Síndromes de Gato | CachorroGato

Síndromes de Gato - Coisas da terceira idade

Existe uma série de síndromes de gato comuns em felinos de idade avançada

As síndromes de gato são algo comum em bichanos com idade mais avançada, e diferentes doenças e complicações podem aparecer nos felinos idosos como parte disso. A prevenção por meio da observação e de exames rotineiros em seu pet é de extrema importância quando os gatos chegam à “terceira idade”, e visitas constantes – pelo menos uma vez a cada seis meses – ao médico veterinário são primordiais para garantir uma vida plena e de qualidade para seu bichano.

Entre as doenças mais comuns que envolvem as síndromes de gato podem ser citados problemas cardíacos, dentários, de insuficiência renal, hipertensão, diabetes mellitus, cancros, hipertiroidismo e doenças inflamatórias intestinais, sendo que em função da idade avançada, não é difícil que mais de uma (ou várias) destas complicações se manifeste simultaneamente no bichano.

 

 

Problemas urinários e de obesidade também podem acometer os gatos idosos, no entanto, quando o felino recebe uma alimentação devidamente balanceada e toma todas as vacinas indicadas pelo veterinário, torna-se mais fácil tanto a prevenção como a cura de doenças frequentes em idade avançada.

Leia Mais: Carrapato em Gatos – Gato também pega carrapato?

Tendo em vista que a expectativa média de vida de um gato na rua é de dez anos, não é difícil perceber as vantagens que podem ser adquiridas para sua saúde quando o felino tem um lar aconchegante e um bom tratamento por parte de seus donos, já que, vivendo desta forma, a expectativa de vida dos bichanos pode chegar a até 20 anos.

Calcificação nas vértebras da coluna, hérnia de disco, piometra e tumores também podem aparecer com mais facilidade no gato idoso, e justamente por isso as visitas constantes ao veterinário são tão importantes para os bichanos velhinhos.

Por meio de exames de urina, fezes, proteínas, tiroxina (para detecção de um possível hipertiroidismo), hemogramas e testes de leucemia, o profissional pode detectar doenças ou possíveis complicações futuras, já podendo medicá-lo e, consequentemente, previnir boa parte dos problemas mais frequentes na terceira idade felina.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/gato/sindromes-gato/

Categorias:
Comportamento dos Gatos, Fases da Vida dos Gatos, Saúde do Gatos
Tags:
bichanos, cuidados, doenças, felinos, gatos, saúde, síndromes

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 10.687), formado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - Unesp com Pós Graduação em Oncologia Veterinária pelo Instituto Bioethicus e Pós Graduação em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais pelo Instituto Qualittas. Responsável pelo setor de Oncologia Médica e Cirúrgica do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h. Dr. Toyota é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados