Dogue Alemão (Dinamarquês) - Guia sobre Raças de Cães | CachorroGato

Guia de Raças

Dogue Alemão

dinamarquês

Quero esta raça

Ficha do Dogue Alemão

Dogue Alemão

O Dogue Alemão, por mais difícil que possa ser de se acreditar, é a raça do cão Scooby-Doo, o cão mais covarde dos desenhos animados. A raça é conhecida por manter a calma e imponência nas situações mais adversas. O cão é conhecido como o Apolo dos cães, uma raça atlética e forte.

Origem

O Dogue alemão descende de cães de grande porte que chegaram até a Europa através das mãos de um povo conhecido como os Alanos, que foram para o continente após serem expulsos de seu território pelos Hunos. O cruzamento do cão Alano com uma espécie de Mastim conhecido como Bullenbeiser e com outro conhecido como Galgo deu origem ao Dogue Alemão.

Comportamento

Apesar de sua estrutura imponente, a raça é doce, calma, prudente e inteligente. O Dogue Alemão se mostra um tanto agitado com estranhos e é capaz de reagir para defender seus donos ao menor sinal de ameaça. É um cão que aprende rápido e é muito doce, mas também são necessárias boas doses de firmeza e paciência. Em geral apresenta-se bem calmo na presença de crianças.

Aspecto

Musculoso e elegante, a raça apresenta um pescoço largo, arqueado e sem papo. Em alguns países cortam-se as orelhas, mas naturalmente apresentam aspecto triangular e pontudo. A cauda inicia-se larga e se estreita conforme se aproxima da ponta. A sua pelagem apresenta grande variedade de colorações e é sempre curta.

Cuidados Específicos

?Para que o cão tenha um bom desenvolvimento, é fundamental que obtenha muito espaço para correr e se exercitar todos os dias, além de seu dono o acompanhar em longos passeios ao ar livre. É importante que tenha um lugar seguro para que se divirta sem a coleira, pois sua natureza atlética o pode deixar um tanto agressivo caso seja mantido aprisionado.

Saúde

Assim como todos os cães de grande porte, o Dogue Alemão pode sofrer constantemente de torções estomacais.


História do Dogue Alemão

A raça nem sempre foi o “bobão amável” que geralmente representamos na atualidade. Sua origem é de caça e luta, um cão bastante agressivo, temido por seu temperamento combativo e protetor. Devido a cuidados especiais de seus criadores, a raça transformou-se em um cão mais adequado para o trabalho e proteção familiar.

A história sugere que há mais de 2000 anos já houveram cães de aparência muito próxima ao Dogue Alemão atual. Acredita-se que tais cães encontravam-se em posse dos assírios. Sua função principal era a caça de animais grandes, como o javali, por exemplo. As exímias habilidades e agressividade desses ancestrais do Dogue Alemão os permitiam não só capturar, como também matar a caça sozinhos.

Apesar de sua origem campestre, utilizado por camponeses para a caça, o Dogue Alemão era um cão valioso, muito apreciado pela aristocracia europeia. Outras fontes históricas sugerem que a origem do Dogue Alemão não é asiática, e sim europeia, provindo de algumas espécies de Mastim. Assim como inúmeras outras raças, a origem deste cão não está suficientemente bem documentada com arquivos absolutamente fiéis.


Características do Dogue Alemão

Escolher a raça de cão adequada para você é uma responsabilidade muito maior do que parece. Deve-se levar em consideração muitos dados, como por exemplo disposição financeira para a manutenção do animal, espaço adequado para manter sua saúde física e mental, tempo para adestrar o cão, etc.

Caso o cão de sua escolha seja o Dogue Alemão e saiba que está em condições de cuidar adequadamente da raça, ele demonstrará por si só que foi a escolha certa e não o desapontará. Não é apenas forte, atlético e um excelente defensor da família, mas é também um doce companheiro para adultos e crianças. Uma vez com o cão, acabou de ganhar um fiel companheiro para toda a vida. É um animal de fácil adaptação a novos locais e estabelece vínculos afetivos com toda a família com muita facilidade. É importante para o Dogue Alemão que receba atenção e admiração de seus donos, pois se encanta com facilidade pelas pessoas.

A imponência e o valor da raça são reconhecidos pelo mundo afora. Todos tem algum familiar ou conhecido que possui esta raça dentro de casa. Apesar do tamanho avantajado, não falha em encantar as pessoas. Por motivos desconhecidos, o Dogue Alemão parece ter dentro de si algo inato que o faz admirar as pessoas. Instantaneamente, ao notar-se que um cão de tal imponência pode ser carinhoso, defensor e não agressivo, torna-se um animal memorável para os donos ou visitantes.

Em regra geral, quem escolhe por uma vez possuir um Dogue Alemão se encanta pela raça por toda a vida e continua a criação do mesmo tipo de cão. Raramente ouve-se falar que um dono de Dogue Alemão desistiu da raça e o mais provável é que, num eventual falecimento de seu animal de estimação, procure outro da mesma raça.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas