Gatos devem se igualar aos cães na preferência dos brasileiros | CachorroGato

Gatos devem se igualar aos cães na preferência dos brasileiros

Estudo da Abinpet aponta que os felinos estão ganhando cada vez mais lugar nos lares brasileiros

O Brasil já é, nos dias de hoje, o quarto País com o maior número de lares com bichos de estimação, somando mais de 106 milhões de pets no território nacional. Como não poderia deixar de ser, a grande maioria dos animais escolhidos como pets pelos brasileiros são os cachorros e os gatos – que já registram cerca de 37 milhões e 21 milhões de exemplares, respectivamente.

Com o crescimento de lares que adotam um novo pet a 5% ao ano, o número de bichos não deve parar de crescer tão cedo. No entanto, uma tendência vem se mostrando cada vez mais poderosa nesse cenário e, ao contrário do que foi visto até hoje, os gatos têm ganhado muitos pontos de preferência em relação aos cães e, em algum tempo, a quantidade das espécies deve se igualar no País.

Popularidade felina cresce no Brasil

De acordo com a Abinpet – Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação, o último estudo realizado sobre o tema indica que, embora o número de pets continue crescendo no País, a quantidade de novos donos que optam pelos gatos avança especialmente e; segundo as previsões da associação, o Brasil deve ter o mesmo número de pets gatos e cães em cerca de oito anos.

Ainda segundo o estudo, a motivação para essa repentina adoração felina vem de uma série de fatores, como os descritos a seguir:

Leia Mais: Insuficiência renal e hipertensão são temas de palestras na PET Rio

  • Famílias com menos crianças (as maiores adoradoras de cães)
  • Profissionais com pouco tempo para dedicar aos pets
  • Aumento da população idosa, que vê mais praticidade no trato com felinos
  • Homens e mulheres solteiros com pouco tempo e moradores de apartamentos pequenos

Embora essa série de mudanças na sociedade possa parecer não ter muito a ver com cães e gatos, é justamente essa mutação no cenário que aumenta a popularidade dos gatos – conhecidos como animais independentes e limpos por natureza; ao contrário dos cachorros, que requerem mais atenção (tanto no que se refere à afeto como no que envolve higiene e saúde).

Enquanto, atualmente, o número de cães no Brasil ainda é bem menor em relação aos gatos, já há muitos locais em que os felinos são a maioria há tempos - como apresentado no ranking abaixo, com os três países onde os bichanos são os mais amados dos pets:

  • Alemanha 59% mais gatos do que cães
  • França 48% mais gatos que cachorros
  • Estados Unidos 20% mais felinos do que cães


Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/noticias/gatos-populares/

Sugira novo tema para um artigo
Tags:
bichanos, cães, felinos, gatos, pets

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Priscila Franco é a Community Manager e Editora-chefe das Notícias do Grupo CachorroGato. Formada em Jornalismo e Publicidade & Propaganda.

Artigos Relacionados