Abandono de cães já ultrapassa 20 milhões no Brasil | CachorroGato

Abandono de cães já ultrapassa 20 milhões no Brasil

Entenda por que o abandono de cães ainda é tão grande no País e saiba quantos destes animais vivem na rua atualmente

Que o abandono de cães no Brasil e um grande problema já não é uma novidade. No entanto, ainda é possível se surpreender com a situação em que muitos cachorros vivem nos dias de hoje, tendo em vista que o País é, hoje, o segundo maior consumidor de produtos e serviços pet em todo o mundo, tendo movimentado mais de R$ 14 bilhões ao longo do ano de 2013.

Levando em conta o fato de que, atualmente, o Brasil conta com cerca de 37 milhões de cachorros domesticados e aproximadamente 21 milhões de felinos de estimação, fica ainda mais chocante saber que o País já soma até 30 milhões de animais abandonados (de acordo com dados divulgados pela PUC Campinas) sendo que o abandono de cães representa até 20 milhões dessa conta.

Abandono de cães

Fazendo uma conta rápida de acordo com a população brasileira atual, é possível concluir que, principalmente nas grandes cidades, o número de pessoas para cães é de cinco para um (ou seja, para cada cinco habitantes há um cachorro). Esse número seria algo agradável de ter conhecimento se não fosse o fato de que até 10% destes animais estarem, hoje, nas ruas do País, seja por terem sido abandonados ou por terem fugido ou se perdido de casa.

Além de provocar revolta nas pessoas que amam os animais, tais dados também parecem não fazer sentido quando nos lembramos do bom e velho jargão que define os cães como melhores amigos do homem. Porém, como ainda são muito poucas e bastante desconhecidas as leis específicas do País que tentam garantir o bem estar dos animais e a punição de quem comete qualquer tipo de mau-trato contra os pets, fica difícil que se crie um cenário onde os animais são respeitados e os seus ‘abusadores’ severamente punidos.

Leia Mais: Sistema de gestão veterinário

Buscando a conscientização da população em relação a posse responsável, que defende o carinho, o cuidado, a alimentação e o abrigo permanentes dos animais que são adotados como pets, uma série de entidades e parceiros lança cada vez mais campanhas, como é o caso do CRMV-SP (Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo), que acaba de apresentar uma cartilha sobre o tema que deve ser distribuída em clínicas veterinárias, associações ligadas ao setor e pedágios.

Abandono de pets ainda é problema grave no Brasil

Tendo o objetivo de diminuir o abandono de cachorros e o fim do preconceito contra os cães vira-lata como metas principais, o Projeto Vira-Latas é outro que contribui para conscientização sobre a posse responsável, e espera a ajuda da população para lançar um documentário que incentiva essa discussão nas salas de cinema de todo o País.

Portanto, caso o seu desejo seja o de adotar ou comprar um cão ou gato de estimação, não se esqueça de verificar se você e sua família estão de acordo com os preceitos que defende a posse responsável de animais, já que um pet não é um brinquedo e merece cuidado, amor, alimentação e abrigo ao longo de toda a sua vida.

Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/noticias/abandono-caes/

Sugira novo tema para um artigo
Tags:
abandono de animais no Brasil, abandono de cães, abandono de cães e gatos, abandono de cães no Brasil, abandono de pets

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Priscila Franco é a Community Manager e Editora-chefe das Notícias do Grupo CachorroGato. Formada em Jornalismo e Publicidade & Propaganda.

Artigos Relacionados