Pesquisa investiga de que maneira que os cachorros entendem | CachorroGato

Pesquisa investiga de que maneira que os cachorros entendem

Cientistas britânicos analisam como funciona o entendimento dos cães comparado ao dos seres humanos

Já é sabido que os cachorros são animais dotados de um alto nível de inteligência, no entanto, a maneira com que eles assimilam as informações que recebem ainda não é totalmente conhecida, e um novo estudo conseguiu desvendar alguns detalhes a mais sobre o processo de entendimentos destes espertos animais.

Elaborado por pesquisadores da Universty of Lincoln, do Reino Unido, o estudo analisou a percepção dos cães comparada à dos humanos, concluindo que a forma de assimilar palavras à objetos, na visão dos animais, é bastante diferente da nossa.

 Estudo desvenda percepção dos cães

Segundo as conclusões da pesquisa, enquanto os seres humanos se fixam mais na forma de um objeto para reconhecê-lo, os cães têm referências diferentes para identificar os mais variados itens. Na visão de um bebê humano, por exemplo, a palavra bola é associada à sua forma redonda – fazendo com que o pequeno procure por um objeto de aparência circular ou oval quando incentivado a encontrar uma “bola”.

No entanto, no caso dos cães, não é o formato do objeto o que mais chama a atenção, e fatores como textura e, principalmente, tamanho, foram observados como seus principais pontos de identificação.

Leia Mais: Insuficiência renal e hipertensão são temas de palestras na PET Rio

Supondo que a mesma bola do exercício com o bebê seja apresentada ao cachorro; quando incentivado a achar o item correspondente à palavra, o animal busca por objetos que sejam do mesmo tamanho ou material da bola apresentada; e não faz uma relação entre a palavra e o formato circular.

Embora ainda sejam necessários mais testes e uma série de estudos até que seja possível entender de maneira mais precisa como funciona a mente dos cachorros, os resultados do estudo já podem ser considerados animadores; impulsionando cada vez mais pesquisas e descobertas que, no futuro, podem ser de grande ajuda para o mundo canino.

Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/noticias/estudo-entendimento-caes/

Sugira novo tema para um artigo
Tags:
cachorro, cães, Comportamento canino, estudo, pesquisa

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Priscila Franco é a Community Manager e Editora-chefe das Notícias do Grupo CachorroGato. Formada em Jornalismo e Publicidade & Propaganda.

Artigos Relacionados