Olga Zabelinskaya fala sobre a profissão de groomer na PET Rio Expo | CachorroGato

Olga Zabelinskaya fala sobre a profissão de groomer na PET Rio Expo

A groomer russa conta sobre a profissão e os seus desafios durante participação em feira pet brasileira

Presente na PET Rio Expo para liderar o Seminário Groomer, a ‘tosadora’ Olga Zabelinskaya cedeu uma entrevista exclusiva ao portal CachorroGato, contam um pouco mais sobre a sua entrada no segmento e sobre os desafios que se apresentam diariamente para quem atua no ramo da estética animal.

Russa, a groomer se mudou para os Estados Unidos no ano de 2000, embarcando no mundo da tosa de animais após descobrir sua paixão pelo ramo. Formada em engenharia e direito na Rússia, Olga começou a participar de competições de estética pet em 2004, passando a fazer parte do Groom Team USA – grupo formado pelos melhores profissionais de tosa residentes nos Estados Unidos - em 2008.

Groomer Olga Zabelinskaya

“Tenho quatro cães da raça poodle e, com eles, minha paixão pela profissão cresceu ainda mais. Além deles, a raça Bichon Frise é uma das que mais gosto de tosar”, conta Zabelinskaya. De acordo com ela, as ferramentas usadas para os trabalhos de estética animal têm evoluído muito ao longo dos últimos anos e, hoje, é possível finalizar um processo de tosa em até um terço do tempo que costumava ser necessário.

“Isso acaba nos ajudando muito nas competições de tosa, já que, contando com a ajuda dessas ferramentas, o trabalho fica mais fácil e preciso. Os principais pontos avaliados nesse tipo de evento incluem estrutura da pelagem, técnica usada e acabamentos; portanto, os instrumentos podem ser decisivos na hora ter o seu desempenho avaliado”, comenta a groomer, acrescentando que, além da praticidade, as inovações destas novas ferramentas também ajudam a garantir a segurança.

Leia Mais: Insuficiência renal e hipertensão são temas de palestras na PET Rio

Embora as competições tenham uma série de requisitos especiais, o mundo fora dos eventos destaca preferências bastante variadas em relação aos estilos de tosa e, segundo a groomer, atualmente o preferido entre os donos de pet é o japanese ou asian style.

“Nesse tipo de tosa, tudo é feito para que o animal fique o mais ‘fofo’ possível. O focinho e as orelhas são ressaltados, enquanto o restante da pelagem fica mais próximo do tradicional. Costumamos chamar os cães com esse estilo de Donut Face”, conta, fazendo uma alusão aos famosos doces norte-americanos.

Poodle tosado pela groomer Olga Zabelinskaya

Sobre os proprietários que desejam colorir a pelagem de seus pets, Olga Zabelinskaya afirma que não há problemas, contanto que os produtos utilizados para a coloração sejam os mesmos direcionados para o uso de crianças.

“Há alguns sprays diferentes que não agridem a pele do animal, e a maioria das ‘tintas’ feitas para o público infantil pode ser usada para tingir os pelos do pet. O mais importante é que nenhum tipo de descolorante ou tinta tradicional seja usado; já que, esse tipo de produto pode ser altamente danoso para os cães”, explica.

Tendo visitado o Brasil em duas outras ocasiões além desta, a groomer afirma que o mercado do País é um dos mais promissores no ramo pet. “Sempre digo aos meus amigos profissionais para ficarem de olho no mercado pet brasileiro, pois, este é um dos únicos lugares onde há estabelecimentos para pets abertos 24 horas por dia; e onde os proprietários são mais preocupados e cuidadosos em relação aos seus bichinhos de estimação – levando-os para tomar banho e tosar com mais frequência”, conclui.

Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/noticias/groomer/

Sugira novo tema para um artigo
Tags:
competição de tosa, groomer, Olga Zabelinskaya, Pet Rio Expo, tosa, tosa de cães, tosadora

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Priscila Franco é a Community Manager e Editora-chefe das Notícias do Grupo CachorroGato. Formada em Jornalismo e Publicidade & Propaganda.

Artigos Relacionados