Saúde dos Gatos em Detalhes | CachorroGato

Saúde dos Gatos em Detalhes

Dicas de especialistas para a saúde dos gatos no dia a dia

O assunto saúde dos gatos é muito amplo. Há muitos fatores que interferem. Confira algumas informações que podem ajudar no manejo inicial para a saúde dos gatos.

Gatos têm muita incidência de cálculo urinário, conhecido como pedra na bexiga, por isso, deve-se levar em consideração 4 pontos importantes para a boa saúde dos gatos que são: alimentação, frequência urinária (quantidade de urina por dia), ingestão de água e estresse.

A alimentação dos gatos ideal exige a escolha por uma ração de boa qualidade, por exemplo, super premium e evitar suplementação, ou seja, dar restos de comida e leite.

A frequência urinária dos gatos necessita de muito cuidado porque a maioria dos gatos são animais preguiçosos, se ele estiver dormindo, der vontade de urinar e sua caixinha estiver longe, ele dormirá mais e somente depois irá urinar, o que causa um congestionamento da urina propiciando a formação de cálculos e a insuficiência renal em gatos. Para evitar isto, se o gato fica em um local muito grande, é recomendável deixar várias caixas espalhadas.

Quanto o controle da ingestão de água dos gatos, é importante ficar atento ao modo como nosso felino gosta de tomar água, alguns animais preferem água parada em vasilhas, outros por água corrente. A água corrente pode ser criada por fontes de água para gatos que mantém 24 horas a água corrente e é necessário, assim como no caso das caixas de areia para gatos, deixar no máximo de lugares disponíveis.

O estresse dos gatos pode alterar o comportamento do gato e até produzir cistite, conhecida como inflamação da bexiga urinária. Além disso, podem também se desenvolver cálculos urinários devido a esta alteração, por isso é muito importante perceber o que causa estresse no seu gato, seja por outros animais ou pessoas estranhas, e evitar este contato, melhorando assim a saúde dos.

Outro fator que interfere em todos os gatos é a dominância territorial. O território do gato deve ser respeitado. No caso de você possuir mais de um gato, uma dica muito importante é sempre possuir uma caixa de areia por gato e uma a mais em locais diferentes, locais para beber agua em vários locais, oferecer alimentação em vários pontos do ambiente dos gatos. Estes cuidados são muito importantes porque quando temos mais de um gato, normalmente um deles é o dominante e vai dificultar o acesso dos demais. Isso diminuirá a frequência de uso e causar estresse nos gatos.

Por último, mas não menos crucial para a saúde dos gatos, nunca obrigue um gato a conviver com outro animal contra a sua vontade.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/gato/saude-gato/

Categorias:
Saúde do Gatos
Tags:
alimentação, bem-estar, bichano, cuidados, detalhe, dicas, doenças, especialistas, felino, gato, informação, saúde

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados