Estudo revela que cães e gatos enxergam luzes ultravioletas | CachorroGato

Estudo revela que cães e gatos enxergam luzes ultravioleta

Pesquisadores descobrem particularidades na forma de enxergar de cães e gatos, revelando que eles podem ver luzes ultravioleta

Enquanto muitos se assustam ao perceber seus pets olhando atentamente para espaços vazios, esse tipo de comportamento parece ter uma explicação bastante simples, já que um novo estudo acaba de descobrir a capacidade de cães e gatos em enxergar luzes ultravioletas.

 Cães e gatos enxergam luzes ultravioleta

Realizada por cientistas da City University London, a pesquisa revela algo nunca antes imaginado, e que prova o alto alcance por parte de cães e gatos em ver nuances que não podem ser notadas pelos seres humanos.

Embora essa descoberta possa parecer um tanto contraditória para os que passaram a vida acreditando que cães enxergam em preto e branco, e que gatos não enxergam uma série de cores; o estudo comprovou a capacidade de cães e gatos para ver a infinidade de combinações das luzes ultravioletas – sendo que animais como o porco-espinho e o furão também parecem apresentar o mesmo tipo de visão.

Segundo o estudo, o processo que ocorre para que os animais enxerguem dessa forma é o mesmo que o dos humanos: onde a luz que atinge a retina se transforma em estímulo cerebral, processando a informação vista.

Leia Mais: Insuficiência renal e hipertensão são temas de palestras na PET Rio

No entanto, o que difere as pessoas dos cães e gatos neste aspecto é a forma pela qual a luz passa pelas lentes oculares; e isso foi descoberto por meio de uma bateria de testes onde os olhos dos animais (doados por clínicas veterinárias e zoológicos) eram expostos à luz ultravioleta, revelando a capacidade de absorção desse tipo de estímulo – que não existe nos seres humanos.

Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/noticias/caes-gatos-ultravioleta/

Sugira novo tema para um artigo
Tags:
cães, gatos, Luz ultravioleta, pesquisa, Visão

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Priscila Franco é a Community Manager e Editora-chefe das Notícias do Grupo CachorroGato. Formada em Jornalismo e Publicidade & Propaganda.

Artigos Relacionados