Braco Alemão Pelo Curto - Tudo sobre as Raças de Cães | CachorroGato

Guia de Raças

Braco Alemão Pelo Curto

Quero esta raça

Ficha do Braco Alemão Pelo Curto

Braco Alemão Pelo Curto

O Braco Alemão Pelo Curto é um cão muito apreciado pelos caçadores. De grande inteligência e com um olfato fora de série, esse corredor incansável realiza seu trabalho de rastreio e recuperação de animais com perfeição, tanto presas a pé quanto voadoras, seja na água ou na terra.

 

Origem

Os ancestrais do Braco Alemão Pelo Curto provêm dos cães que, no século XVI, eram usados pelos alemães para as exposições. Até o século XIX, a caça era apenas um esporte da elite, e os pequenos proprietários rurais, que não podiam manter grandes canis, se encarregaram de desenvolver um cão multivalente. Através do cruzamento de vários cães de mostra e farejadores nasceu o Braco Alemão Pelo Curto, capaz de rastrear, mostrar e capturar a caça tanto na terra quanto na água.

Com sangue de raças de cães de caça muito conhecidos na época, como o Foxhound Inglês e o Old Spanish Pointer, o Braco Alemão Pelo Curto possui todas as qualidades que um caçador alemão poderia querer: mostrar, recuperar e rastrear as suas presas tanto na água quanto na terra. Com o seu olfato apurado, sua inteligência confiável e uma personalidade fácil de lidar, o Braco Alemão Pelo Curto é o cão ideial para esportistas casuais que querem uma companhia que se oriente pela família, também.

Eventualmente, criadores alemães adicionaram o Pointer Inglês à mistura, dando à raça uma forma bela e suave.

 

Comportamento

Essa raça tem cães caracteristicamente sagazes, joviais, inteligentes, observadores e obedientes, ainda que às vezes possam ser um pouco cabeça dura. São fiéis e muito apegados aos seus donos. Adoram brincar com as crianças e são doces, suaves e pacientes com os pequeninos.

Premiado entre os caçadores alemães por sua adaptabilidade para o campo e para o ambiente familiar, o Braco Alemão Pelo Curto possui uma personalidade amável, ativa e agradável. Eles se dão bem com absolutamente todos os membros da família – incluindo crianças e outros animais – são ansiosos para agradar e se propõem a fazer tudo. O Braco Alemão também tem muita vontade de aprender, sendo inteligente e cooperativo o suficiente para conseguir obedecer aos mais complicados comandos. Seu instinto protetor é duro como rocha, fazendo dele um cão de guarda seguro e calmo.

Sendo cães com muita energia, o Braco Alemão Pelo Curto é excelente para acompanhá-lo para caminhadas e corridas. Eles podem até manter o ritmo com uma bicicleta, se quiserem. É sempre bom lembrar de levá-los para sair em um coleira, porque seus instintos de caça são muito fortes e eles podem acabar tentando correr atrás de algum rastro que chame sua atenção.

 

Aspecto

O Braco Alemão Pelo Curto é esbelto, de dorso curto, peito profundo e estrutura óssea sólida. Sua cabeça é longa e grande e tem orelhas grandes também, de inserção alta. O pelo é curto, espesso e áspero ao tato.

Sua estrutura é bela e balanceada, afiada, musculosa e com a pele firme. Sua cabeça é elegante e com um focinho longo, olhos aguçados e amendoados, com as orelhas próximas do rosto. Seu pescoço é longo e elegante, que desce até seu peito profundo, combinando com suas costas fortes e pernas musculosas. Sua cauda é grossa, encaixada erguida e reta. Sua pelagem curta pode ser fígado, marrom ou variar entre padrões de marrom e branco.

No geral, o Braco Alemão Pelo Curto combina elegância e poder.

 

Cuidados específicos

Essa raça é adestrada facilmente, o dono tem que agir com autoridade, mas sem ser muito duro com eles.

É um cão agitado e nervoso demais para viver em apartamentos, não sendo conveniente para ele viver preso. Ele aproveitará muito mais viver em uma casa de campo, onde possa fazer os exercícios que precisa regularmente.

Para se manterem fisicamente e mentalmente saudáveis, eles precisam de quintais grandes e caminhadas diárias vigorosas. Mesmo com um quintal ou campo para mantê-lo ocupado, o Braco Alemão Pelo Curto não deve ser deixado sozinho por muitas horas a fio. Eles são cães orientados por pessoas e necessitam de companhia dos humanos de sua família.

Uma boa solução é envolvê-los nos piqueniques familiares, passeios de finais de semana e viagens para a praia, eles vão recompensá-lo com muita diversão, amor e carinho, principalmente se as crianças estiverem envolvidas nisso.

 

Saúde

O Braco Alemão é um cão bastante resistente, ainda que existam casos de displasia coxo femoral, entrópio, doença de Von Willebrand e trombocitopatía. Ele também pode padecer de problemas oculares e infecções de ouvido.

Eles são muito fáceis de manter, só precisando de escovações e banhos ocasionais. É preciso prestar atenção em sua alimentação, pois eles podem ter problemas de peso por comer demais. O mais aconselhado é servir pequenas porções de comida durante o dia em vez de grandes porções em horários específicos, sem esquecer que eles precisam de exercícios para queimar as energias que adquirem com a comida.


História do Braco Alemão Pelo Curto

A história do Braco Alemão Pelo Curto começa com a caça de aves e os cães utilizados para isso, principalmente em países da região mediterrânea, onde era feita a caça com rede combinada com a caça com falcões, a falcoaria.

Passando pelas grandes cortes européias, como as de Flandres, Espanha e França, finalmente os cães apontadores, dentre eles o Braco Alemão Pelo Curto, alcançaram as cortes alemãs.

Esses cães costumavam apontar as caças, uma característica especial desse tipo de cão, que era muito apreciada no momento da caçada. Combinando essa característica com as novas espingardas de caça, surgidas em 1750, com canos duplos, as aves podiam ser abatidas durante o vôo.

Desde 1897 o Livro de Criação do Branco Alemão Pelo Curto tem sido publicado. O responsável por esse livro foi o Príncipe Albrecht zu Solms­Braunfeld, que escreveu os padrões e características da raça e também um padrão simples para provas de cães de caça.

Por esses padrões e sua versatilidade, é permitido que até cães de idade avançada possam preencher esses requisitos juntos com as atividades de caça.


Características do Braco Alemão Pelo Curto

O Braco Alemão Pelo Curto é um cão com um porte aristocrata e harmonioso, com uma constituição forte, resistente e rápida. Por seu temperamento calmo e amigável, é uma boa companhia para a família nos momentos fora da caçada, se relacionando bem tanto com as crianças quanto com os outros mascotes da casa.

A pele bem justa, os músculos fortes e a postura orgulhosa e suave do Braco Alemão Pelo Curto aumentam seu ar de nobreza, principalmente por não ser um cão que demonstre timidez ou agressividade.

Por terem uma personalidade que tende a querer agradar, esses cães são fáceis de ser adestrados se o dono for firme, já que às vezes eles podem ser obstinados.

Com o treinamento correto podem aprender com considerada facilidade comandos difíceis, principalmente se for proporcionado para o cachorro exercícios suficientes para manter seu corpo e mente saudáveis, já que tendem ao sobrepeso se não se exercitarem regularmente.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas