Faisão versicolor | CachorroGato

Faisão versicolor

Phasianus versicolor – Também conhecido como faisão-verde e faisão-japonês, o faisão-versicolor é originário do Japão

Phasianus versicolor – Também conhecido como faisão-verde e faisão-japonês, o faisão-versicolor é endêmico do Japão, onde é considerado a ave símbolo do país. Foi introduzido também no Havaí e na Europa. Vive em bosques e prados.

 

A plumagem do macho é metálica e muito chamativa. A cabeça é azul, o pescoço é púrpura, as asas e o peito são verdes. A plumagem da fêmea é mais discreta e as penas são mais escuras. A pele ao redor dos olhos, em ambos os sexos, é nua e vermelha.

 

Tem hábitos diurnos e gregários, formando pequenos bandos que consistem em um macho, algumas fêmeas e seus filhotes. Passa a maior parte do dia no chão, caminhando em busca de alimento, como artrópodes, folhas, frutas e grãos. À noite, voa para os galhos das árvores para dormir, evitando assim ataques de predadores.

Leia Mais: Sagui de tufos brancos

 

Durante o período de reprodução, o macho estabelece um território e faz demonstrações para atrair as fêmeas. Nidifica no solo e a fêmea bota até de seis a 12 ovos, que são incubados por até 25 dias. Filhotes que perdem a mãe podem ser adotados por outras fêmeas.

 

Não é uma espécie ameaçada de extinção, sendo comum tanto em seu habitat natural, como também nos locais em que foi introduzida. 









Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/noticias/faisao-versicolor/

Sugira novo tema para um artigo

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Priscila Franco é a Community Manager e Editora-chefe das Notícias do Grupo CachorroGato. Formada em Jornalismo e Publicidade & Propaganda.

Artigos Relacionados

Tiê sangue Tiê sangue

Ramphocelus bresilius -  O tiê-sangue é uma espécie endêmica do Brasil e também é uma ave rara.

Leia Mais