Ração Úmida para Gatos - Petisco ou comida? | CachorroGato

Ração Úmida para Gatos - Petisco ou comida?

É melhor dar ração seca ou ração úmida para gatos? Veja aqui como alimentar seu gatinho da melhor forma

Quando falamos em ração úmida para gatos, muitas vezes associamos esse tipo de ração a um simples petisco e não a uma refeição completa. As rações úmidas disponíveis no mercado pet hoje em dia apresentam a mesma quantidade de nutrientes necessários para uma dieta saudável. Existe um grande tabu sobre rações úmidas no Brasil, fora do país esse tipo de ração é tão indicado quanto rações secas.

Gatos normalmente não são animais que tem o hábito de beber muita água, e um dos benefícios da ração úmida é que ela ajuda a hidratar seu gato. A ração úmida para gatos é muito mais atraente para o paladar deles, além de atrair também pelo olfato e aparência. As rações úmidas apresentam mais que o dobro de umidade que as rações secas – enquanto rações secas apresentam 10% de umidade, as úmidas apresentam cerca de 80%. Gatos precisam de estímulos para tomar água, seja numa vasilha grande, ou na torneira da pia do banheiro, o importante é que seu gato tome água sempre fresca e limpa.

Gatos que não tem o hábito de tomar muita água podem desenvolver sérios problemas, como ficar com alta concentração de urina, além de poderem desenvolver doenças renais e hepáticas. Esse problema é muito relacionado a certos tipos de ração, porém isso poderia (muitas vezes) ser resolvido fazendo apenas com que seu gato tome mais água.

 

racao-umida-para-gatos

 

Leia Mais: Ração Light para Gatos - Opção nutritiva

Alguns cuidados devem tomados com esse tipo de alimentação. Por ser úmida e, algumas vezes, pastosas, elas são muito mais perecíveis que as rações secas. Se o seu gato não comer esse tipo de ração em um curto período de tempo, como por exemplo, em duas horas, ela irá azedar, além de perder o seu aroma agradável e deixar de ser um alimento “atraente”. Rações úmidas são indicadas para gatos filhotes e gestantes. Além de serem bastante indicadas também para gatos idosos com doença periodontal e gatos com pré-disposição a problemas de alta concentração urinária.

Isso não pode ser uma regra absoluta, pois cada gato é um gato, nem sempre o que dá certo pra um vai dar certo pra todos. Rações com maior teor de umidadenormalmente são mais caras que as rações secas e muitas vezes são apresentadas ao consumidor como “snacks”, dando uma falsa ilusão de que não são saudáveis e completas como as rações secas convencionais.

Não é indicado acrescentar alimentos que nós, humanos, gostamos de comer à dieta dos gatos, como frango sem sal, sem a indicação de um médico veterinário. Sem querer, podemos desbalancear a dieta dos nossos bichanos, fazendo com que eles possam apresentar alergias, sobrepeso, entre outros distúrbios no futuro. Hoje em dia no mercado pet, tanto nacional quanto internacional, são conhecidas e recomendadas vários tipos de rações úmidas para gatos.

 

racao-umida-para-felinos

 

É indicado escolher sempre o tipo de ração mais balanceada e completa, sempre levando em consideração a idade, condições de saúde e do animal e o nível de atividade do gatinho, isto é, se ele é um gato sedentário e tranquilo na maior parte do tempo ou se ele é um gato ativo e brincalhão.

Filhotes de até 12 meses de idade precisam de mais nutrientes do que gatos adultos, para garantir um bom crescimento e o desenvolvimento dos ossos e músculos. Gatos ativos precisam de mais calorias dos que os sedentários, pois eles queimam muito mais energia. Uma gata que esteja grávida ou amamentando deve se alimentar de rações úmidas com maior teor de nutrientes.

Gatos com mais de oito anos de idade precisam se alimentar com rações menos calóricas e com alto teor de fibras, para garantir um controle de peso e o bom funcionamento do intestino. Os alimentos úmidos industriais tem um aroma bem forte e característico, por isso são muito indicados para gatos com infecções das vias aéreas superiores, que, por causa desse problema, têm uma diminuição significativa do faro.

Seu gato precisa de uma dieta balanceada e com os nutrientes necessários para sua fase de vida, lembre-se bem disso na hora que for escolher a ração úmida do seu gatinho. Nunca mude radicalmente a dieta do seu animal sem antes consultar o médico veterinário.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/gato/racao-umida-para-gatos/

Categorias:
Alimentação para Gatos
Tags:
bichanos, felinos, gatos, pasta, ração, rações, sachê, úmidas

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados