Estudo desvenda os mistérios da vida secreta dos felinos | CachorroGato

Estudo desvenda os mistérios da vida secreta dos felinos

Conheça alguns fatos impressionantes e secretos da vida dos bichanos que começam a ser revelados por novos estudos

Quem está familiarizado com o mundo dos gatos sabe que os seus hábitos são muitos, e também secretos. Frequentemente vistos nas ruas, passeando por locais dos mais misteriosos possíveis, os felinos são grandes curiosos, sempre em busca de novas aventuras e descobertas. Mas aonde vão e o que fazem estes bichanos durante as suas andanças?

A vida secreta dos felinos

É justamente isso que uma série de estudos tenta desvendar nos dias de hoje, com o objetivo de traçar um perfil ainda mais detalhado e preciso destes animais, mostrando os seus hábitos mais secretos e misteriosos. Realizada pela BBC Horizon em parceria com a Royal Veterinary College, do Reino Unido, uma recente pesquisa coletou diversas informações sobre os hábitos dos gatos enquanto sozinhos e longe dos seres humanos.

Tendo em mente que, atualmente, os cientistas do ramo têm muito mais informações sobre o comportamento dos gatos selvagens do que sobre os domésticos, foi nestes bichanos que a pesquisa teve foco, buscando identificar os principais hábitos secretos dos pets felinos durante o tempo em que seus donos não estão por perto.

Desta forma, o estudo permitiu a observação de um comportamento mais natural por parte dos animais estudados - fato que levou os pesquisadores à descoberta de informações mais precisas e curiosas sobre o mundo misterioso dos gatos.

Leia Mais: Insuficiência renal e hipertensão são temas de palestras na PET Rio

Contando com um grupo de 50 gatos de Surrey (no Reino Unido) como participantes, o experimento acompanhou a vida destes felinos durante 24 horas por dia em um período de tempo determinado, vigiando o dia-a-dia dos bichanos por meio de coleiras com GPS e câmeras especialmente desenvolvidas para a função – obtendo informações bastante curiosas à respeito da vida secreta dos felinos, conforme você confere a seguir:

Estudo desvenda mistérios da vida dos gatos

  • Os gatos evitam confrontos
    Embora, durante o estudo, algumas brigas ferozes tenham sido notadas, também foi percebida a existência de um sistema bem desenvolvido de sinais e marcações entre os gatos, possibilitando que eles saibam da passagem de um outro felino pelo local por onde perambulam – podendo, desta forma, evitar confrontos diretos.

  • Distâncias bastante longas são percorridas pelos bichanos
    Quando os felinos saem de casa para dar suas voltas, as andanças do animal podem ser bem maiores do que seus proprietários possam imaginar. Os aparelhos de GPS presos ao corpo dos felinos estudados mostraram que os gatos não só percorrem vários quilômetros em seus passeios, como também passam por uma série de lugares perigosos.

  • Os felinos caçam pouco enquanto soltos
    Ao contrário do que muitos possam pensar, caçadas à ratos e outros animais pequeninos são algo bem pouco presente na vida dos gatos que costumam circular nas ruas. Segundo o estudo, isso provavelmente se deve ao fato do condicionamento doméstico que os felinos vêm recebendo ao longo dos anos, e deve continuar desse modo, tirando ainda mais características instintivas e naturais dos bichanos.

  • Os gatos roubam comida de outras casas com frequência
    Mesmo levando em conta a aversão pelo confronto notada durante o estudo – além do fato de que todos os bichanos participantes tinham um lar e estavam bem alimentados – o hábito de roubar comidas das casas da vizinhança segue como algo presente na vida dos gatos. Segundo a pesquisa, na realidade, a entrada dos felinos em outras casas tinha a perambulação e a exploração do novo local como principal objetivo; no entanto, eles não costumavam resistir ao ver comida nestas outras casas, roubando alguns petiscos durante a visita.

  • Diferentes tipos de ronronado são usados na comunicação dos felinos
    No que se refere à comunicação dos bichanos, foi notada a existência de ronronados e miados específicos, emitidos no intuito de passar diferentes emoções. Ao mesmo tempo em que há um ronronado “comum” dos gatos – para demonstrar satisfação e tranquilidade – há, também, alguns mais complexos e um pouco mais raros, que o gato emite com velocidades e intensidades diferentes, para indicar sentimentos que envolvem curiosidade, interesse e ansiedade, entre outros.


Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/noticias/vida-secreta-felinos/

Sugira novo tema para um artigo
Tags:
bichanos, estudo sobre gatos, felinos, gatos, vida secreta felina

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Priscila Franco é a Community Manager e Editora-chefe das Notícias do Grupo CachorroGato. Formada em Jornalismo e Publicidade & Propaganda.

Artigos Relacionados