Cão de Crista Chinês - Guia Completo das Raças de Cães | CachorroGato

Guia de Raças

Cão de Crista Chinês

Quero esta raça

Ficha do Cão de Crista Chinês

Cão de Crista Chinês

O Cão de Crista Chinês, também conhecido como Chinese Crested Dog, é conhecido por sua falta de pelo em quase todo o corpo.

 

Origem

A origem dessa raça é bastante incerta. Especula-se que o Cão de Crista Chinês tenha origem nas Filipinas, de onde chegou, via Indochina, até a corte dos imperadores manchu da China. Outros acreditam que esse cão chegou ao México desde a China a bordo de barcos que transportavam especiarias e descarregavam nos portos de Acapulco e Mazatlán.

 

Comportamento

Essa raça é alegre, cheia de energia e muito ativa. Tem um caráter afável, terno, brincalhão, mas receoso com desconhecidos. Adoram estar com a família e toleram as crianças, sempre, desde que estas os respeitem e sejam educadas com eles. Apesar de ser amável e aberto, às vezes podem se mostrar um pouco independentes.

 

Aspecto

De pele suave, esse é um cão pequeno, de cabeça triangular e olhos amendoados. Tem orelhas grandes e erguidas. Dentro dessa raça são aceitas duas variedades: sem pelo e de pelo longo (Powderpuff). A primeira delas não é que não tenha pelo, mas só tem algumas mechas longas de pelos finos na crista, na parte de baixo das patas e na cauda. Esse pelo é sedoso e suave. A variedade Powderpuff tem todo o corpo coberto por um pelo longo e fino e todas as cores são aceitas.

 

Cuidados específicos

É conveniente vigiar que, no verão, eles não tomem muito sol, já que uma exposição prolongada pode queimar sua pele. É aconselhável que seja protegido com protetor solar. Também é recomendado que este cão tome banho uma vez por semana e depois disso, aplicar hidratante para crianças para evitar que a pele sofra agressões.

 

Saúde

Apesar de seu aspecto frágil, essa raça é forte e resistente, ainda que tenha tendência a sofrer problemas dermatológicos e na sua dentição (falta de molares e pré-molares). De resto, essa raça está exposta as mesmas doenças comuns das outras raças Toy (luxação da rótula, glaucoma, descolamento de retina, catarata, atrofia progressiva de retina).


História do Cão de Crista Chinês

Acredita-se que o Cão de Crista Chinês evoluiu do African Hairless, uma pequena raça prezada por navegadores e mercadores milhares de anos atrás. Os chineses cruzaram esses cães para torná-los menores e eles continuaram o comércio deles na América Central, América do Sul e África.

Ainda é motivo de debates se a raça do Cão de Crista Chinês realmente é uma evolução daqueles cães ou não. De qualquer forma, esses energéticos pequenos amigos são companheiros queridos nos Estados Unidos há mais de 100 anos.


Características do Cão de Crista Chinês

Perfeitos para apartamentos, os Cães de Crista Chineses são educados, limpos e relativamente quietos. Eles não requerem muito no quesito exercício e espaço. Apesar de não serem os melhores cães de guarda, eles vão latir se sentirem algum perigo. Eles também possuem um distinto e cativante uivo, que eles liberam quando estão brincando ou se divertindo.

Essa raça se torna muito ligada aos seus donos. Eles amam bastante atenção, carinho e contato. Não importa se estiver cozinhando, limpando, lendo ou tomando banho, seu Cão de Crista Chinês estará logo ali.

Intensamente curiosos e vivazes, eles também adoram brincar no carpete, aprender novos truques e explorar a vizinhança. Eles também se dão especialmente bem com crianças.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas