Galgo Espanhol - Guia Completo sobre as Raças de Cães | CachorroGato

Guia de Raças

Galgo Espanhol

Quero esta raça

Ficha do Galgo Espanhol

Galgo Espanhol

O Galgo Espanhol está muito unido à cultura espanhola. Uma prova disso são as infinidades de refrões de músicas que fazem referência a essa raça: “Al galgo viejo, échale liebre y no conejo” (Hey galgo velho, procure lebre e não coelho), “Galgo en repecho, le sobran patas y le falta pecho” (Galgo no rebordo, lhe sobram patas e lhe falta peito) ou “La liebre mucho se avanza, pero más el galgo que la alcanza”(A lebre avança muito, mas o galgo a alcança). Essa raça foi muito exportada para outros países europeus, comp a Irlanda e a Inglaterra, entre os séculos XVI, XVII e XVIII.

 

Origem

Existem várias teorias sobre as origens do Galgo Espanhol, alguns aficionados pela raça acreditam na teoria que afirma que a raça descende de um cão que chegou à Espanha com os romanos, que por sua vez descendiam do Lebrel Egípcio. Por outro lado outros aficionados afirmam que a teoria correta é a de que foram os celtas quem trouxeram o Galgo Espanhol para a Península Ibérica. Seja como for, o fato que todos concordam ser verdadeiro é de que os Galgos Espanhóis têm sua origem distante nos cães dos faraós egípcios.

No começo do século XX a raça foi cruzada com Greyhounds, para que esses cães pudessem ter uma maior velocidade para poderem competir nas corridas de cães (ou canódromos). Além disso, o Galgo Espanhol é conhecido por ser um dos ancestrais do Galgo Inglês, que herdou as semelhanças próprias dos Lebrels. Os cães da raça Galgo Espanhol foram utilizados por muitos séculos como cão de caça e de corridas, e na atualidade eles se tornaram fabulosos cães de companhia, ainda que possuam um temperamento sério e retraído fora dos campos de caça, onde são cheios de vida e energia.

 

Comportamento

Cães da raça Galgo Espanhol são bastante afetuosos, independentes, gentis, inteligentes, mas apesar disso eles são cães que possuem um caráter retraído e sério, além de serem bastante reservados em algumas situações. Para que não se tornem tímidos demais quando chegarem à idade adulta, é conveniente começar a sua socialização com outros cães e pessoas desde bem filhotes. Essa raça sente um grande apego per seus donos e costuma se relacionar bem com outros cães e mascotes da casa.

 

Aspecto

O Galgo Espanhol é um cão de corpo fino e ligeiramente retangular, de peito não muito grande, mas amplo, de costas retas, traseiro bem arqueado e que possui um ventre muito elevado. Essa raça tem a cabeça longa e estreita, com orelhas triangulares e com as pontas arredondadas, inseridas altas, o focinho sendo longo e estreito, em harmonia com sua cabeça.

O Galgo tem o stop bastante suave, além dos membros anteriores finos, retos e paralelos, enquanto os membros posteriores são muito potentes e bem musculosos. A cauda, de inserção baixa, é muito longa e fina e seu pescoço é longo, esbelto, forte e flexível. Esses cães possuem uma estrutura óssea bastante compacta e no geral ela deve parecer ser sempre bastante proporcional, seja parado ou em movimento durante provas de caça ou corridas.

Atualmente são conhecidas três variedades de Galgo Espanhol: a variedade que possui o pelo liso, outra variedade possui um pelo longo (essa variedade é quase inexistente e muito rara) e a variedade de pelo duro. A pelagem de qualquer uma dessas variedades pode ser de qualquer cor. Em qualquer uma dessas variações, os seus olhos devem ser pequenos e de formato amendoado, preferencialmente escuros, em um tom avelã, com seu olhar sendo sempre doce, reservado e calmo.

 

Cuidados específicos

Ainda que o meio natural do Galgo Espanhol seja no campo, ele pode se adaptar perfeitamente à vida da cidade, principalmente se ele puder fazer exercícios suficientes, preferencialmente exercícios diários.

Muitos dos Galgos Espanhóis que vivem na cidade são cães que sofreram maus tratos ou que foram abandonados por não servirem para a caça ou para corridas, por isso eles se adequam muito bem para viver sem problemas nas casas onde sejam queridos. Esses sim são cães que não suportam estar fechados dentro de casa o tempo todo e precisam de um quintal em que possam se mover livremente e gastar parte de suas energias.

Para que cães dessa raça estejam sempre em plenas condições físicas e mentais é muito conveniente que façam exercícios e tenham bastante jogos e brincadeiras diariamente com seu dono. Enquanto aos cuidados físicos especificamente, basta mantê-lo limpo com escovações regulares.

Para evitar a torção de estômago no seu Galgo Espanhol, é muito recomendado que a sua comida seja servida em recipientes altos e sempre em pequenas porções durante o dia.

 

Saúde

Cães da raça Galgo Espanhol são muito saudáveis, mas devido ao seu tamanho e constituição óssea eles podem sofrer de displasia coxofemoral, torção de estômago e até mesmo câncer nos ossos é esperado.

 


História do Galgo Espanhol

O Galgo Espanhol possui muitas histórias que divergem quanto à forma que chegaram a Península Ibérica, porém todas essas teorias concordam que os ancestrais dessa raça rápida e viva durante as caçadas a lebres eram os Lebrels dos faraós egípcios.

Durante sua evolução o Galgo Espanhol se desenvolveu em três variedades distintas, uma com o pelo semi longo, outra com o pelo duro e a ultima com o pelo liso.

Essa raça foi levada em grandes quantias para outros países da Europa como Inglaterra e Irlanda, entre os séculos XVI e XVIII, mas até hoje é um cão bastante raro no território francês.

 


Características do Galgo Espanhol

O Galgo Espanhol é um cão geralmente bastante saudável, que foi muito apreciado na caça de lebres e em corridas caninas. Seu temperamento é calmo, sendo um cão muito inteligente, gentil e afetuoso com sua família, porém se não socializar de maneira correta também pode se tornar bastante tímido.

Essa raça é mais acostumada a viver no campo, mas pode se acostumar muito bem com a vida na cidade, principalmente se puder contar com um jardim para queimar parte de sua energia e também com caminhadas longas e brincadeiras com seus donos. O Galgo Espanhol é um cão que pode ser encontrado facilmente em abrigos, sendo abandonados por não se adequarem às necessidades ou vontades de seus donos se não forem tão bons em caçadas ou corridas, aceitando com facilidade a realidade em um novo lar que seja amoroso com eles.

Essa é a raça de Galgos que mais demonstra o seu afeto aos seus donos, talvez por seu historio de abandonos, sendo meigo e gentil com eles, com as crianças e outros mascotes da casa. É imprescindível que eles possam fazer exercícios diários para manterem seu corpo e sua mente saudáveis.

 

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas

  • Afghan Hound

    Difícil de acreditar que o penteado Galgo Afegão, ou simplesmente Afghan Hound, um dos...

    Leia Mais
  • Borzoi

    O Borzoi, que aparenta ser um cão muito calmo e preguiçoso, era um caçador de lobos...

    Leia Mais
  • Greyhound

    O Greyhound, também conhecido como Galgo Inglês, é usado principalmente como cão de...

    Leia Mais
  • Irish Wolfhound

    Os cães da raça Irish Wolfhound podem ter sido caçadores destemidos vários séculos...

    Leia Mais