Affenpinscher - Tudo sobre essa Raça de Pequeno Porte | CachorroGato

Guia de Raças

Affenpinscher

Quero esta raça

Ficha do Affenpinscher

Affenpinscher

O termo Affenpinscher significa, em alemão, “Pinscher macaco”, nome dado à raça devido à semelhança de sua cabeça com a cabeça de alguns macacos. Porém, esse termo se aplica mais do que só sua aparência: os Affenpinschers adoram agir feito patetas por toda a casa. Assim como as outras raças de cães de pequeno porte e tamanho Toy, eles são bastante resolutos e vigorosos, com um grande senso de diversão e animação o tempo todo. Quando você entrar em casa, seu Affenpinscher com certeza vai te receber com um brinquedo em sua boca – o que vai ser um convite dele para brincarem de brigar por ele no carpete. Essa raça também tem um ótimo senso de humor e eles adoram fazer as pessoas felizes.

 

Origem

O Affenpinscher (que em alemão significa Terrier macaco ou Pinscher macaco) surgiu na Europa como um cão de fazenda, caçando ratos através de estábulos e acompanhando jogos pelas laterais dos campos. Com o passar do tempo, o Affenpinscher se tornou uma raça menor e se tornaram populares companheiros para se ter em casa; mas apesar disso, eles continuam ajudando a manter ratos invasores e traquinas longe de sua casa.

Essa é uma raça bastante antiga, podendo ser encontradas referências à cães com uma constituição muito semelhante a deles em pinturas de antes do século XVII. Antes de ser registrado pela AKC em 1936, o Affenpinscher ajudou a criar diversas outras raças na Europa, incluindo o Schnauzer miniatura e o Griffon de Bruxelas, mas mesmo com isso a sua popularidade só cresce desde então.

 

Comportamento

Amoroso, leal, bastante afetuoso e um bocado teimoso, o Affenpinscher também é um protetor incansável – mantendo um controle muito rigoroso sobre cada pequeno ruído ou mudança no ambiente doméstico em que vive, sempre atento a tudo que acontece. Além disso, esses cães são bastante obedientes e exuberantes. Essa raça produz excelentes cães de guarda, que são ambos corajosos e barulhentos quando a necessidade disso surge, mas que reservam o barulho apenas para esses momentos. O  Affenpinscher é o tipo de cachorro ideal para apartamentos e casa pequenas, fazendo um ótimo uso dos menores espaços e ajudando no controle de qualquer problema com pequenas pestes ou invasores que possa surgir, como por exemplos ratos, que são alvos dessa raça há muitos séculos, desde os celeiros na Europa.

 

Aspecto

Cães da raça Affenpinscher são pequenos, com um formato quadrado, cobertos com um pelo duro, denso e áspero, além de bastante abundante, que deve ser preferencialmente preto, mas também pode ter nuances castanho escuro e cinza. Sua cabeça é arredondada – coberta com um pelo mais longo e reto, com a face contornada por mechas dele – com um focinho curto, olhos escuros e redondos. Seus lábios e nariz são pretos. Essa raça possui sobrancelhas abundantes       e eriçadas, além de uma barba que combina com elas, sendo bastante imponente.

O Affenpinscher possui suas orelhas inseridas altas e pequenas, podendo ser apontadas para cima ou um pouco caídas, em forma de um “V” invertido quando são mantidas naturais e ás vezes elas são um pouco cortadas para ficarem eretas. O seu pescoço é curto e ereto, que desce para o seu peito, que é ligeiramente chato e amplo. Suas costas são retas, curtas e descem ligeiramente na parte de trás até alcançar a sua cauda, que tem uma inserção alta e usualmente é carregada para o alto, curvada sobre suas costas, mas ela pode ser cortada nos países em que isso é permitido. Os membros desses cães são arredondados e curtos. No geral, cães dessa raça possuem uma aparência pura e desalinhada.

 

Cuidados específicos

O Affenpinscher possui um destemor adorável.  Como muitas outras raças de pequeno porte, eles não têm a menor ideia de como eles são realmente pequenos. Para sua própria segurança, tenha certeza de que eles sempre estejam bem presos com uma coleira quando estiverem em local público, senão eles podem tentar desafiar cães muito maiores que eles. Também é bom lembrar que, por mais que eles se façam parecer robustos, Affenpinschers são cachorrinhos frágeis, portanto devem ser tratados com cuidado e é sempre bom tomar cuidado com onde pisa e senta – eles podem estar bem em baixo de você em um piscar de olhos.

Os cães da raça Affenpinscher devem ser escovados diariamente para manter o seu pelo brilhante e sem nós. Se escolher tosar o seu cão, é importante que isso seja feito por um profissional, já que eles podem ficar inquietos e se moverem durante o processo. Nesse processo o seu pelo não deve ser cortado muito curto.

 

Saúde

Um cão Affenpinscher saudável pode chegar a viver até 12 anos. Essa raça é no geral bastante saudável, mas alguns exemplares podem desenvolver problemas oculares ou problemas respiratórios, como falta de ar, por exemplo. Sua pelagem deve ser escovada várias vezes por semana, preferencialmente diariamente, para evitar que seus pelos fiquem embaraçados.

 


História do Affenpinscher

O Affenpinscher é um pequeno cão de tamanho Toy, com origem na Alemanha. Não se sabe ao certo quando essa raça surgiu, porém é possível encontrar registros dessa raça em pinturas de antes do século XVII.

Apesar de ser muito conhecido por caçar ratos nas fazendas alemãs, o Affenpinscher teve um papel importante como cão de companhia. Essa raça é descendente do Pinscher Alemão de Pelo Duro e também foram utilizados no processo de criação de vários outros cães de pequeno porte pela Europa. A sua primeira aparição em uma exposição canina foi em 1879.


Características do Affenpinscher

O Affenpinscher possui uma aparência única, que é justificada por seu nome – o formato de sua cabeça e a disposição de sua pelagem nela o tornam parecido com alguns tipos de macacos, daí o seu nome na língua de seu país de origem: Pinscher-macaco, em alemão.

Uma raça muito atenta, carinhosa, obediente e leal aos seus donos, o Affenpinscher é um ótimo cão de guarda apesar de ser um cão Toy, além de ser também muito bom para manter a casa ou apartamento livre de pestes. Esse cão possui os pelos duros e um pouco compridos, que devem ser escovados diariamente para evitar que se fique embaraçado. Qualquer cão que possua olhos claros está fora do padrão oficial da raça.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas