Boiadeiro de Entlebuch - Raças de Cães Para Pastoreio | CachorroGato

Guia de Raças

Boiadeiro de Entlebuch

Quero esta raça

Ficha do Boiadeiro de Entlebuch

Boiadeiro de Entlebuch

O Boiadeiro de Entlebuch – diferente de algumas outras raças de cães pastores – possui uma personalidade vivaz e extrovertida. Caloroso e afetuoso com os membros de sua família, os cães dessa raça também são muito inteligentes e adaptáveis. Com um treinamento correto e uma boa socialização, esses cães podem se relacionar muito bem com crianças e também com outros animais de estimação.

 

Origem

O Boiadeiro de Entlebuch tem esse nome em homenagem à cidade de Entlebuch, na Suíça. Os cães dessa raça são os menores entre os quatro padrões de cães boiadeiros tricolores da Suíça. Esses cães são descendentes dos Mastiffs de trabalho dos antigos romanos (como alguns aficionados pela raça acreditam) e o Boiadeiro de Entlebuch foi usado durante séculos como cão de pastoreio e também como cão de guarda nas fazendas dos Alpes Suíços.

Os fazendeiros suíços usaram o Boiadeiro de Entlebuch durante toda sua história para mover vacas de pasto nos Alpes Suíços. Sua inteligência aguçada, rapidez e agilidade também fizeram dessa raça bastante útil para o gerenciamento de outros grandes animais, como cavalos e porcos. Entlebuch é um vale no distrito de Lucerna e Berna, na Suíça.

 

Comportamento

Apesar de essa ser uma raça muito protetora com tudo que está ao seu redor, estes cães são cães de guarda bastante contidos, porém incorruptíveis. No geral o Boiadeiro de Entlebuch é um cão cheio de energia, resistente e destemido, que realmente gosta de trabalhar e brincar em espaços abertos. Se você puder dar ao seu Boiadeiro de Entlebuch bastante companhia e um trabalho constante, esse cão tão seguro de si será infinitamente feliz.

Apesar de ser primariamente um cão de pastoreio ele também é bastante hábil para realizar qualquer tipo de tarefa ligada a isso. Os cães dessa raça são excelentes em competições de esportes caninos e são absurdamente entusiasmados, receptivos e alegres, além de parceiros cooperativos em qualquer atividade atlética para cães que seu dono escolher.

Os cães da raça Boiadeiro de Entlebuch são bastante vivazes, persistentes, autoconfiantes e determinados. Essa raça é muito leal, gentil e protetora com a sua família, mas pode ser bastante reservada e desconfiada com estranhos. Entretanto é conveniente mostrar que essa raça também é muito ativa, energética e física, precisando de mais exercícios que o que é comum para cães de seu porte, então não é aconselhável para um dono de primeira viagem ou que não esteja preparado para esse tipo de compromisso. Os cães dessa raça se sentem melhor quando seus donos os dão alguma tarefa para cumprir.

 

Aspecto

O Boiadeiro de Entlebuch é um cão compacto e forte. Ele possui um contorno musculoso e de tamanho mediano, coberto por uma pelagem curta e dura, apesar da aparência acetinada, que normalmente é de uma cor preta e branca, com manchas simétricas de cor ferrugem entre o branco e preto de seu pelo, inclusive em suas sobrancelhas. Esses cães possuem uma cabeça plana e larga, com uma ligeira forma de cunha e o stop pouco marcado. O seu focinho é bastante forte, diminuindo aos poucos, sem ser pontudo. Suas orelhas pendentes, inseridas altas e não muito grandes, com um formato triangular, porém bem arredondadas na ponta. Quando o cão está alerta as suas orelhas se levantam ligeiramente na inserção e ficam viradas para frente. Os olhos dos cães dessa raça são pequenos e arredondados, a cor da íris variando entre o marrom escuro e o avelã. Sua cauda é bem grossa e geralmente é portada na horizontal ou pendurada para baixo, podendo ser curta de nascença ou natural, porém não é permitido no padrão que ela seja cortada.

Essa raça possui sub pelo, que deve ser bastante denso e a sua cor deve variar entre o cinza escuro e o marrom. Além disso, são faltas muito graves no padrão da raça que o cão se mostre medroso ou agressivo, que ele tenha olhos claros ou porcelanizados ou a cauda enrolada. Se o cão não apresentar sub pelo, a sua cor não for basicamente preta ou a pelagem não for tricolor esse cão também será considerado fora do padrão oficial.

 

Cuidados específicos

Por ser uma raça de trabalho bastante antiga, cães da raça Boiadeiro de Entlebuch não são bons cachorros para quem vive em apartamentos. Eles precisam de bastante espaço ao redor para correr e superfícies diferentes para explorar. Até mesmo um grande quintal cercado pode fazer esses cães se sentirem confinados. Não importa onde eles estejam vivendo, os cães dessa raça precisam de longas caminhadas diárias para se manterem em forma fisicamente e mentalmente.

Os cuidados com sua pelagem são simples, apenas algumas escovações e banhos ocasionais.

 

Saúde

O Boiadeiro de Entlebuch pode viver até 12 anos com relativamente poucos problemas genéticos; apesar disso, alguns deles podem sofrer de displasia coxofemoral, catarata e atrofia progressiva de retina.

 


História do Boiadeiro de Entlebuch

Na Suíça existem quatro raças de cães boiadeiros e o Boiadeiro de Entlebuch é a menor dessas quatro raças. Seu nome é uma homenagem ao vale em que surgiu, na região de Lucerne e Berne. Durante muito tempo essa raça não foi diferenciada dos Boiadeiros de Appenzell e o primeiro registro que é exclusivamente do Boiadeiro de Entlebuch data desde 1889.

Apesar de ser conhecido há tanto tempo, o primeiro padrão oficial para o Boiadeiro de Entlebuch só foi escrito em 1927. Apesar de não ser uma raça extremamente conhecida, esses cães possuem seus admiradores e estão com uma marca crescente na sua popularidade como cão de companhia para a família.

 


Características do Boiadeiro de Entlebuch

O Boiadeiro de Entlebuch é um cão de porte médio, porém compacto, caracteristicamente tricolor (preto, branco e ferrugem) como todos os boiadeiros suíços devem ser.

Essa raça é bastante ativa e ágil, sempre com uma expressão alegre e atenta, que combinada com o seu jeito seguro de si e destemido tornam esses cães ótimos cães de guarda e de companhia, além, é claro, de cães de pastoreio e trabalhos relacionados a isso. É importante lembrar que o Boiadeiro de Entlebuch é um cão que precisa de muito exercício e que precisa de donos que sejam bastante ativos e que, se possível, sempre lhes dêem tarefas para cumprir, garantindo que os cães tenham um bom desenvolvimento físico e mental.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas

  • Affenpinscher

    O termo Affenpinscher significa, em alemão, “Pinscher macaco”, nome dado à raça...

    Leia Mais
  • Bernese Mountain Dog

    O Bernese Mountain Dog, também conhecido como Bernois Bouvier ou Boiadeiro Bernês, é um...

    Leia Mais
  • Boxer

    Ao contrário da crença popular, o Boxer não é um cão de combate agressivo; já que,...

    Leia Mais
  • Mastim Espanhol

    O Mastim Espanhol, ou Bretão Espanhol, é a maior raça de origem espanhola; um macho dessa...

    Leia Mais