Vacinas em Gatos | CachorroGato

Vacinas em Gatos

Saiba mais sobre as vacinas em gatos

A saúde de qualquer pessoa ou animal, quando recém-nascido ainda é bem frágil e precisa de todo cuidado possível até que suas vacinas estejam em dia. Na vida dos gatos não é diferente. As vacinas em gatos previnem doenças sérias que podem levar ao óbito do bichano.

As vacinas em gatos tem um quadro a ser seguido, principalmente quando são filhotes e mal completaram um mês de vida. Para a vacinação, o gato só precisa estar saudável, sem febre, diarreia ou qualquer outro problema de saúde e deve ter sido vermifugado também, que é outro ponto que deve ser pesquisado e tratado o quanto antes.

 

 

O veterinário de confiança é quem indica corretamente o intervalo entre as doses, as vacinas que o gato vai tomar e a vacina antirrábica também. As opções de vacinas para gatos são:

Leia Mais: Panleucopenia felina – Como identificar a tratar

  •  a vacina tríplice (a mais usada) contra panleucopenia, rinotraqueíte e calicivirose.
  •  vacina quádrupla contra panleucopenia, rinotraqueíte, calicivirose e clamidiose.
  • vacina quíntupla contra panleucopenia, rinotraqueíte, calicivirose, clamidiose e leucemia felina.

A primeira dose deve ser aos 60 dias de vida e, depois de mais 30 dias, a segunda dose deve ser tomada e depois dos quatro meses de idade, a antirrábica.

Se adotou o gato adulto, se tem um filhote que já passou da época da vacinação ou se tem um gato que você não sabe o histórico médico, as vacinas em gatos devem ser aplicadas em duas doses de vacina múltipla com intervalo de 30 dias entre elas e também deve tomar a dose de antirrábica.

Antes dos primeiros 60 dias não se deve vacinar o filhote e quando for levá-los para vacinar ou até serem vacinados, deve-se ter cuidado por onde andam os gatos e é melhor evitar o contato com outros animais, mesmo no consultório veterinário, até que as injeções estejam em dia. Depois das primeiras doses, as vacinas para gatos devem ser tomadas anualmente.

 

Leia também sobre as vacinas caninas!



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/gato/vacinas-gatos/

Categorias:
Fases da Vida dos Gatos, Saúde do Gatos
Tags:
bichanos, cuidados, felinos, gatos, saúde, vacinação, vacinas

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados