Dachshund Teckel, Basset, Salsichinha ou Cofap? Saiba | CachorroGato

Guia de Raças

Dachshund Teckel - Pelo Curto

Dachshund, Teckel, Basset, Salsichinha, Cofap

Quero esta raça

Ficha do Dachshund Teckel - Pelo Curto

Dachshund Teckel - Pelo Curto

Origem

Na Idade Média, os caçadores observaram as vantagens do cão Basset para entrar em tocas mais estreitas. Aparentemente, o Dachshund Tekel de Pelo Curto originou-se desta raça a partir do século XIV. Entre os alemães, encontraram-se algumas raças de cães que poderiam ter sido cruzadas com o Dachshund velho para se formar como nós o conhecemos. Na Alemanha, foi usado como caçador e quando ele partiu para a Grã-Bretanha tornou-se um cão para lazer. Em 1873, o Kennel Club reconheceu oficialmente como uma raça.

Comportamento

O Dachshund Teckel de Pelo Curto é equilibrado, com uma personalidade forte. Às vezes, é teimoso e muito obstinado. É um cão muito brincalhão, com iniciativa e bastante extrovertido, mas pode estranhar certas pessoas. A raça convive muito bem com crianças e idosos. Gosta de ser mimado e recompensado e se adapta facilmente a diferentes contextos.

Aparência

Existem três variedades de Dachshund Teckel em relação ao pelo: o pelo curto, do que o pelo longo e o pelo rígido. Dentro destas três variedades, são também três possibilidades de tamanhos: Padrão, o Anão e o Kaninchen. O Dachshund Teckel é um cão alongado, com pernas compactas e curtas em relação ao corpo. Ele tem uma longa cabeça e orelhas inseridas altas que caem para trás. A cauda é longa e é implantada no prolongamento da linha superior.

Cuidados específicos

Alguns Dachshunds tendem a ganhar peso, seja por falta de exercício ou excesso de comida, então exige certa atenção para mantê-lo no peso ideal. Outra recomendação é que este cão seja educado para que saiba desde o início quem é que manda.

Saúde

O Dachshund Teckel de Pelo Curto é um cão muito vigoroso e de grande longevidade, no entanto, devido à sua constituição, a raça costuma sofrer de doença do disco intervertebral. Os problemas oculares também podem ocorrer em alguns exemplares.


História do Dachshund Teckel - Pelo Curto

Descendentes de antigos cães alemães conhecidos como Deutsche Bracken, esses pequenos cães eram chamados de cães, texugos e escavadeiras. Eventualmente, pequenos cães foram cruzados com cães tipo Terrier para dar lugar à Dachshund Teckel que conhecemos atualmente.

As antigas ilustrações e esculturas dos séculos XV, XVI e XVII nos mostram vários tipos cães Dachshund caçando texugos. Uma estátua de um antigo faraó egípcio também mostra um cão tipo Dachshund. Em cada representação mostra-se claramente as características de força, resistência, coragem e entusiasmo deste cão.


Características do Dachshund Teckel - Pelo Curto

Dizermos que você gostaria de ter um Dachshund é como ir a uma loja de doces e dizer que quer um pouco de chocolate, sem especificar o tipo. Existem muitos tipos de chocolate e muitos tipos de Teckel. Você precisa conhecer e decidir que tipo você quer.

O Dachshund Teckel tem muitas variedades. Existem diferentes tamanhos e cores para escolher. Cada um tem suas próprias características e seu grupo de proprietários fiéis.
Basicamente, são cães com um corpo bem alongado e pernas muito curtas. Eles têm estatura pequena, mas com uma grande personalidade, e seu nariz é tão próximo do chão que algumas coisas não podem escapar de sua percepção. Na verdade, sua morfologia é a principal razão para a sua capacidade de caçar. Sua capacidade olfativa foi reconhecida pelos caçadores alemães no século XV.

O Dachshund Teckel é simplesmente o "cão certo" para muitas pessoas. É pequeno no tamanho (até mesmo o maior padrão pesa apenas 7 a 9 kg). É fácil mantê-lo em boa forma e não precisa de longas caminhadas.

Sua personalidade amigável e sociável encanta os corações de todos os que vêm a conhecer melhor a raça. Embora às vezes possa ser muito teimoso, o seu comportamento pode ser modificado facilmente por um bom dono, que saiba mudar de foco rapidamente e chamar a atenção para alguma outra atividade.

Estes cães não apresentam odores e são excepcionalmente limpos. A miniatura atinge a maturidade em torno de 12 meses de idade, enquanto que o padrão não pode ser totalmente maduro até 18 meses. Independentemente do seu tamanho ou variedade, é um cão bastante fácil de manter.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.