Estudo indica que os gatos reconhecem a voz de seus donos | CachorroGato

Estudo indica que os gatos reconhecem a voz de seus donos

Pesquisadores japoneses descobrem que os gatos reconhecem a voz de seus donos, mas nem sempre dão atenção

Intrigados pelos mistérios que envolvem a comunicação entre os gatos e os seres humanos, os pesquisadores japoneses Atsuko Saito e Kazutaka Shinozuka realizaram o estudo batizado de Vocal Recognition of Owners by Domestic Cats (Reconhecimento Vocal de Donos por Gatos Domésticos), contando com um grupo de vinte felinos como participantes dos testes.

Para a realização do estudo, os pesquisadores gravaram a voz dos donos dos felinos participantes, que chamavam o animal da forma que costumam fazer no dia-a-dia. Na sequência, foram gravadas as vozes de outras pessoas do mesmo sexo, chamando os gatos da mesma maneira que fazem os seus donos no registro.

Gatos reconhecem a voz de seus donos, segundo estudo

Para observar a reação dos bichanos, os pesquisadores expuseram os gatos às diferentes gravações, analisando a ocorrência de mudanças no movimento de rabo, cabeça e orelha dos felinos quando ouviam a voz de seus donos e de desconhecidos. A emissão de sons, iniciativa de se mover para outro lugar e dilatação das pupilas dos animais também foram observadas durante os testes, que mostraram reações maiores nas ocasiões em que a voz projetada era a do dono do gato.

No entanto, segundo os resultados do estudo, mesmo havendo uma reação maior dos gatos quando expostos à voz de seus donos, a resposta dos felinos acontecia apenas no sentido de querer saber de onde vinha a voz, sem que houvesse a intenção de respondê-la. Ou seja, os gatos sabem quando seus donos lhe chamam, entretanto, não pretendem atender ao chamado.

Leia Mais: Insuficiência renal e hipertensão são temas de palestras na PET Rio

Segundo a pesquisa, essa conclusão foi tirada a partir das regiões do corpo dos gatos que mostraram algum tipo de reação após o estímulo. Os felinos apresentavam movimentos na área da cabeça e das orelhas; representando um comportamento ligado à orientação, e não à comunicação (que tem o movimento do rabo e os sinais vocais como principal indício).

Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/noticias/gatos-reconhecem-voz-dono/

Sugira novo tema para um artigo
Tags:
comunicação dos gatos, estudo sobre gatos, felinos, gatos, pesquisa

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Priscila Franco é a Community Manager e Editora-chefe das Notícias do Grupo CachorroGato. Formada em Jornalismo e Publicidade & Propaganda.

Artigos Relacionados