Foxhound Inglês - Guia Completo sobre Raças de Cães | CachorroGato

Guia de Raças

Foxhound Inglês

Quero esta raça

Ficha do Foxhound Inglês

Foxhound Inglês

O Foxhound Inglês é uma maravilhosa companhia para a vida toda, sendo bastante descontraído e relaxado, mas sempre brilhando quando está ao ar livre. Tenha certeza de que seu cão dessa raça tenha sempre tempo suficiente para correr ao redor e “caçar”, por assim dizer. Esses cães amam explorar o ambiente e receber tarefas para realizar. Se você trabalhar ao ar livre, leve o seu Foxhound Inglês com você e o envolva em um trabalho útil, ele vai adorar isso.

 

Origem

O Foxhound Inglês surgiu há muitos séculos atrás na Inglaterra. Adorados por suas habilidades em farejar as presas e sua determinação, os Foxhounds Ingleses foram criados para serem cães de caça versáteis e seguros. Apesar dessa raça ainda ser utilizada com esse propósito na Inglaterra e na América, o Foxhound Inglês também é considerado um amado cão de companhia doméstico.

Existem registros de épocas anteriores a 1800 que falam sobre o Foxhound Inglês na Inglaterra, onde as linhas de sangue da raça era controladas com extremo cuidado pelos mestres dos Foxhounds. Antigamente existiram mais de 250 matilhas de Foxhounds na Grã Bretanha e durante todos esses anos os mestres dessas matilhas mantiveram cuidadosos registros de cruzamentos entre cães dessa raça. Na América, as entradas mais antigas do Foxhound Inglês no livro de raças data antes de 1890, mas o sangue de algumas matilhas americanas também data bem antes dessa época, também. Em seu primeiro registro no AKC o Foxhound Inglês foi mencionado como o “Auditor”.

A raça só foi aceita pela FCI em 1964 e até hoje a criação do Foxhound Inglês está nas mãos dos Mestres dos Foxhounds, que continuam mantendo registros cuidadosos da raça. Hoje existem mais de 350 matilhas de Foxhounds na Grã Bretanha.

 

Comportamento

Os cães dessa raça formam laços especiais com os membros de sua família, mas eles não são do tipo de cachorro que costuma implorar para ter um pouco de atenção. Eles têm uma atitude muito “executiva”. Os cães da raça Foxhound Inglês também são muito pacientes e gentis – especialmente com as crianças.

Como a maioria das raças de cães do tipo Hound, o Foxhound Inglês é uma raça bastante independente e que muitas vezes pode se mostrar teimosa e cabeça dura.

Uma raça muito versátil, o seu Foxhound Inglês pode ser treinado para caçar em praticamente qualquer terreno de caça possível. No que diz respeito a sua aparência, os cães dessa raça possuem todas as cores boas para um cão do tipo Hound, o que inclui o preto, castanho e branco, ou qualquer combinação dessas três cores. Apesar de ser muito parecido com o seu primo, o Foxhound Americano, o Foxhound Inglês é menor e com uma aparência bem mais robusta que ele.

 

Aspecto

Cães da raça Foxhound Inglês possuem um contorno de tamanho médio, bem balanceado e bastante atlético. Os cães dessa raça são cobertos com uma pelagem curta e densa que normalmente é tricolor (branco, preto e castanho) e bicolor (branco e castanho), bastante curta e densa, que é resistente ás intempéries do tempo que possa enfrentar durante as horas de caça.

A cabeça desses cães é bem larga e plana, de stop ligeiramente marcado. O seu focinho é comprido e meio quadrado e seus olhos têm um tamanho mediano, de cor avelã ou castanho. Suas orelhas são inseridas altas, portadas rentes à cabeça, com o couro de suas orelhas pendentes ao lado da cabeça. O seu pescoço é bem desenvolvido e longo, mas sem parecer grosseiro, descendo para um peito profundo, com costelas bem arqueadas. As suas pernas são fortes e os pés arredondados. Além disso, eles possuem a cauda inserida bem alta, cônica e normalmente carregada para cima de um jeito bastante alegra, não podendo nunca estar enrolada sobre o dorso do cão. No geral o Foxhound Inglês parece um cão bastante alerta, esportivo e vigoroso.

 

Cuidados específicos

Cuidar da aparência do Foxhound Inglês é particularmente fácil – apenas algumas escovações e banhos ocasionais já são suficientes para ele. Essa raça não é a melhor escolha para se ter se você morar em um apartamento; eles precisam de um quintal cercado, ar fresco e uma oportunidade de vez em quando de correr livremente em alguma área protegida. Se você for um corredor ou explorador, leve o seu Foxhound Inglês com você, ele será um companheiro energético e bastante aventureiro.

Originalmente essa raça foi criada com o propósito de correrem longas distâncias em matilhas, portanto esses cães precisam de uma boa dose de exercícios diários. Para esses cães também é muito importante que eles sejam treinados, por seus fortes instintos de trabalhar em matilhas. A pelagem curta, densa, dura e brilhante desses cães requer uma manutenção mínima da parte de seus donos.

 

Saúde

O Foxhound Inglês pode viver por até 10 anos com relativamente poucos problemas de saúde de origem genética.

 


História do Foxhound Inglês

Uma das raças inglesas mais antigas, o Foxhound Inglês é um cão de caça que foi criado para trabalhar em matilhas e que até hoje exerce seu trabalho. Ao todo na Grã Bretanha existem cerca de 350 matilhas desses cães trabalhando com caça.

Desde antes de 1800 o cruzamento meticuloso entre os cães Foxhounds Inglês são controlados e detalhados pelos Mestres de Foxhounds, o que possibilita que os donos de cães dessa raça tracem com facilidade o seu pedigree até essa época.

Apesar disso, a raça só foi reconhecida pela FCI em 1964 e mesmo que sejam muito parecidos fisicamente com os seus primos, o Foxhound Americano, os ingleses são menores e bem mais robustos que os americanos.




Características do Foxhound Inglês

O Foxhound Inglês é um cão que possui habilidades naturais para a caça, conseguindo trabalhar muito bem em matilhas. Esses cães são muito vigorosos e resistentes, além de bastante amigáveis e não serem agressivos.

Além disso, o Foxhound Inglês se mostra um cão muito paciente com crianças e outros animais que vivam com a sua família, com quem eles possuem uma ligação especialmente forte, mesmo que não demonstrem isso pedindo carinho o tempo todo como outras raças de cães podem fazer.

Esses cães podem ser bastante teimosos e insubordinados, por isso é bom que possuam um treinamento adequado desde filhotes para obedecerem sempre aos seus donos e suas ordens. Eles também são bastante independentes e focados em seu trabalho.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas