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Como montar um pet shop

Saiba como montar um pet shop e que tipo de produto e acessório é fundamental para que o seu estabelecimento gere grandes resultados

Tendo movimentado R$ 14,4 bilhões somente em 2013, o mercado pet se apresenta extremamente aquecido ao longo dos últimos anos, se tornando um negócio atrativo para uma série de empreendedores que estão constantemente de olho no mercado empresarial brasileiro. Com isso, o número de empresários atrás de informações sobre como montar um pet shop cresce, fazendo a alegria de fornecedores desse ramo e, principalmente, dos animais de estimação – que contam com opções cada vez mais variadas para se divertir e se alimentar.

Considerando o fato de que, hoje, o Brasil conta com cerca de 40 mil estabelecimentos do tipo, saber como montar um pet shop de qualidade é fundamental para quem deseja de lançar neste promissor mercado – já que, embora apenas 10% dos empreendimentos desse segmento fechem as portas em função da falta de sucesso, a concorrência é cada vez maior; e contar com diferenciais é essencial para evitar as chances de se enquadrar nestes temidos 10%.

Contar com profissionais qualificados e médicos veterinários é um dos primeiros passos para se lançar no mundo pet e, embora a grande maioria dos empreendimentos não necessitem de funcionários que realmente amam o que fazem, essa regra não se aplica às pet shops – já que uma empresa do mercado pet, necessariamente, precisa contar com colaboradores que amem e respeitem os animais para que seja bem-sucedida e atraia cada vez mais clientes. 

Além da documentação necessária para a abertura de qualquer empresa, o mundo pet exige algumas adicionais – garantindo a saúde e o bem-estar dos bichinhos de estimação que forem usufruir dos serviços prestados pelas pet shops; e a escolha de uma boa localização para abrigar o estabelecimento também é fundamental para o seu sucesso. No entanto, independentemente disso, há mais outra série de fatores que devem ser levados em conta na hora de montar um pet shop, conforme você confere a seguir:

Estrutura do pet shop

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Para que o seu estabelecimento fique preparado para atender a clientela e prestar serviços aos animais de estimação, é necessário investir em uma série de equipamentos do mundo pet - que são imprescindíveis tanto para ter uma boa apresentação do seu estabelecimento quanto para realizar tratamentos e procedimentos de qualidade.

 

A área onde serão feitos os processos de banho e tosa devem ser o principal ponto de atenção dos empreendedores nesse primeiro momento – já que, sem dúvidas, serão a base de boa parte dos lucros da empresa provenientes de serviços – devendo contar com:

  • Áreas específicas para banhos e para tosas
  • Pisos impermeáveis para facilitar a higiene do local
  • Shampoos específicos para cães e gatos
  • Escovas especiais para a escovação da pelagem de cachorros e gatos
  • Toalhas
  • Mesa para escovação e secagem de pelagem
  • Banheira pequena
  • Espaços para o banho com duchas
  • Equipamento específico e de qualidade pra tosas (máquinas e tesouras)
  • Soprador e secador (para tirar a umidade da pelagem do pet após os procedimentos)
  • Área decorada e mobiliada de recepção
  • Boxes, prateleiras ou cases especiais para a exposição dos produtos pet vendidos
  • Estoque

Vale lembrar que o estoque de um pet shop deve contar com estrados diversos, evitando que os produtos (principalmente, os alimentos) da empresa entrem em contato com o chão do local.

Produtos e fornecedores

O número e o tipo de produtos que serão comercializados no local fica à critério do empreendedor; no entanto, há uma parcela imensa dessas empresas que têm nos acessórios para pets as suas principais fontes de renda e, com isso em vista, fica claro que contar com o máximo de apetrechos para cães e gatos pode fazer toda a diferença no nível de rentabilidade do empreendimento.

Alimentos como rações e petiscos para cães e gatos devem fazer parte da sua seleção de produtos, contando com uma variedade considerável no que diz respeito à idade do animal – incluindo versões para cães e gatos filhotes, adultos e idosos.

Contar com a parceria de fornecedores com produtos de alta qualidade também é essencial, já que o ‘boca a boca’ é uma das mais eficientes formas de atrair novos clientes, e a venda de um produto de baixa qualidade pode gerar, justamente, o contrários das suas expectativas em relação ao aumento e a fidelização da clientela.

Brinquedinhos e acessórios indispensáveis para a vida do animal ganham destaque na seleção de produtos de um pet shop, e os supérfluos também se provam cada vez mais atrativos para os donos de pets. Logicamente, cada pet shop contará com a quantidade e a variedade de produtos que for possível abrigar em suas dependências; mas para garantir o sucesso neste quesito, quanto mais melhor - é uma boa idéia disponibilizar na sua empresa produtos como:

  • Coleiras e guias para cães e gatos
  • Focinheiras caninas
  • Caminhas para pets
  • Casinhas para cachorros (com variações de material e modelo)
  • Plaquinhas de identificação
  • Caixas de transporte
  • Bolsas de transporte
  • Caixas de areia para felinos
  • Tapetes higiênicos
  • Tigelas para ração
  • Bebedouros
  • Arranhadores e acessórios com catnip para gatos
  • Brinquedos variados para cães e gatos
  • Roupas e acessórios de moda para pets (lacinhos, gravatinhas, sapatos, toucas e casaquinhos, entre outros)
  • Mantas e cobertores para pets

 

A variedade de acessórios, brinquedos e produtos em geral para cães e gatos disponível no mercado é imensa, e cabe a cada novo empresário a identificação do tipo de item com maior demanda na região onde for aberta a sua pet shop.

Equipe de funcionários

Outro fator que pode definir o nível de sucesso ou de fracasso de um empreendimento pet shop é a sua equipe de funcionários. O atendimento atencioso e respeitoso é fundamental para atrair clientes e fidelizá-los, sendo que, além de ter uma boa recepção e apresentação do local, também é imprescindível contar com profissionais capacitados e amantes dos animais.

Toda a equipe de banho e tosa deve ter experiência nesse tipo de serviço, sendo que a presença constante de um médico veterinário no pet shop também é absolutamente indispensável para que seja possível oferecer um serviço de qualidade e segurança – mesmo que não haja serviços de clínica veterinária no local.

Levando e conta o fato de que, hoje, a cada dia que passa, nos deparamos com imagens deprimentes de abusos contra os animais – sendo alguns destes flagras feitos, inclusive, dentro de pet shops – é essencial que se passe uma imagens de segurança, carinho e higiene no trato com os pets; deixando clientes satisfeitos e seus donos cada vez mais assíduos no seu estabelecimento.

Conquistando clientes

Além de contar com produtos, equipamentos e profissionais de qualidade – que permitam ao estabelecimento oferecer um atendimento de excelência – um pet shop também necessita de meio de divulgação para que o seu negócio siga crescendo e se estabilizando no mercado. Embora o já tradicional ‘boca a boca’ seja uma boa forma de conquistar novos clientes, esse tipo de propagação não tem um alcance muito amplo; e o uso de diferentes ferramentas online para divulgar e apresentar produtos e serviços se torna uma opção cada vez mais valiosa para quem busca uma clientela grande.

Pensando nisso, o CachorroGato oferece aos seus clientes uma série de facilidades e ferramentas digitais, que geram uma proximidade maior e de confiança entre os estabelecimentos pet e os donos de bichinhos de estimação que buscam por produtos e serviços do ramo.

Por meio da geolocalização, a plataforma digital consegue indicar e expor aos seus usuários os estabelecimentos mais adequados para o tipo de serviço que buscam – apresentando os pet shops de qualidade e confiança mais próximos à sua residência com estrutura suficiente para solucionar os problemas que o proprietário tenha com seu pet.

Por meio do cadastro no CachorroGato, os usuários (donos de pets) e os clientes (donos de pet shops) podem se conectar; trocando informações e dados sobre os animais e, desta forma, aumentando a praticidade no atendimento e nos negócios feitos entre as duas partes. Garantindo a segurança e o bom atendimento dos animais, a plataforma oferece a chance de que o estabelecimento tanto conquiste novos clientes como os fidelize.

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Tags:
banho e tosa, cachorro, como montar um pet shop, gato, pet shop, serviços para pets

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 10.687), formado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - Unesp com Pós Graduação em Oncologia Veterinária pelo Instituto Bioethicus e Pós Graduação em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais pelo Instituto Qualittas. Responsável pelo setor de Oncologia Médica e Cirúrgica do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h. Dr. Toyota é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

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