Airedale Terrier (Waterside Terrier ou Bingley Terrier) | CachorroGato

Guia de Raças

Airedale Terrier

Waterside Terrier, Bingley Terrier

Quero esta raça

Ficha do Airedale Terrier

Airedale Terrier

Ao longo dos anos, o Airedale Terrier foi um cão clandestino e dedicado à caça, mas também usado como pastor, e ultimamente tem sido um bom cão guia. Esta raça foi um dos primeiros cães a serem usados pela Polícia na Grã-Bretanha e Alemanha, servindo, durante a Primeira Guerra Mundial, como guardião e mensageiro.

Origem

O cão Airedale Terrier vem da cruza de um Terrier com um South Yorkshire, na Inglaterra. Caçadores queriam um cão apto para caçar lontras na água e acredita-se que eles tenham tido todos os Terriers Rough revestidos em preto e marrom (Tan) com o Otterhound.

Comportamento

O cão Airedale Terrier é bravo, inteligente e muito obstinado, ousado e sempre útil, por isso é um bom cão de defesa, sempre muito leal e protetor com seus proprietários. É muito barulhento, mas só late por justa causa. Como todos os Terriers, o este é um cão propenso a lutar com seus companheiros, e devem ser educados ainda quando pequenos sem incitar o instinto de luta.

Aspecto

O Airedale Terrier é o maior dos Terriers. Robusto, musculoso e tem um crânio longo e achatado. Seu pelo é liso, duro, reto, grosso, rente ao corpo e seu manto é sempre preto ou cinza, assim como a parte superior do pescoço e da cauda. Todas as outras partes do corpo do Airedale Terrier são cor de fogo. As orelhas são pequenas e dobradas em forma de "V". A cauda do Airedale Terrier é de inserção alta, portada e ereta, mas não curvada sobre o dorso e normalmente amputada com a ponta em linha reta na altura do crânio.

Cuidados específicos

A pelagem do Airedale Terrier precisa de um cuidado regular dependendo do comprimento do seu pelo. Esta raça troca de pelo duas vezes por ano, época quando ele deve estar tosado. É aconselhável que o Airedale Terrier possa se exercitar diariamente.

Saúde

O Airedale Terrier é geralmente um cão muito saudável, mas não deve seguir uma dieta muito rica em proteínas para não favorecer o desenvolvimento de eczema, que costuma aparecer nas costas.


História do Airedale Terrier

O Airedale Terrier originou-se no Vale dos rios Aire e Wharfe, mas a composição genética exata da raça é apenas conjectura, na melhor das hipóteses. Os criadores não poderiam imaginar o enigma que estavam deixando para os futuros fãs desta recém-criada raça.

Os Terriers pequenos vinham sendo usados desde os tempos imemoriais para caçar nos campos e rios dos latifundiários. Coelhos e aves, por acaso, que estivessem fora da vista dos guardas, tornavam-se partes da caça silenciosa dos Terriers. Os Terriers são rápidos e precisos na captura de presas. Foram considerados animais fáceis de cuidar, ficam bem dormindo ao lado da lareira ou no celeiro, foram menos exigentes em termos de alimentação. Os animais eram de boa saúde e, o melhor de tudo, foram extremamente dispostos e trabalhadores, além de manter os ratos sob controle.

Quando as cidades de Leeds, Bradford and Bingley Otley e áreas periféricas começaram a se industrializar no início do século XIX, moleiros e mineiros usaram seus pequenos cães Terriers para o jogo de caça de pequenas presas que estavam localizadas nos rios da região.

Os trabalhadores das fábricas e moinhos embalados pelo modismo de competições consideravam um grande esporte para o fim de semana e então muitas competições eram organizadas de forma a gerarem rivalidade entre os espectadores, que se alinhavam nas margens para assistir e apostar em seus cães favoritos. Dois cães eram lançados simultaneamente e avaliados através de pontos atribuídos com base na velocidade e no desempenho em localizar e caçar os ratos.


Características do Airedale Terrier

O Airedale Terrier é um cão de bom tamanho e grande personalidade. Existem nos dois traços que caminham juntos: a autoconfiança e o desejo de dominar. Ele também é um cão extremamente corajoso, leal, tenaz, curioso, inteligente e vividamente impertinente. Essas características o definem como um cão não adequado para pessoas que sofrem de coração ou para os indecisos.

O cão deve ser persuadido sempre de modo firme, consistente e educado (não forçado), para que ele aceite obedecer às regras. Qualquer pessoa com características semelhantes ou que admirem e possam tolerar seus acentuados traços de personalidade certamente conviverá bem e será um bom dono para o Airedale Terrier.

O Airedale Terrier não é um bom Terrier para entrar em tocas, por ser muito grande para entrar no covil de um ouriço ou um gambá. É ativo e gosta muito de cavar, às vezes, atingindo grandes profundidades, cavando grandes buracos no jardim à procura de presas reais ou imaginárias. Ao contrário de muitos de seus primos Terriers, não é hiperativo e só atinge a maturidade em cerca de três anos, quando se torna um cão mais tranquilo e adequado para viver dentro de casa.

É um parceiro divertido e simpático, mas também muito sensível a gritos ou correções severas. Seu caráter tenaz pode ser confundido com teimosia e, portanto, ser mal gerido. A inteligência deste cão vai deixá-lo facilmente burlar as ordens recebidas, e não é tarefa fácil disciplinar um cão cujos sentimentos você pode machucar. O Airedale Terrier é manipulador e vai ser charmoso e manhoso apenas quando você pegá-lo com a mão na massa e tentar corrigi-lo por mau comportamento.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas