuir o comprimento o mais semelhante possível à altura da cernelha do cão.

Essa raça possui a cabeça alongada, com um stop bem modesto. O seu focinho deve ser longo e forte, desenvolvido de forma adequada para sua função, apresentando a trufa preta. Seus olhos devem ser o mais escuro possível, com pálpebras bem aderidas a eles. Suas orelhas são largas, inseridas razoavelmente no alto de sua cabeça, sempre posicionadas próximas ao crânio, com as pontas arredondadas.

O pescoço dos cães da raça Grande Münsterländer é bastante musculoso e forte, com um porte nobre típico da raça, descendo para seu peito largo e profundo. O seu dorso é reto e curto, descendo para a sua garupa levemente inclinada e longa. No geral, todo o corpo desses cães é bastante musculoso, o que lhe dá uma aparência bastante forte.

A cauda deve ser portada na horizontal ou um pouco acima disso, parecendo ser uma continuação de sua linha superior quando o cão é visto de perfil. A pele desses cães deve ser bem firme, sem apresentar dobras. A pelagem do Grande Münsterländer é lisa, bastante longa e densa, sem se enrolar ou se separar, de forma que não interfira em sua capacidade de caça.

Tanto os machos quanto as fêmeas devem ter a pelagem especialmente longa e densa na parte de trás das patas traseiras e dianteiras, formando franjas nessas áreas, assim como em suas orelhas; o pelo de suas caudas também é bastante longo. Na cabeça desses cães a pelagem se mostra mais curta e lisa que no resto do corpo do cão. Esses cães se apresentam tipicamente na cor branca com manchas pretas pelo corpo.

Cuidados específicos

É importante que os cães da raça Grande Münsterländer sejam escovados, principalmente depois da caça, para evitar que alguma sujeira fique presa em sua pelagem e que se formem nós que possam se prender em arbustos durante as próximas caçadas, além de evitar o acúmulo de pelos mortos.

Saúde

Por ser dono de um porte relativamente grande, o cão da raça Grande Münsterländer pode sofrer com complicações como o da displasia coxofemoral; e em função da sua grande quantidade de pelos, pode acabar desenvolvendo problemas de pele como a dermatite, caso sua pelagem não seja higienizada e escovada de maneira adequada.


História do Grande Münsterländer

Criado no século XIX, após a reunião de vários cães de caça típicos da Alemanha, o Grande Münsterländer, ou Grosser Münsterländer Vorstehhund, começou a ser desenvolvido em 1922, já com o propósito de ser um excelente cão de caça de aves com tiro.

Descendente de cães brancos e bicolores que já eram utilizados na caça de falcões e outras aves na Idade Média, o Grande Münsterländer faz parte do grupo de cães apontadores alemães de pelo longo, junto com o Pequeno Münsterländer e o Deutsch-Langhaar.

 


Características do Grande Münsterländer

Um típico cão de caça de pelo longo, o Grande Münsterländer é um cão dócil e inteligente, muito utilizado em caçadas de aves – principalmente falcões – com tiro na Alemanha.

Com sua pelagem caracteristicamente branca com manchas pretas, os cães da raça Grande Münsterländer possuem um corpo bastante musculoso e uma aparência bastante nobre. Suas orelhas, cauda e patas – tanto as traseiras quanto as dianteiras – possuem uma pelagem mais comprida que a do resto do corpo dos cães, formando franjas que não devem se enroscar nem atrapalhar os cães durante as caçadas.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas