Fox Terrier Pelo Duro - Saiba mais sobre Raças de Cães | CachorroGato

Guia de Raças

Fox Terrier Pelo Duro 

Quero esta raça

Ficha do Fox Terrier Pelo Duro 

Fox Terrier Pelo Duro 

A palavra Terrier é proveniente do vocábulo latino terra, denominação que descreve perfeitamente a função que esses cães devem exercer. Os cães do tipo Terrier são criados para se enfiarem em tocas e capturarem pequenos e grandes animais que podem ser considerados pragas para os seus donos. Como um bom Terrier, o Fox Terrier Pelo Duro é um cão extremamente energético, além de também ser muito curioso e inteligente.

 

Origem

O Fox Terrier é uma das raças mais antigas que se tem conhecimento. Sabe-se com certeza que no século XVI essa raça já estava implantada na Grã Bretanha e foi apenas no final do século XVII que o padrão do Fox Terrier Pelo Duro foi implantado (padrão que foi compartilhado com o Fox Terrier Pelo Liso até o começo do século XX).

Essa raça foi criada para fazer com que as raposas saíssem de suas tocas uma vez que os Hounds as perseguiram até lá. Por quase um século essas duas variedades de Fox Terrier foram classificadas como uma única raça, mas apesar disso eles tiveram origens diferentes: o Fox Terrier Pelo Liso é descendente dos Terriers de trabalho de Wales e de Durham, enquanto o de pelo duro, que foi criado para terrenos mais irregulares, possui sangue de Beagles e até mesmo da família dos Greyhound. O padrão oficial que separava as duas raças foi estabelecido em 1984.

 

Comportamento

O Fox Terrier Pelo Duro é um cão dinâmico, independente, amistoso e extrovertido. Como um bom cão caçador ele sempre estará alerta para qualquer possibilidade de provocação. Esse é um cão muito seguro de si mesmo e quando está caçando ele é indiferente à dor ou golpes que possa receber. Esse Terrier é um excelente cão de guarda e também é um bom companheiro de brincadeiras para as crianças.

Essa raça é conhecida por ter muita energia e também muita personalidade. Eles amam passar o dia saltando pelo quintal, lutando pelo carpete e explorando a vizinhança. Cheios de amor e espírito, eles formam laços incrivelmente fortes com os membros de sua família. O Fox Terrier Pelo Duro quer estar envolvido em todas as festas de aniversário, noites de filmes e churrascos no quintal. Sua lealdade não conhece limites e seu latido é bastante retumbante, o que garante que ele irá proteger sua família com tudo que tem. As histórias contadas sobre o Fox Terrier estão lotadas de contos sobre resgates e bravura, desde resgatar crianças até rechaçar animais perigosos.

O Fox Terrier Pelo Duro precisa de exercícios e tarefas para se manter equilibrado e com boa saúde. Leve o seu cão para uma caminhada ou corrida com você em qualquer momento do dia. Se você for um explorador, eles são excelentes companhias para suas aventuras; não importa onde você for, eles sempre estarão preocupados com a sua segurança. Traga um Fox Terrier Pelo Duro para casa e o trate bem que você terá um amigo por toda a vida.

 

Aspecto

Os cães dessa raça têm uma aparência elegante e atlética. Seus ossos são compactos e as suas extremidades são fortes e musculosas. Eles possuem o crânio plano e orelhas pequenas em forma de “v”. A sua cauda é longa, forte e dura e em países que isso é permitido ela deve ser amputada. Esse cão tem a pelagem extremamente densa e áspera, com os pelos encaracolados, mas o seu sub pelo é mais suave e curto.

 

Cuidados específicos

O Fox Terrier Pelo Duro precisa fazer exercícios diariamente, senão é possível que ele se torne nervoso e irritável. Ele gosta muito de perseguir ratazanas e toupeiras, o ideal é que eles possam ter um jardim onde possam se distrair. É recomendado que esses cães sejam escovados diariamente.

Por seu temperamento forte, é preciso que seu treinamento seja firme, mas positivo, de preferência começando desde filhote para que se socializem corretamente. Com uma mão estável para lhe mostrar o caminho, o Fox Terrier Pelo Duro pode se relacionar muito bem com outros animais e pessoas novas.

Durões e destemidos, os Fox Terrier Pelo Duro podem acabar confrontando cães maiores que eles e por serem caçadores naturais, eles têm uma tendência de perseguir pássaros e esquilos, portanto é importante sempre manter o seu exemplar em uma coleira para sua proteção e, se for possível, permitir que ocasionalmente que eles corram livres em um ambiente controlado.

No geral essa é uma raça bastante fácil de ser cuidada, só precisando de escovações ocasionais. Eles devem ser tosados por profissionais varias vezes durante o ano, mas apesar disso eles não costumam soltar pelos.

 

Saúde

Como a maioria dos cães do tipo Terrier, o Fox Terrier Pelo Duro é muito resistente a doenças. Apesar disso ele não é um cão de aço e deve ser lembrado que essa raça é predisposta a ter luxação no cristalino, uma doença que pode causar o descolamento de retina nesses cães.


História do Fox Terrier Pelo Duro 

Tanto o Fox Terrier Pelo Liso quanto o Fox Terrier Pelo Duro se encontram entre as raças de Terrier mais charmosas e antigas. Esse cão travesso, ativo, valente e divertido já era amplamente conhecido na Grã Bretanha no século XVI. Antigamente esse era um cão de trabalho que corria ao lado de cavalos e Hounds quando perseguiam raposas e outros animais. Apesar de terem se tornado cães de companhia com o passar do tempo, os seus instintos não desapareceram; mas mesmo assim eles são muito felizes em serem companheiros para toda a família e terem um sofá confortável como cama.

Talvez o Fox Terrier Pelo Duro não seja o cão ideal para todos devido a sua forma de vida muito ativa, mas se você deseja um cão que é amistoso e valente, que se encaixa na vida urbana ou no campo, essa raça pode ser ideal para você.

Um velho ditado diz que “os cães podem ir e vir, mas o Fox Terrier permanece para sempre”. É certo que uma vez que abrir seu coração para um Fox Terrier, seja ele Pelo Duro ou Pelo Liso, você acabará sendo fiel à essa raça durante toda sua vida.

 


Características do Fox Terrier Pelo Duro 

O Fox Terrier Pelo Duro é um cão vital e elegante. Essa raça é alegre, inteligente, valente e totalmente Terrier. Ele sempre está pronto e animado, possui sempre um otimismo muito grande e uma bravura incontestável.

Esse é um cão charmoso, desejável como companheiro e muito útil. Além disso, o Fox Terrier Pelo Duro é um cão de um bom tamanho e fácil de ter em um apartamento na cidade, desde que seu dono seja tão interessado em uma vida ativa quanto ele.

Uma característica comum para todas as raças de cães Terrier é o seu desejo de trabalhar com grande entusiasmo e valentia e isso não é exceção no Fox Terrier; não importa há quantas gerações eles estejam sendo criados como mascotes, o propósito pelo qual a raça foi criada continua vivo nesses cães.

O Fox Terrier Pelo Duro é basicamente um cão sensato, que não ficará em pé no jardim latindo durante horas como pode acontecer com outras raças, ele só irão latir quando escutarem algum ruído e acharem pertinente alertar seus donos e como todos os outros Terriers eles costumam escavar o quintal quando se aborrecem.

 

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas