Ração Urinary para Gatos - Saúde e alimentação | CachorroGato

Ração Urinary para Gatos - Saúde e alimentação

Tratando o sistema urinário do seu gato com a ração Urinary

O sistema urinário dos gatos é muito sensível, e dependendo do que ele consome e da idade do gato pode causar problemas renais como infecção ou cálculo. A ração Urinary é muito indicada pelos veterinários para ajudar no controle desses problemas em gatos adultos e até mesmo evitá-los.

 

A ração Urinary age diretamente no sistema urinário dos gatos

 

A composição da ração Urinary para gatos traz nutrientes e vitaminas específicos para o trato do sistema urinário, dissolvendo possíveis de cálculos e auxiliando na limpeza do organismo. É uma ração específica para esse tipo de doença, e na maioria das vezes é administrada juntamente com medicamentos no tratamento.

A ração também é usada para evitar esses problemas em gatos mais velhos, que tem uma tendência maior a desenvolverem problemas urinários. A ração Urinary ajuda na digestão e estimula o gato a beber mais água.

Leia Mais: Unhas de Gato - Como cuidar das garras do bichano

 

racao-urinary

 

Mas é importante ter cuidado quando for usar a ração só como manutenção, pois ela é específica para o tratamento. Mesmo sendo uma ração que possui nutrientes digestivos e carne, é interessante misturar a ração com outra ração, do tipo comum para a faixa de idade correspondente à do seu gato, fazendo uma alimentação mais completa para o gatinho.

 

Não deixe de levar o gato ao veterinário

 

A ração Urinary é indicada para gatos adultos, então, jamais a compre para seu filhotinho sem a prescrição médica, pois filhotes devem consumir alimentos específicos para sua idade.

Se seu gato apresenta sintomas de problemas urinários, não é recomendável comprar e dar a ração Urinary para ele sem consultar um veterinário. A ração deve ser administrada juntamente com medicamentos específicos para o problema do gatinho. Somente um profissional pode prescrever a quantidade correta de ração que deve ser administrada e por quanto tempo.

As doenças urinárias dos gatos são variadas e lembram bastante as dos humanos. Os veterinários as classificam como Doença do Trato Urinário Inferior dos Felinos, as FLUTD. Elas podem ser desde inflamações das vias urinárias como a uretra e os ureteres, bem como a inflamação da bexiga, a conhecida cistite. Essas doenças são causadas pela obstrução das vias urinárias, ou pela presença de cálculos que causam essas inflamações. Isso causa muito desconforto e dor na hora de urinar, podendo causar até eliminação de sangue juntamente com a urina.

Uma das principais causas da criação desses cristais é o desequilíbrio dos níveis de PH, que costumam se desequilibrar quanto mais velho for o gatinho. É importante levar seu gato idoso sempre ao veterinário, para prevenir qualquer possível problema, principalmente em ambientes mais frios, que causam maior obstrução do sistema urinário.

 

Nunca troque de repente a ração do gato

 

urinary-para-gatos

 

Se a intenção do dono é trocar a ração habitual pela ração Urinary, é indicado que faça a mudança aos poucos. Por mais nutritiva e segura que seja a ração Urinary, assim como outras rações de tratamento, ela deve ser gradualmente acrescentada à alimentação do gatinho. Isso evita que seu sistema digestivo estranhe qualquer nova substância e cause vômitos ou diarreia.

Acrescente uma quantidade cada vez maior da ração Urinary a cada dois ou três dias na ração habitual, sempre prestando atenção nas reações do gato à ração. Se ocorrer qualquer mudança no comportamento do bichano, suspenda o uso e procure um veterinário. Só um profissional pode indicar de maneira correta a melhor alimentação para o seu gatinho.

 

Prevenir é sempre melhor do que remediar

 

Além do uso da ração Urinary para prevenção de doenças urinárias, outros procedimentos podem ser realizados para prevenir possíveis complicações. Como, por exemplo, inspecionar a quantidade de água que ele bebe regularmente, bem como a quantidade de urina que produz. Manter seu gato relaxado também ajuda a prevenir, não só doenças urinárias, como outras condições do organismo. 

A relação com a comida deve ser bem controlada, principalmente se seu gato tem tendência à obesidade. Pode-se misturar ração Urinary com ração light prescrita pelo veterinário para controlar o peso do bichinho e deixá-lo absorver somente minerais que mantenham seu PH equilibrado.

Fique atento ao comportamento e saúde do seu gato, mesmo sem ele apresentar nenhum sintoma de doença, é importante prevenir qualquer condição que possa ser dolorosa e desconfortável para seus bichinhos.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/gato/racao-urinary/

Categorias:
Alimentação para Gatos, Fases da Vida dos Gatos, Saúde do Gatos
Tags:
alimentação, bichanos, felinos, gatos, ração, rações, saúde, urinary

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados