Cachorro humano – Conheça similaridades e laços entre cães e humanos | CachorroGato

Cachorro humano – Conheça similaridades e laços entre cães e humanos

Pesquisas indicam que os sentimentos dos cães são cada vez mais parecidos com as pessoas, reforçando o conceito do cachorro humano.

Quem conhece donos de pets, com certeza, já se deparou com uma frase do tipo “meu cãozinho parece gente!” e, de acordo com estudos recentes, estes proprietários estão certos. Segundo algumas das muitas pesquisas que abordam o mundo canino, o conceito de cachorro humano não é algo muito distante da realidade; já que, assim como as pessoas, os cães são capazes de criar laços afetivos e expressar amor e carinho, entre outras emoções.

Cachorro humano

Para se ter uma ideia da dimensão desse fato, os laços de amor criados entre um “cachorro humano”  e uma pessoa já são tão fortes que, em uma pesquisa, cerca de 80% dos entrevistados apontaram ter seus pets caninos como um motivo para levantar da cama todos os dias.

Duas pesquisas distintas foram realizadas para observar o comportamento dos cães em relação aos seus donos e ao mundo dos humanos – na Universidade Eötvös Loránd de Budapeste e na Cátedra Fundación Affinity Animais (com participação da Universidade Autônoma de Barcelona) – tendo como resultado o que muitos dos proprietários de cachorros já dizem há décadas: “Cachorro é igual gente!”.

Confira, a seguir, algumas das principais descobertas e conclusões obtidas por meio destes estudos, mostrando o nível de conexão que pode existir entre um cachorro e seu dono:

Leia Mais: Insuficiência renal e hipertensão são temas de palestras na PET Rio

  • Os cães domésticos prestam atenção no comportamento das pessoas, sendo receptivos ao modo agir e às formas de comunicação delas – passando a “copiar” determinados comportamentos.
  • O laço emocional e afetivo entre cães e humanos é tão grande que 63% dos entrevistados afirmaram contar para seus pets coisas que ninguém mais sabe.
  • 70% dos donos afirmaram que seus cães lhe fazem companhia com frequência.
  • Até 85% dos entrevistados afirmaram receber, diariamente, demonstrações de carinho e afeto por parte de seus cachorros, sendo abraços e beijos os mais comuns.
  • Entre as atividades preferidas para praticar com os cães estão: levá-lo para visitar amigos semanalmente (54%), brincar com o cão diariamente (84%) e assistir televisão na companhia do pet (90%).
  • Cerca de 80% das crianças entre nove e 12 anos que tem bichinhos de estimação preferem brincar com os cães do que jogar videogames.
  • Os laços afetivos entre cães e os pequenos são fortes, e as crianças costumam procurar os bichos como fonte de consolo e segurança, assim como procuram seus próprios pais.
  • Quando tem algum problema, os adultos também têm os cães como uma fonte de alívio, já que alegam receber apoio emocional dos pets em tempos difíceis.


Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/noticias/cachorro-humano/

Sugira novo tema para um artigo
Tags:
amor de cão, cachorro humano, cachorros, cães e humanos, cães e seus donos

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Priscila Franco é a Community Manager e Editora-chefe das Notícias do Grupo CachorroGato. Formada em Jornalismo e Publicidade & Propaganda.

Artigos Relacionados