Bearded Collie (Highland Collie ou Mountain Collie) | CachorroGato

Guia de Raças

Bearded Collie

Highland Collie, Mountain Collie

Quero esta raça

Ficha do Bearded Collie

Bearded Collie

O Bearded Collie foi usado primeiramente como um cão pastor e de gado. Devido a sua alta resistência e lealdade, era o cão ideal para conduzir o gado através de terrenos acidentados. Atualmente, continua a exercer esse trabalho, mas também se tornou um excelente cão de companhia que se destaca, acima de tudo, em torneios de agilidade e obediência.

Origem

Especula-se que o Bearded Collie possa ter suas origens na Europa Central e ser um descendente do Cão Polonês Nizinny. No século XVI, os poloneses mantiveram contatos frequentes com a Escócia e em um de seus intercâmbios sobre Nizinny, a raça foi introduzida na ilha. O cruzamento dos cães pastores com a nova raça nativa foi definido recentemente e é agora conhecido como o Bearded Collie.

Comportamento

O Bearded Collie é um cão muito charmoso e com certeza sabe como usar seu charme muito bem, especialmente quando ele quer ser perdoado por qualquer dano que fez. Ele é carinhoso, calmo, engraçado e inteligente em tudo. Este é um cachorro que sabe ser honesto e é muito sensível quando se trata de aprendizagem, então evite permitir maus hábitos, porque, como ele tem memória muito boa, seria muito difícil para corrigi-los depois. Esta raça não deve ser usada como cão de guarda, por não ser um cão agressivo com estranhos, mas certamente pode ser o cão de companhia ideal, que sempre busca a amizade e o carinho de seu dono.

Aspecto

O Bearded Collie é um cão alto, sólido e fortemente construído. É muito peludo, tem uma boa ossatura e músculos fortes. Suas orelhas são médias e caídas. A cauda é longa, portada para baixo e curvada para cima. A pelagem é plana, dura e forte. A raça tem uma expressão viva e curiosa.

Cuidados específicos

Recomenda-se pentear e escovar o Bearded Collie uma vez ou duas vezes por semana para remover os pelos mortos e evitar a formação de nós. Ama fazer exercícios e é aconselhável que ele possa viver em um jardim. Se ele puder sair para fazer um passeio no campo, provavelmente suas longas orelhas peludas podem acumular sujeira. Depois de um passeio deste tipo, as orelhas precisam ser cuidadosamente examinadas.

Saúde

O Bearded Collie é uma raça sem problemas hereditários. Tal como acontece com todos os cães, especialmente os de pelo longo, é importante mantê-lo limpo para controlar o aparecimento de pulgas.


História do Bearded Collie

O Bearded Collie é o tipo de raça que muitas pessoas acreditam conhecer, simplesmente porque são muito peludos e se parecem com cães mestiços. No entanto, até recentemente, muitas pessoas não conheciam e nem mesmo sabiam o nome da raça, e quando se deparavam com um destes cães muitas vezes confundiam o Bearded Collie com Bobtail.

Apesar de serem muito peludos e terem suas origens como cães de pastoreio, estas raças são realmente muito diferentes em termos tanto físicos quanto comportamentais.

O Bearded Collie tem, de fato, uma longa história durante a qual ofereceu vários aspectos, mas todas foram muito semelhantes aos cães que conhecemos hoje. Técnicas de higiene podem diferenciá-los na aparência da pelagem e resultar em camadas mais longas e muitas vezes mais densas, mas a forma básica e o equilíbrio do primeiro Bearded Collie ainda permanece.

O Bearded Collie teve suas origens na Grã-Bretanha, como um cão de trabalho com ovinos e bovinos (cão boiadeiro). É geralmente aceito que o temperamento deste cão era perfeitamente adequado para o trabalho de conduzir o gado, que muitas vezes exigia a travessia de grandes distâncias, para contornar obstáculos e dirigir com segurança o rebanho de gado através de terrenos bastante acidentados.

Isso teria sua origem na maneira eficiente de trabalho em atividades de condução do gado, e muitas vezes o cão mostrava uma abordagem crua, mas bastante eficaz, agarrando e mordendo os calcanhares e, quando necessário, indo de encontro aos animais para cercá-los e mantê-los ordenados.

Este comportamento é evidente e ainda hoje observado na raça como instintivo e nato. O Bearded Collie pode conviver e trabalhar muito bem junto com outros cães ou com os membros da família, mas mostram muitas vezes seus instintos para trabalho com rebanho, sempre mantendo um olho sobre os animais, o que é característico aos cães da raça, que são sempre muito responsáveis, estão constantemente rondando e verificando o caminho percorrido por seus companheiros.

Várias teorias têm sido propostas sobre as raças originais que deram a origem do Bearded Collie, mas nenhuma delas foi demonstrada, devido à falta de documentação escrita. Estes cães podem ter sido derivados de muitas fontes, incluindo algumas das raças da Europa Oriental. De qualquer forma, é provável que tenha tido entre seus antepassados um número de raças nativas das ilhas britânicas e que não venham apenas de uma determinada raça em particular.

Os primeiros tipos de Bearded Collie eram conhecidos por vários nomes como, por exemplo, Pastor de Uísque e Collie Mou'ed peludo. No sul da Inglaterra também havia cães que foram conhecidos pelo trabalho com a condução do gado, que eram uma espécie de Bearded Collie, conhecidos como Smithfield. Estes cães receberam o nome de Smithfield, por terem sido usados para conduzir o gado para o mercado de Smithfield, em Londres. Os cães Smithfield eram famosos por sua capacidade de encontrar o seu caminho para casa, atravessando sem hesitar nem perder o rastro, fazenda após fazenda em seu caminho. Curiosamente na Tasmânia atualmente ainda existem cães de trabalho que são chamados de Smithfield.

Foram também mencionados outros cães conhecidos como "Cães Latidores" ou "Barking Dogs", que eram uma espécie de cães parecida com o Bearded Collie e possivelmente foram usados pelos celtas na história britânica antiga.

Apesar de todas as referências históricas sobre o tipo de cães Bearded Collie em toda Grã-Bretanha, é geralmente aceito que este cão seja uma raça de origem escocesa, e a Escócia é onde a história começa a ser executada de forma mais moderna e bem documentada.

Embora ainda exista, o Bearded Collie foi uma raça esquecida nos últimos tempos. A necessidade de um cão que conduziria o gado em longas distâncias tornou-se obsoleta com os mais recentes métodos usados hoje para enviar as ovelhas e gado para o mercado.


Características do Bearded Collie

A popularidade do Bearded Collie atualmente tem permitido a maioria das pessoas terem uma ideia da aparência da raça. Graças à sua aparência amigável, pode parecer uma raça bastante atraente para muitas pessoas, mas as aparências às vezes enganam. Portanto, é essencial conhecer bem as características da raça antes de escolher um cão para viver com sua família. Depois de ter feito a sua decisão e ter comprado o seu cachorro, você terá muitos anos pela frente para ser satisfeito ou se arrepender de sua decisão.

Aspectos Físicos

O Bearded Collie é um cão de porte médio, mas muitas vezes aparenta ser maior por sua grande personalidade. Embora possa parecer muito pequeno, quando enrolado debaixo de uma mesa, pode ficar muito grande quando saltar sobre um amigo que esteja justamente usando seu melhor terno.

Os cães machos são muito mais fortes em sua constituição e têm uma pelagem mais volumosa do que as fêmeas. Assim, os machos precisam de muito mais de tudo: mais comida, mais treinamento e muito mais força nos braços de seus mestres, principalmente enquanto os cães ainda são jovens exuberantes.

O movimento de um Bearded Collie é, ou deveria ser, uniforme e totalmente sólido, nivelado, com os passos que têm um longo alcance e um efeito bastante fluido. Este é um recurso muito bonito da raça. A cabeça e a expressão são as características mais originais do Bearded Collie, compostas por um focinho largo e achatado, crânio, do mesmo comprimento e olhos curiosos e expressivos. Outra característica incomum da raça é a pigmentação. De fato, toda a cor do cão está constantemente mudando ao longo do tempo, e isto é um aspecto muito interessante nesta raça.


Personalidade

Embora muito gratificante para muitas famílias, para alguns não seria a raça mais fácil de conviver. O Bearded Collie tem uma personalidade forte e exuberante, mas são cães afetuosos e estão preparados para amar e se entregar em todas às vezes aos seus donos.
É um cão típico e raramente escolhe uma única pessoa como dono, é um cão da família. Este cão precisa de atenção e não é um cão adequado para pessoas que não podem passar muito tempo com eles. Seria injusto deixá-lo sozinho em casa, todos os dias, enquanto você vai trabalhar.

É perfeitamente possível que ele desmantele uma casa inteira, se deixado sem entretenimento por longos períodos de tempo. Esta é uma raça que se adapta a proprietários que sejam enérgicos, gostam de viver na área externa (quintais e jardins), convivem bem com crianças mais velhas (de oito anos ou mais).
A família inteira deve estar comprometida com o cão e precisa dedicar tempo e atenção a ele. O Bearded Collie tem o hábito saltar e pular sobre as pessoas nos momentos mais inoportunos. Embora, se bem treinado, possa suprimir seus saltos, provavelmente o hábito nunca será completamente erradicado.

O Bearded Collie tem uma forte capacidade de latir e, por vezes torna-se bastante excessiva. Tenha isso em mente se você tem vizinhos que amam a paz. Apesar de tudo isso, muitas pessoas adoram esta raça. Este cão é um gratificante companheiro, muito treinável e rápido em aprender obediência básica. O Bearded Collie é um aluno atento, mas pode se cansar facilmente, por isso suas sessões de treinamento devem ser curtas e não muito pesadas.?

O Bearded Collie não é o tipo de cão que deixará você esquecer o seu compromisso de levá-lo passear e o fará persegui-lo até mesmo na chuva, por isso esteja preparado com roupas para todas as condições meteorológicas. Felizmente, a sua pelagem é ideal para todos os tipos de condições climáticas. A pele o isola do calor e também protege o corpo da umidade, que raramente poderão alcançá-lo através do sub-pelo grosso.

Uma vantagem adicional é que a sujeira cai do casaco como lama seca e areia a verter, deixando-nos com um cão bastante limpo e um piso muito sujo. Com toda a sua energia e sua capacidade de saltar, o Collie barbudo tem uma habilidade natural com relação à sua especial agilidade para competição.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas