Tiê sangue | CachorroGato

Tiê sangue

Ramphocelus bresilius -  O tiê-sangue é uma espécie endêmica do Brasil e também é uma ave rara.

Ramphocelus bresilius -  O tiê-sangue é uma espécie endêmica do Brasil e também é a ave símbolo da Mata Atlântica. Pode ser encontrado da Paraíba até Santa Catarina.
 
Mede até 19 centímetros de comprimento e pesa até 31 gramas. O dimorfismo sexual é evidente. A plumagem do macho é vermelha (o que motivou o nome popular tiê-sangue), com penas pretas nas asas e na cauda. A parte inferior do bico do macho é branca e a ponta é escura. Já a plumagem da fêmea é mais discreta, em tons de castanho e cobre.
 
Tem hábitos diurnos e vive em pares ou pequenos grupos. Alimenta-se principalmente de frutas, mas pode comer também alguns grãos e artrópodes.

Durante o período de reprodução, o macho levanta a cabeça para exibir a parte branca do bico para atrair a fêmea. Nidifica nas copas das árvores. O ninho é em formato de cesto e construído com fibras e capim. A fêmea bota de dois a três ovos, que são incubados por ela por até 13 dias. Após o nascimento, o macho e até mesmo outros membros do grupo auxiliam nos cuidados com os filhotes.

Não é uma espécie classificada como ameaçada de extinção, mas sofre com o desmatamento da Mata Atlântica e a captura para o tráfico de animais silvestres.









Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/noticias/tie-sangue/

Sugira novo tema para um artigo

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Priscila Franco é a Community Manager e Editora-chefe das Notícias do Grupo CachorroGato. Formada em Jornalismo e Publicidade & Propaganda.

Artigos Relacionados