Ração sênior para gatos – Já está na hora? | CachorroGato

Ração sênior para gatos – Já está na hora?

Como saber quando é a hora certa de começar a dar ração sênior para gatos?

Todos sabemos que os nossos pets tem rações específicas para cada período de suas vidas. Quando são filhotes, seus alimentos são pastosos e ricos em proteínas, vitaminas e nutrientes para que eles cresçam fortes e saudáveis. Quando são adultos, precisam de uma boa ração para se manterem saudáveis e ativos. Na maturidade, precisam de alimentos específicos para a “melhor idade animal”. Aqui falaremos exatamente sobre esse assunto, sobre quando é a melhor hora de trocar a ração normal para a ração sênior para gatos.

Apresentar a ração sênior para gatos pode ser algo muito interessante e de fácil aceitação para eles. Esse tipo de ração costuma ser mais saborosa, cheirosa e macia, pois os grãos de ração são aerados para facilitar a mastigação dos bichanos velhinhos. Elas contém tudo que gatos acima de 8 anos de idade precisam para se manterem fortes, bonitos e cheios de vitalidade.

Algumas rações também contêm combinações superiores de antioxidantes, que promovem a saúde geral do seu gato, além de estimularem a imunidade natural deles, para que eles possam continuar sadios ao longo de suas maturidades.

 

Diferenças entre os grãos de ração normal e grãos de ração sênior

racao-senior-gatos

Leia Mais: Alergia a Gatos - Quem é o vilão, o pelo ou a saliva?

Os grãos da ração sênior para gatos costumam ser bem diferentes dos grãos dos outros tipos de ração. Eles costumam ser aerados, ou também podem apresentar furos no meio do grão, para assim facilitar a quebra e a mastigação dos gatos mais velhinhos. Gatos mais velhos normalmente têm problemas de mastigação, ou têm dentes mais sensíveis, por isso os grãos para eles são diferentes dos outros tipos.

Além disso, algumas dessas rações especiais para gatos com idade avançada contêm componentes como a glucosamina e a condroitina, para as articulações. Contém também menores níveis energéticos, já que numa idade mais avançada os gatos não são mais muito ativos.

Assim como para nós humanos, a terceira idade também chega para nossos queridos pets. E essa fase requer alguns cuidados com eles. Gatos idosos possuem algumas dificuldades e já não são mais tão ativos quanto eram na sua juventude. Por isso uma nutrição com rações sênior é fundamental.

Gatos são considerados “sênior” a partir dos 8 anos de idade e sua expectativa de vida pode variar de 10 e 15 anos. Gatos bem tratados e bem nutridos conseguem ultrapassar facilmente essa idade. É fundamental o dono de um gato sênior levá-lo com frequência para visitar o médico veterinário, para que ele possa fazer um acompanhamento de perto de sua saúde.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/gato/racao-senior/

Categorias:
Alimentação para Gatos, Fases da Vida dos Gatos, Saúde do Gatos
Tags:
alimentação, bichanos, cuidados, felinos, gatos, idosos, nutrição, pets, ração, saúde, sênior

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados