Guia de Raças

Cão Lobo Checoslovaco

Quero esta raça

Ficha do Cão Lobo Checoslovaco

Cão Lobo Checoslovaco

O Cão Lobo Checoslovaco é uma raça relativamente nova, que como o seu nome indica, possui uma aparência bastante semelhante à dos seus ancestrais lobos. Os cães dessa raça são altos, fortes, muito ágeis e que herdaram a máscara branca que é típica dos lobos.

 

Origem

Essa é uma raça, que comparada com as outras raças da região, é relativamente nova. Durante os anos 50 – mais precisamente em 1958 – na Checoslováquia, foram realizados vários cruzamentos entre cães do tipo Pastor Alemão e lobos, experimentos que no final acabaram gerando essa nova raça. Em 1982 o Cão Lobo Checoslovaco foi reconhecido em seu país de origem como uma nova raça e sete anos depois foi aprovado pela FCI.

Mais do que criar uma nova raça de cachorro, os experimentos desenvolvidos na Checoslováquia foram feitos para provar que os genes de cães e lobos eram compatíveis e que poderiam ser combinados para criar uma nova espécie saudável.

Hoje em dia o Cão Lobo Checoslovaco não é mais utilizado como o cão militar de bandos pelo qual já foi famoso e agora ele pode ser encontrado em casas como cão de companhia e também como cão de guarda.

 

Comportamento

Os cães dessa raça são muito valentes, brincalhões, ativos e extremamente inteligentes. O Cão Lobo Checoslovaco tem um temperamento bastante forte, mas com uma educação firme ele irá assimilar as ordens de seus donos com rapidez. Os cães dessa raça são fiéis e dóceis com seus donos, mas também são muito distantes e desconfiados com estranhos. Eles respeitam as crianças e filhotes, permitindo que eles façam consigo coisas que não tolerariam de forma nenhuma de um adulto. O Cão Lobo Checoslovaco aprende facilmente a conviver com outros animais domésticos se for ensinado para isso desde pequeno.

Como qualquer outro cão lobo, a personalidade do Cão Lobo Checoslovaco é uma mistura das personalidades dos cães e dos lobos. Essa raça tende a ser de certa forma um pouco tímida, a não ser quando estão por perto de seus donos, além de se mostrarem nervosos em situações novas. Essa raça é mais parecida com um lobo do que com um cão, podendo se dizer que eles são lobos que não têm medo do homem, raramente demonstrando ter a conexão com os humanos que as outras raças de cães apresentam, a única exceção disso sendo seu dono e em alguns casos sua família. Se você quer um cão quieto, mas que ainda assim é vivaz, majestoso, destemido e leal, essa talvez seja a sua raça.

 

Aspecto

Os cães dessa raça são cães bastante robustos, com uma constituição forte e uma estrutura retangular. Ele possui, no geral, a constituição física de um lobo, herdando o seu modo de se mover, pelagem, cores e até mesmo a sua máscara característica. A cabeça do Cão Lobo Checoslovaco tem forma de cunha e suas orelhas são pequenas, triangulares e erguidas. Sua cauda é implantada alta e quando está em repouso é portada reta e pendente, quando está alerta ela fica levantada em forma de foice. A sua pelagem é reta e bem junta ao corpo, com um sub pelo bastante denso. A cor dele pode variar entre o cinza amarelado ao cinza prateado, sempre acompanhando a sua máscara branca. Suas pernas são longas, dando bastante agilidade e graciosidade ao seu corpo. Seus olhos são de uma cor âmbar, o peito liso, cintura definida, características que ele também herdou de seus ancestrais lobos.

 

Cuidados específicos

O Cão Lobo Checoslovaco não foi uma raça criada para viver dentro de casa ou de apartamentos, eles precisam de espaço para viver e também de bastantes exercícios diários. Se estiver solto pelo quintal é preciso vigiar para que ele não escape, já que os exemplares dessa raça podem escalar muros de até dois metros de altura, mas apesar disso também não é conveniente deixá-los presos em árvores, pois podem acabar se machucando enquanto tentam se soltar.

Por ser uma raça tão inteligente, esses cães podem acabar se cansando e se entediando quando os exercícios proporcionados para eles são longos demais e repetitivos. O seu dono deve sempre ter em mãos um amplo repertório de atividades para oferecer para eles. Também é importante frisar que se eles não tiverem exercícios suficientes podem ser tornar inquietos, começando a andar para frente e para trás dentro de casa.

Para que os cães da raça Cão Lobo Checoslovaco cresçam de maneira equilibrada, esses cães precisam de uma matilha – ou seja, a sua família – por isso não é recomendável que eles sejam deixados sozinhos por períodos de tempo muito grandes.

Por ser tão próximo dos lobos, essa raça é extremamente rápida  ágil, então é importante que seja cuidadoso com eles perto de possíveis presas, incluindo outros cães. Apesar de no geral eles não atacarem outros cães a não ser que sejam provocados, é importante sempre estar alerta aos sinais corporais de seu cão.

Além disso, o Cão Lobo Checoslovaco não precisa de escovações regulares, a não ser nas épocas de muda que ocorrem duas vezes ao ano, quando você pode esperar pequenos tufos de pelos pela casa mesmo com a escovação mais diligente.

 

Saúde

O Cão Lobo Checoslovaco é um cão com uma saúde muito boa, mas apesar disso por seu tamanho ele é propenso a ter displasia coxofemoral.

História do Cão Lobo Checoslovaco

Para comprovar o alto grau de parentesco entre os cães e os lobos, durante a década de 50 na Checoslováquia foram feitos experimentos biológicos com vários cruzamentos teste entre cães da raça Pastor Alemão e lobos.

O resultado desses experimentos foi uma nova raça de cão, que possuía todas as características físicas e temperamentais de um lobo, mas com o grande diferencial de não possuírem medo do homem, assim como os cães. Após provar que essa nova raça era saudável e que podia se reproduzir naturalmente sem maiores problemas, ela foi batizada como Cão Lobo Checoslovaco, um cão que é tão útil quanto um lobo e tão agradável quanto um cão.



Características do Cão Lobo Checoslovaco

O Cão Lobo Checoslovaco é em grande maioria mais parecido com os lobos do que com qualquer outra raça de cão, tanto fisicamente quanto em seu comportamento. Essa raça é conhecida por não ser do tipo que fica no sofá trocando carinhos com seus donos, além de precisar de bastantes atividades ao ar livre.

O seu Cão Lobo Checoslovaco será um cão que apesar de ser bastante afetuoso com o dono e a família, sendo especialmente paciente com as crianças e filhotes, será também bastante desconfiado e arisco com estranhos, não gostando de situações novas em sua rotina, principalmente se não estiverem acompanhados do dono.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas