Estudo busca esclarecer causas do câncer em cachorros | CachorroGato

Estudo busca esclarecer causas do câncer em cachorros

Pesquisa acompanha Golden Retrievers por toda a vida para desvendar mistérios do câncer em cães

Ganhando cada vez mais importância e espaço de atenção, a medicina veterinária apresenta, a cada dia, novos e importantes dados sobre a saúde dos animais e os fatores que podem prejudica-la; ajudando, desta forma, no desenvolvimento de uma série de estudos e pesquisas especiais que podem, em pouco tempo, trazer diversas melhorias para a vida de todo tipo de bichos – incluindo os pets domésticos, como cães e gatos.

Com isso, a Morris Animal Foundation (considerada a maior instituição norte-americana sem fins lucrativos dedicada à pesquisas para proteger, cuidar e curar animais) recebeu uma verba de 25 milhões de dólares – o equivalente à quase R$ 59 milhões – para estudar o câncer em cachorros, além de fatores ligados à doenças do coração e à saúde animal de um modo mais geral.

Estudo investiga o câncer em cães

Para analisar o câncer em cães de uma maneira mais profunda, a fundação está trabalhando no recrutamento de cerca de 3 mil cachorros ainda filhotes da raça Golden Retriever, a fim de acompanhá-los por toda a vida para colher dados para a pesquisa.

Segundo a Morris Animal Foundation, avaliações periódicas (que incluem a coleta para exames como os de sangue, de urina e de fezes) serão realizadas nos animais por profissionais veterinários ao longo do projeto – que também contará com a análise detalhada da pelagem e das unhas dos cachorros participantes, em busca de fatores que possam ajudar a esclarecer o surgimento da doença em cachorros.

Leia Mais: Insuficiência renal e hipertensão são temas de palestras na PET Rio

Em função de apresentar uma incidência maior da doença em relação à outras raças caninas, o Golden Retriever foi o grande escolhido para a pesquisa: que tentará desvendar tanto os fatores que podem influenciar no aparecimento do câncer em cães como a veracidade da suposição que aponta esta raça específica como geneticamente predisposta à doença.

Outro ponto que deve receber bastante atenção durante o estudo é a alimentação canina; buscando respostas para revelar se a dieta do animal também é um fator relevante no aparecimento de doenças e problemas de saúde em cachorros.

Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/noticias/estudo-cancer-caes/

Sugira novo tema para um artigo
Tags:
câncer em animais, Câncer em cães, câncer em pets, golden retriever, oncologia veterinária

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Priscila Franco é a Community Manager e Editora-chefe das Notícias do Grupo CachorroGato. Formada em Jornalismo e Publicidade & Propaganda.

Artigos Relacionados