Túnel para Gatos - Aprenda a fazer um | CachorroGato

Túnel para Gatos - Aprenda a fazer um

Aprenda o que é e como fazer um túnel para gatos

Gatos podem não ser animais brincalhões vinte e quatro horas por dia, mas quando querem, sabem fazer uma boa bagunça para brincarem. Existe uma variedade de opções de brinquedos para felinos e o que vamos falar aqui é uma das opções mais divertidas: o túnel para gatos.

Você sabe o que é um túnel para gatos? No geral é qualquer buraco que desemboque numa passagem pela qual o gato queira passar, cabendo ou não. Eles gostam de se esgueirar por aquela frestinha que você deixou na ponta da coberta ou entre dois móveis ou naquele espaço minúsculo entre o sofá e a parede. Se é uma passagem, o gato quer passar.

Pensando nisso, os gateiros de plantão tem uma alternativa para esse hábito felino: um brinquedo especialmente para eles passarem pra lá e pra cá. O túnel para gatos que está disponível à venda no mercado é, no geral, feito de poliéster e possui uma mola interior que, após armado, faz o túnel se manter aberto.

Os túneis para gatos têm a forma cilíndrica e vários buracos como saídas alternativas, pelos quais o gato vai adorar pular e descobrir um novo caminho. Alguns tem o formato simples, são compridos e retos. Outros tem bifurcações que saem em outro túnel. Os gatos amam e a melhor parte nisso é: enquanto eles se divertem, também se exercitam e combatem a obesidade.

Alguns vem com bolinhas penduradas dentro do próprio túnel, para divertir ainda mais o gato. Uma ótima dica é aplicar o catnip, a erva do gato, no interior do brinquedo. Isso potencializa o interesse do bichano.

O material do túnel para felinos é ideal por que os gatos vão gostar de arranhar, isso vai poupar o seu sofá e a cortina, alvos constantes na hora de afiar as garrinhas.

Leia Mais: Apelidos felinos: uma lista para você se inspirar

 

 

Como fazer um túnel para gatos

 

Você está aí querendo muito dar um túnel para gatos pro seu bichano, porque ele certamente merece, mas não tem como bancar um agora? Pois vamos te ensinar a fazer um, em casa. Não vamos privar o gato de tanta diversão! Mãos à obra.

Você pode fazer um ótimo túnel para o seu gato usando caixas de papelão. É muito simples. Junte, pelo menos, umas 3 ou 4 caixas de papelão. Lacre as caixas para que não se abram no meio da brincadeira. Faça um buraco nas duas extremidades, que seja grande o suficiente para o gato passar sem se espremer.

Feito isso, junte uma caixa na outra, de forma que os buracos fiquem lado a lado, formando uma conexão entre uma caixa e a seguinte, e cole com fita, para não se soltarem. Tá pronto o seu túnel para gatos. Se quiser, coloque umas bolinhas penduradas no topo da caixa do lado de dentro e aplique catnip. Diversão garantida.

O pró de fazer um túnel caseiro é o baixíssimo custo. No fim, seu gato não se importa com o material do qual o túnel é feito, ele sequer sabe diferenciar, contanto que tenha uma passagem para entretê-lo, ele estará feliz. Os contras são a aparência, mas é apenas um detalhe, e se você preferir pode revestir as caixas, e o espaço ocupado.

Um túnel para gatos comprado tem a vantagem de ser desmontável, portanto você pode dobrar e guardar quando precisar, enquanto o túnel caseiro ocupa um espaço fixo dentro da casa.

Feito em casa ou comprado no mercado, o importante é que o bichano vai se divertir por horas, principalmente quando estiver sozinho em casa.

 

 

O brinquedo é tão popular que um designer coreano chamado Seungi Munhas elaborou um modelo de sofá que vem com um túnel para gatos embutido no próprio móvel! O designer teve a ideia após observar o comportamento de seus gatos. Segundo ele, a inspiração veio da vontade de criar algo que pudesse ser compartilhado entre gato e dono, para aproximá-los no momento de descanso do dono e de lazer do gato.

O sofá é chamado de Cat Tunnel Sofa. O túnel fica no lugar do encosto do sofá, passando ao longo das costas do móvel, e tem uma saída alternativa no meio do caminho. Infelizmente o sofá ainda não está sendo comercializado para terras tupiniquins, mas há uma previsão no ar.

 



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/gato/tunel-para-gatos/

Categorias:
Atividades de Gatos, Fases da Vida dos Gatos
Tags:
atividades, bichanos, brinquedos, diversão, exercícios, felinos, gatos, túneis, túnel

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados