Corpo de Bombeiros e o trabalho de resgate auxiliado por cães | CachorroGato

Corpo de Bombeiros e o trabalho de resgate auxiliado por cães

Conheça mais sobre o trabalho do Corpo de Bombeiros em resgates e saiba de que forma os cachorros os auxiliam nesse tipo de situação

Em meio aos diversos cães peludos que eram usados para demonstrar novas técnicas de tosa e grooming na 13ª edição da Pet South America, deparar-se com um cão acompanhando componentes do Corpo de Bombeiros foi uma verdadeira surpresa. Entretanto, a surpresa fica pequena quando se conversa com um bombeiro sobre o tema; e foi isso que o CachorroGato fez, em uma entrevista exclusiva no nosso estande dentro da principal feira pet da América do Sul.

O cabo Gerson ferreira e o cabo Laércio Lelis eram os responsáveis pelos passeios da cadela Nuri durante o evento; sendo que, nesse tipo de situação, o objetivo de levar o animal é totalmente voltado para a sua socialização – já que, na maior parte do tempo em que os cachorros estão envolvidos com o trabalho do Corpo de Bombeiros, as situações são as mais críticas e tensas possíveis.

Corpo de Bombeiros

“A Nuri atua ajudando os bombeiros em trabalhos de resgates e salvamentos, que incluem situações com pessoas perdidas (vivas ou mortas) em matas ou desaparecidas sob escombros e terra. Em função disso, quando temos uma oportunidade de incentivar o seu contato com pessoas diferentes e ambientes livres de tensão, a trazemos para socializar enquanto fazemos o nosso trabalho”, explica o cabo Gerson, acrescentando que Nuri é uma cadela da raça Pastor Belga de Malinoise.

Segundo estes bravos profissionais, o treinamento dos cães que servem como ferramenta de auxílio para o Corpo Bombeiros é feito em grupos de oito pessoas, onde um ajuda a treinar o cachorro do outro por meio de reforços positivos.

Leia Mais: Sistema de gestão veterinário

“O treinamento é, para os cães, como uma espécie de brincadeira; já que escondemos algum objeto que ele goste muito e o incentivamos a procurá-lo, dando uma recompensa quando o item e encontrado. Também há exercícios em que uma pessoa se esconde junto com o brinquedo, testando se o cão consegue encontrá-la. Mas o mais importante é ressaltar que todo esse processo é baseado nos reforços positivos – e o animal já é condicionado a esse tipo de busca desde a fase em que ainda e filhote”, comenta o cabo Lelis, destacando que a cadela Nuri levou pouco mais de um ano e meio de vida para poder começar a auxiliar estes profissionais.

Bombeiros levam a cadela Nuri a PSA 2014

Sendo a única unidade em atividade por todo o Brasil, o Canil do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo é localizado na famosa Avenida Nazaré, no bairro do Ipiranga; e até hoje atende aos mais variados chamados de socorro e resgate em diferentes localidades do País - tendo participado, até mesmo, do atendimento de vitimas do desastre que ocorreu em Santa Catarina, em meados de 2009.

Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/noticias/corpo-bombeiros-trabalho-caes/

Sugira novo tema para um artigo
Tags:
cachorros e bombeiros, cães como auxílio para bombeiros, canil do corpo de bombeiros, corpo de bombeiros, corpo de bombeiros de sp

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Priscila Franco é a Community Manager e Editora-chefe das Notícias do Grupo CachorroGato. Formada em Jornalismo e Publicidade & Propaganda.

Artigos Relacionados