Braco Alemão Pelo Duro ou Deutsch Drahthaar? Saiba mais | CachorroGato

Guia de Raças

Braco Alemão Pelo Duro

Deutsch Drahthaar

Quero esta raça

Ficha do Braco Alemão Pelo Duro

Braco Alemão Pelo Duro

O Braco Alemão Pelo Duro é utilizado quase exclusivamente para a casa. Se destaca como cão de exposição e como caçador de aves aquáticas. Suas melhores qualidades são a tenacidade, a resistência e o ardor.

Origem

O Braco Alemão Pelo Duro é um cachorro criado no final do século 19. Buscava-se um cão de exposições que fosse forte, eficaz e que tivesse pelo alambrado. Para isso cruzaram o Braco Alemão Pelo Curto com algumas raças de pelo áspero, como o Pudelpointer e o Deutsch Stichelhaar. O resultado foi um cão resistente às mudanças climáticas e com aptidão para qualquer tipo de prática.

Comportamento

O Deutsch Drahthaar é inteligente, perseverante, valente, tenaz, curioso e se mostra alerta ao que acontece ao seu redor. É afetuoso e leal com seu dono e delicado e brincalhão com as crianças. Prefere uma vida no campo do que a agitação da cidade. Pode ser um pouco ladrador.

Aspecto

O Braco Alemão Pelo Duro tem um corpo harmonioso e sólido. Seu focinho é largo e forte. Tem sobrancelhas, um bigode e uma barba bastante densos, o que lhe dá uma expressão serena. As orelhas são largas e caídas. Tem um pelo duro (de arame), denso e firme e sua pelagem pode ser parda salpicada (com ou sem placas), negro salpicado (com ou sem placas), pardo com ou sem marca branca no peito ou marrom mais claro.

Cuidados Específicos

O Deutsch Drahthaar é um cão muito ativo e precisa fazer bastante exercícios diariamente, do contrário pode se tornar um cão inquieto e obeso. É recomendado proporcionar grandes sessões de brincadeiras que possam descarregar toda sua energia.
Também é aconselhado escovar o pelo duas vezes por semana e cuidar para que os olhos sempre estejam limpos, para evitar infecções no futuro.

Saúde

O Braco Alemão pelo Duro é um cão bastante resistente e fácil de cuidar, apesar de existirem alguns casos conhecidos de displasia do quadril, câncer de pele e doença de Von Willebrand. Também pode ter problemas oculares e infecções de ouvido.


História do Braco Alemão Pelo Duro

Criados a partir de vários cães de caça, incluindo o Foxhound Inglês em meados do século 19, o Deutsch Drahthaar combina todas as qualidades que um Caçador Alemão poderia querer: aponta, recupera e rastreamento tanto na terra quanto na água.

Com um olfato afiado, uma inteligência confiável e a personalidade extrovertida, o Braco Alemão Pelo Curto são os cães ideais para homens que praticam esportes casualmente e que também queiram um companheiro orientado para a família.

Eventualmente os criadores alemães adicionaram o Pointer à mistura que criou a raça, adicionando uma nova característica, uma forma bonita e elegante.


Características do Braco Alemão Pelo Duro

Deutsch Drahthaar é ideal para você?

Por serem cachorros com muita energia, eles são ótimos companheiros para caminhadas ou corridas e podem até mesmo acompanhar uma bicicleta. Não esqueça de sempre levá-los presos por uma coleira, uma vez que seus instintos de caça são muito apurados e podem tomar conta.

Da mesma forma, por precisarem de bastante diversão e espaço para correr, o Braco Alemão Pelo Duro talvez não seja a melhor companhia para se ter quando mora em um apartamento. Para se manterem fisicamente e mentalmente sãos, eles precisam de um quintal grande e caminhadas diárias vigorosas.

Mesmo com um campo ou quintal para mantê-los ocupados, eles não devem ser deixados sozinhos por muitas horas, eles são cachorros que se orientam por pessoas e prosperam com o companheirismo. Os envolva em piqueniques familiares, caminhadas e viagens para a praia e eles vão recompensá-lo com montes de diversão bem humorada.

Um cão dessa raça pode viver até 15 anos e doenças comuns incluem displasia do quadril, epilepsia e doenças nos olhos. Eles são muito fáceis de manter, só precisando de escovadas ocasionais em seus pelos e banhos.

É importante lembrar que eles podem comer mais do que deveriam. Para manter seu cão saudável e prevenir o ganho de peso, tenha certeza de que a porção servida equivale ao nível de atividade dele.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas