Universo felino: o mundo dos gatinhos domésticos. | CachorroGato

Universo felino: o mundo dos gatinhos domésticos.

Os gatos são carnívoros. Em vida livre, eles devoram a presa sem deixar nada de lado. Esse é o incrível universo felino.

Para ter um gato, é preciso ter consciência dos cuidados necessários. O universo felino é muito complexo. As janelas devem estar fechadas, para que o gato não tenha acesso a elas, já que têm a incrível habilidade de saltar de alturas. Não deixar baldes com água para lavar o chão, sanitas, detergentes ao alcance do animal, tudo isso é um prato cheio para um gato com sede, e ele pode acabar ingerindo alguma substância tóxica.

A alimentação desse pequenos felinos requer um nível alto de proteína e gordura, além de aminoácidos arginina, taurina e metionina. Não podem comer chocolate, por conter uma substância que impede a absorção do cálcio. Os gatos são sensíveis a várias substâncias, portanto, nada de deixá-lo comer qualquer alimento ou mesmo medicamento antes de consultar a opinião de um veterinário. No universo felino, qualquer alteração na alimentação deve ser feita gradativamente. 

Limpeza e Nutrição

Os bebedouros e comedouros devem estar sempre limpos. Nesse universo dos gatos, fazem parte gatos, que da mesma forma que os humanos, têm gostos diferentes uns dos outros, alguns podem aceitar um alimento, outro não. Descubra qual é o alimento que o seu gatinho mais adora. O ambiente pode e influência no apetite do gato. A alimentação adequada é aquela que é oferecida uma quantidade suficiente de alimentos, com todos os nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Sais minerais e vitaminas são indispensáveis a qualquer espécie animal. 

Hábitos dos gatos 

Os gatos são muito limpos, e indicados para crianças. Eles estimulam as crianças a desenvolver a responsabilidade, por cuidar de um animal, e se tornar mais afetiva, porque os gatos adoram festa. Mas é preciso ter cuidado, os gatos usam as unhas como forma de defesa, e mordem, as vezes por brincadeira, e não medem o efeito que têm.  Os gatos têm o hábito de ficar nas ruas.

 

Leia Mais: Felinos selvagens: quais são os 10 maiores felinos do mundo

Exigentes, saem e voltam hora que querem e não gostam nenhum pouco de ficar fechados em casa, e muito menos de ser agarrado e carregado no colo, somente algumas exceções. Esses gatos de rua, envolvem-se em brigas quando houver gatas no período do cio. O ideal é deixar um caixote para o gato dormir quando ele não voltar para casa. 

Importante a observação de que muitos gatos são frequentemente envenenados. Se o seu gato não estiver comendo nada, e sentir muita sede ou não ingerir água, as chances são altas de que ele tenha sido envenenado, ou por outros motivos. Nesse caso, leve-o ao veterinário imediatamente. Envenenamento, no universo felino, leva á morte em poucos dias.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/gato/universo-felino/

Categorias:
Comportamento dos Gatos, Curiosidades sobre Gatos, Saúde do Gatos
Tags:
cuidados com gatos, gato, gato saudável, gato selvagem, universo felino

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados