Como aplicar Remédio para Gatos | CachorroGato

Como Aplicar Remédio para Gatos

Saiba como administrar remédio para gatos com mais facilidade

Dar remédio para gatos é uma tarefa complicada, e quem tem um bichano em casa sabe bem disso. Mas há técnicas que podem ajudar na missão de medicar seu felino sem muitos arranhões, permitindo que a saúde do seu pet fique em dia sem maiores esforços.

Esconder a medicação na comida pode ser uma boa opção para dar remédio para gatos, no entanto, por serem muito curiosos, os bichanos podem acabar percebendo – pelo olfato ou paladar - a presença de algo estranho no que vai comer. Para contornar essa situação, os donos podem tentar dividir os remédios em diferentes partes da comida, atraindo o animal com um pedaço sem medicação para poder administrar o restante com mais facilidade.

Como Aplicar Remédios para Gatos

Apesar de ser mais complicado, administrar remédios diretamente na boca do animal é o jeito mais seguro de medicá-los, já que você pode ter certeza de que o pet tomou a dose correta. É indicado que seu gato tenha as unhas cortadas antes que se tente esta opção, e enrolá-lo numa toalha também pode ser uma boa ideia para evitar que acidentes ocorram caso o animal se assuste.

Feito isso, o gato deve ser colocado deitado entre suas pernas e, depois de abrir a boca do animal, é importante que o remédio seja colocado na sua língua profundamente (já que ele pode cuspir a droga se não estiver perto de sua garganta). Fechar a boca do animal e massagear a região do seu pescoço levemente pode ajudar para que o medicamento do gato seja engolido.

No caso de líquidos, os medicamentos para gatos podem mudar drasticamente o paladar da bebida do animal, o que pode fazer com que ele não tome a dose completa. Nesse caso, despejar o medicamento na boca do animal com uma seringa pode ser a solução. Depois de medicados, os gatos podem manifestar comportamentos estranhos que incluem salivar muito e espumar pela boca, e esse tipo de reação é normal.

Leia Mais: Vermífugos para Gatos - Cuidados e atenção

Nunca se deve colocar o gato de costas para o chão no momento de medicar, pois o felino pode acabar aspirando a medicação e, ao invés de engolir e ir para o estômago, o remédio do gato vai para o pulmão, podendo causar pneumonia aspirativa.

É importante lembrar que, para que qualquer tipo de remédio seja dado ao seu animalzinho, uma visita ao veterinário é necessária, pois, somente um profissional pode indicar o tratamento correto para seu pet e, ainda, explicar outras técnicas para que a medicação seja administrada. Recompensar seu gato com algo que ele goste bastante também é uma boa ideia, já que, dessa forma, é possível que o bichinho associe os remédios a experiências mais prazerosas.

Leia sobre antipulgas para gatos e cachorros.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/gato/remedio-para-gatos/

Categorias:
Saúde do Gatos
Tags:
bichanos, cuidados, felinos, gatos, ideal, informações, método, remédio, tratamento

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados