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Como montar uma clínica veterinária

Conheça os detalhes e investimentos necessários e saiba como montar uma clínica veterinária de sucesso no mercado pet

Para muitos estudantes e profissionais recém-formados em medicina veterinária, ter um negócio próprio para atuar na sua especialidade é um sonho de vida; e, levando em conta o fato de que o mercado pet está absolutamente aquecido no Brasil, esse desejo se apresenta com grandes chances de se tornar realidade, fazendo com que estes profissionais se perguntem como montar uma clínica veterinária ou outro negócio relacionado ao mundo da saúde e do bem-estar dos animais.

No entanto, para saber como montar uma clínica veterinária que gere resultados e lucro no cenário atual, é necessário que os empreendedores façam pesquisas profundas de mercado e um planejamento criterioso – abrindo espaço para que as oportunidades que se apresentam sejam aproveitadas sem erros ou equívocos.

Antes de qualquer atitude, é preciso que o empreendedor em questão saiba que tipo de negócio é o mais adequado para o seu perfil – e, no caso de optar pela abertura de uma clínica veterinária, é necessário estar inteirado sobre a documentação requisitada para que a empresa possa funcionar; lembrando-se de que clínica, consultório e hospital veterinário são empresas com funções distintas e, portanto, também contam com registros e exigências diferentes.

A parte legal para a abertura de uma empresa que irá atuar neste tipo de segmento é relativamente ampla, e exige que uma série de consultas seja feita junto ao CRVM – Conselho Regional de Medicina Veterinária; garantindo que a empresa siga todas as normas e regras definidas pelo órgão e também pelo governo municipal e estadual da cidade onde o empreendimento será alojado.

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Resolvidos os trâmites relacionados à legislação (que podem ser verificados no Decreto  Estadual 40.400/95 e nas resoluções do CFMV 680/200 e 670/200), é hora de analisar o mercado de maneira profunda e começar a traçar o planejamento do negócio – levando em conta os mais variados detalhes e fatores que podem contribuir para o bom funcionamento da nova clínica veterinária. Confira, a seguir, como iniciar as atitudes que podem lhe dar mais chances de fazer do seu novo empreendimento um negócio de sucesso:

Pesquisa de mercado

Conforme citado anteriormente, é fundamental estar bem informado em relação ao setor específico em que se deseja atuar, analisando as práticas do mercado e da concorrência – sem deixar de lado os produtos e serviços que podem gerar demanda e interesse por parte de possíveis clientes e consumidores.

É importante lembrar que, de acordo com o Decreto N° 40.400/95 – válido no Estado de São Paulo – uma clínica veterinária é um negócio onde são prestados serviços médicos que incluem consultas, tratamentos e cirurgias para animais, funcionando em horários restritos e podendo contar, ou não, com serviços de internação.

Diferente dos hospitais e consultórios veterinários, as clínicas precisam estar totalmente de acordo com o que é definido por lei para que o negócio possa ser devidamente registrado – sendo que, se o plano do seu empreendimento também incluir uma sessão especial para a comercialização de produtos e acessórios do mundo pet, isso também deve ser verificado junto às autoridades; garantindo a exclusão de problemas legais futuros.

Feito isso, é hora de investigar o mercado e o tipo de produto e serviço que mais pode lhe ajudar a atrair e conquistar clientes; levando em consideração uma série de fatores que podem determinar os possíveis níveis de sucesso ou fracasso da empresa. Algumas questões básicas e de extrema relevância devem ser analisadas neste momento, incluindo concorrência, público-alvo e localização - conforme exposto a seguir:

  • Concorrência A identificação dos negócios que oferecem serviços similares ao seu deve ser o primeiro passo para definir a localização do empreendimento – permitindo que a clínica seja instalada em uma região em que haja muita demanda e pouca oferta para supri-la. Obter sucesso ao abrigar seu negócio em uma área onde já haja outros comércios com características similares (além de grande demanda) também é possível; contanto que o seu empreendimento conte com diferenciais de destaque para oferecer serviços melhores e mais seguros que os da concorrência. Por isso, é preciso estar bem interado em relação ao tipo de serviço e produto oferecido pelos concorrentes mais diretos, além dos preços praticados por estes competidores de mercado – balanceando, desta forma, o que o seu negócio tem a capacidade de oferecer ( e a que preço) para ganhar visibilidade e confiança entre a clientela.
  • Público-alvo Conhecer o seu possível consumidor é outro fator de absoluta importância para o sucesso de um novo negócio, e uma pesquisa focada e profunda deve ser feita para definir as principais necessidades não atendidas, preferências e principais demandas. Somente pelo conhecimento dos mais variados desejos de consumidores em potencial é que é possível determinar o tipo de serviço e produto mais recomendado para abastecer e ser disponibilizado pelo negócio – buscando sempre o oferecimento de um trabalho de qualidade por um preço satisfatório e justo.
  • Localização Conforme exposto no que diz respeito a analise da concorrência, a escolha do local ideal para instalar a sua clínica veterinária também é de grande importância para que uma empresa seja bem-sucedida e; neste aspecto, fatores como visibilidade, contato com o público-alvo, acesso fácil, proximidade à locais com grande movimentação de pessoas, existência de estacionamento para clientes e espaço interno e externo agradáveis e atrativos devem ser levados em conta.

Estrutura física e quadro de funcionários

Conforme as informações já expostas, uma clínica veterinária deve, necessariamente, atender a uma série de requisitos para que possa funcionar com eficiência e prestar os serviços propostos com qualidade – oferecendo atendimentos que envolvem consultas, tratamentos e procedimentos cirúrgicos para animais.

Em função disso, é fundamental que algumas áreas e profissionais específicos estejam presentes na clínica em todos os tempos – oferecendo conforto, qualidade e segurança para os pets e donos de bichinhos de estimação atendidos pelo estabelecimento - como os descritos a seguir:

  • Recepção
  • Sala de espera
  • Sala de consultas médicas
  • Sala de cirurgia
  • Sanitários e cozinha
  • Compartimentos para resíduos de diferentes naturezas
  • Espaço para a recuperação de animais no pós-operatório
  • Médico veterinário que assuma a responsabilidade técnica pela empresa
  • Médicos cirurgiões veterinários para a execução de procedimentos diversos
  • Médicos veterinários para atendimento, diagnóstico e acompanhamento de pacientes

Para os estabelecimentos que também ofereçam serviços comuns em pet shops (como banhos, tosas e a comercialização de produtos e acessórios do mundo dos bichos de estimação), também é necessária a contratação de profissionais qualificados e experientes nos serviços prestados – além de espaços separados de toda a área de atendimento e cirurgia para montar um estoque de produtos e para expor a mercadoria a ser vendida para a clientela.

Divulgação e conquista de clientela

Além de providenciar o maquinário e os profissionais que fazem parte da estrutura necessária para que o atendimento dos animais seja feito de maneira segura e efetiva, também é essencial contar com um layout de destaque e que passe confiança aos seus possíveis clientes – atraindo a atenção do consumidor e, com isso, aumentando as chances de formar uma clientela concreta.

Todo o planejamento de imagem do negócio deve ser feito de maneira criteriosa pra que a imagem projetada do seu empreendimento seja a melhor possível e, a partir daí, planos de divulgação e publicidade do seu negócio podem começar a ser desenvolvido. Embora o famoso e tradicional ‘boca a boca’ seja, ainda hoje, uma das melhores formas de atrair pessoas que podem vir a fazer parte de uma clientela fiel; o mercado virtual também conta com uma série de oportunidades que podem ajudar muito a fazer crescer o seu negócio.

Totalmente voltada para o mundo pet, a plataforma digital CachorroGato oferece espaços ideais para os novos empreendedores que desejam se destacar no mercado – disponibilizando a oportunidade de que o seu negócio do mercado pet seja exposto e conectado ao tipo de serviço específico buscado pelos consumidores localizados na região do seu comércio.

Por meio de ferramentas de geolocalização, o portal consegue mostrar os negócios mais próximos à localização de seus usuários – facilitando o processo de busca por locais que possam atender às suas necessidades.

Além de expor os empreendimentos para um publico totalmente focado, o CachorroGato oferece, ainda, ferramentas e gadgets importantes para facilitar e agilizar os negócios e a gestão dos estabelecimentos pet – onde as informações do usuários atendidos pela empresa podem ser acessadas (numa espécie de prontuário pet online) e os clientes em potencial podem até mesmo requisitar orçamentos e o agendamento de serviços online.

Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/noticias/como-montar-clinica-veterinaria/

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Tags:
clínica veterinária, Como montar uma clínica veterinária, Hospital veterinário, mercado pet, pet shop

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 10.687), formado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - Unesp com Pós Graduação em Oncologia Veterinária pelo Instituto Bioethicus e Pós Graduação em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais pelo Instituto Qualittas. Responsável pelo setor de Oncologia Médica e Cirúrgica do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h. Dr. Toyota é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

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