Gato Siamês – Tudo o que você precisa saber | CachorroGato

Gato Siamês – Tudo o que você precisa saber

Quer um gato siamês? Antes de escolher o seu, saiba tudo sobre a raça!

Siamês é uma das raças de gato mais populares do mundo, seus olhos azuis enormes e o pelo que começa claro e termina em degrade com o escuro chamam muita atenção de quem vê um gato siamês em foto, ou que tem a oportunidade de chegar perto de um. Mas o que poucas pessoas sabem é que essa é uma das raças de gatos mais imprevisíveis que existem, e também uma das mais versáteis para se ter como companhia.

Estudiosos dizem que o gato Siamês é original da Tailândia, conhecido no Sudoeste Asiático como o gato feito para acompanhar reis, por ter postura e ser elegante. Mas com o passar dos anos, os siameses acabaram indo parar na Inglaterra, e de lá foram transportados para os outros países e continentes, e caíram nas graças do mundo inteiro, se tornando uma das raças de gatos mais famosas do mundo, juntamente com os Persas.

gato-siames

O gato Siamês chama a atenção pela aparência, principalmente pelo olhar, mas também por seu temperamento que nem sempre dá para definir como é de verdade. Se você tem interesse em adquirir um gatinho dessa raça, conheça todas as suas características e veja se essa raça é realmente perfeita para você.

 

Amor à primeira vista: a linda aparência do siamês

Leia Mais: Adoção de felinos: o que saber antes de ter um gato

Quem nunca ouviu falar que o Siamês nasce branco e escurece com o tempo? Isso é a mais pura verdade. Geralmente os gatinhos siameses nascem com a pelagem do corpo bem clarinha, em um tom quase areia, e vão criando áreas mais escuras conforme vão trocando de pelo durante a vida.

Suas extremidades mais escuras – que é uma característica muito marcante da raça – também podem variar conforme o gato vai ficando mais velho. Os tons mais escuros na máscara, patas, orelhas e rabo podem ir de um acinzentado mais escuro, até um tom de chocolate quase preto. Essas características vão depender da genética de cada gato, pois ele pode ter somente o fim das patas escuras, ou as patas inteiras marrons.

A cabeça do Siamês é triangular, e sua máscara escura ressalta seus grandes e famosos olhos azuis, que podem ser clarinhos ou de um tom turquesa muito bonito. É considerado um gato de porte médio, com o corpo longilíneo, e suas patas são longas e finas. A cauda é igualmente longa e pontuda, acompanhando o formato do corpo, e costuma ser inteira escura.

gatos-siameses 

É muito comum a confusão com o Gato Sagrado da Birmânia, que muitas vezes é chamado de  “Siamês de pelo longo”, mas são apenas confusões, pois o Siamês tem o comprimento do pelo de curto a médio, e nunca chega a ter pelo longo, principalmente no rabo.

O peso ideal de um gato Siamês adulto é entre 3kg e 6kg, com a altura média de 20cm. Eles atingem a pelagem definitiva entre os 5 e 8 meses de idade, podendo criar pelos brancos entre os escuros conforme vão ficando idosos. O gatinho Siamês pode viver de 15 a 20 anos com saúde e agilidade, tudo vai depender da sua qualidade de vida.

 

Temperamento imprevisível

Algumas raças de gato tem tendência a serem mais agitados, e outras mais calmas. Entretanto, a raça Siamês é geralmente imprevisível no seu temperamento. São gatos conhecidos por serem muito amáveis e fieis, mas seu comportamento não é sempre o mesmo. Alguns gatos parecem muito ativos e de repente estão quietos, o que pode assustar alguns donos. A questão é que a raça é muito independente e tem seu próprio ritmo.

A socialização é muito importante para qualquer gato, e o Siamês, por mais dócil que seja, não escapa disso. Eles podem ficar ariscos a desconhecidos e com ciúme do dono se não forem acostumados desde cedo a lidar com humanos e outros animais. É importante deixar seu gato explorar os pés e o colo dos amigos ou parentes que visitam a casa, o fazendo sentir cheiros diferentes e se acostumar com essa sensação.

Uma característica bem marcante da raça é ser vocal, o siamês se comunica muito através dos sons. Se ele está descontente, mia, se ele está feliz, mia, se ele está com fome, também mia. É uma ótima raça para quem gosta de conversar com o gato e ser respondido. Eles também são muito curiosos e inteligentes, o que os faz aprender truques e o lugar das coisas rapidamente.

É uma raça muito apegada à família, e também é ótimo com crianças e outros animais, por ser muito carinhoso e paciente. Filhotes de gato siamês acompanham o ritmo de uma criança que gosta de brincar e correr, por exemplo, mas também sabem ser calmos quando precisa.

gato-siames-raca 

A castração é indicada para quem não pretende gerar ninhadas por evitar o temperamento forte das fêmeas no cio, que é muito comum em siameses. Elas atingem a puberdade antes do que as outras raças, o que pode pegar o dono desprevenido por uma mudança de comportamento muito rápida e sem motivos.

Castrar o bichano, principalmente o macho, também evita que o gato explore demais os ambientes e acabe caindo de algum lugar alto – caso o dono more em apartamento, por exemplo – por conta de sua personalidade curiosa.

Brinquedos para distrair o gato enquanto o dono não está em casa ou está ocupado são ótimos para controlar suas explosões de felicidade e adrenalina. Arranhadores e bolinhas com ração são ideais para distrair o gato quanto é necessário. Também é bom ter uma árvore de gatos em casa, para o gatinho poder explorar a altura e o chão o quanto quiser, sem ficar limitado a um único plano que o deixe entediado e acabe causando mordidas em sapatos e sofás arranhados.

 

Todo cuidado é necessário com seu gato Siamês

Apesar de ser um gato muito popular, o Siamês é também bastante frágil. O pelo cai muito, e gatos que perdem muito pelo precisam de escovação diária, pois se lambem e isso forma bolas de pelo com mais facilidade no estômago. Eles necessitam de ajuda na higiene bucal e auditiva, para evitar a proliferação de bactérias que podem causar mau cheiro.

Também pode haver excesso de secreção ocular e nasal, o que prejudica o bem estar do animal, causando extremo desconforto. É importante manter seus olhos e focinho sempre limpos, sem deixar qualquer resíduo secar no pelo, porque ele só acumularia e acabaria fechando as vias nasais ou prejudicando a visão do bichinho. Alguns donos de repente veem que seu gatinho está com os olhos colados e ficam desesperados, mas isso é só o acúmulo dessa secreção, que pode ser facilmente evitada passando um pano de algodão úmido com água pelo local todos os dias para limpar.

O cuidado com a alimentação do gato Siamês é um ponto extremamente importante para criá-lo, porque ele tem facilidade em desenvolver problemas renais e na bexiga, como pedras. A ração de qualidade, combinada com boa hidratação, evita que o gatinho sofra com esses problemas. Por isso, é importante a visita periódica ao veterinário, só para exames de rotina e para uma boa orientação do profissional quanto aos cuidados com água e a ração certa para a idade e peso do gato.

Um problema que também envolve a alimentação é a tendência de alguns siameses de desenvolverem variações muito grandes de peso, como magreza excessiva ou até obesidade. Por não ter patas robustas e fortes, é importante que o gato não tenha sobrepeso, pois pode desenvolver fraqueza nos membros e acabar com mobilidade reduzida, o que o engordaria mais ainda.

gato-siames-filhote 

Também é comum encontrar gatinhos siameses por aí que sejam estrábicos. Isso não é um problema, é uma característica da raça, alguns gatos conseguem viver perfeitamente bem com seu estrabismo. Porém, uma avaliação médica é crucial para saber todas as limitações que um estrabismo agudo pode oferecer ao gatinho. Alguns gatos muito estrábicos precisam passar por cirurgias de correção ocular e tratamentos específicos para cuidar da visão.

Siameses são gatos elegantes e ativos, todo mundo os ama e sabe como eles são. Se for do seu interesse realmente ter um gato siamês, lembre-se de tratá-lo com muito amor e saber lidar com sua independência ao mesmo tempo em que sabe dar todo o colo que ele necessita. É uma raça de gato muito boa de ter em casa, e também uma excelente companhia, mas que necessita de muito cuidado, consideração, amor e um dono que o compreenda sempre.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/gato/siames/

Categorias:
Comportamento dos Gatos, Curiosidades sobre Gatos, Fases da Vida dos Gatos, Saúde do Gatos
Tags:
bichanos, convivência, cuidados, felinos, gatos, pets, raças, siamês, siameses

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados