Ração Caseira para Gatos - Receitas para fazer em casa | CachorroGato

Ração Caseira para Gatos - Receitas para fazer em casa

Veja aqui algumas receitas de ração caseira para gatos e saiba como fazer seu gatinho se alimentar sempre de maneira saudável

A maioria das pessoas que têm gatos sabe que eles são muito seletivos na hora de comer, muitos gatos são intolerantes ou simplesmente não gostam da maioria de rações que encontramos hoje em dia em petshops, mesmo assim, devemos nos preocupar com que eles tenham uma alimentação saudável. Nesse artigo, separamos algumas receitas de ração caseira para gatos, respeitando o balanço nutricional que precisamos garantir na alimentação deles.

Quando falamos em ração caseira para gatos, naturalmente pensamos em papinhas de bebê, mingaus à base de aveia e amido de milho, e até mesmo em carne moída, certo? Esses alimentos podem parecer apetitosos a primeiro momento, mas não são necessariamente nutritivos para gatos, principalmente filhotes. Gatos adoram leite, principalmente de vaca, mas não podemos deixar que eles esse tomem leite em grandes quantidades, esse hábito pode fazer com que seu gato tenha diarreias, e isso pode fazer com que ele perca muitos nutrientes, chegando até a ficar desidratado.

A alimentação natural e caseira pode ser muito importante na cura de males e doenças dos gatos. Rações feitas em casa podem ajudar em casos de desnutrição, sarna, intolerância a certos ingredientes e até mesmo mau hálito, mas é preciso bastante cautela na administração desse tipo de dieta.

 

Veja abaixo algumas receitas caseiras interessantes para dar para seu gatinho

 

Leia Mais: Ração para Filhotes de Gato - Tudo o que você deve saber

racao-caseira-para-gatos

 

Receitas para gatos filhotes

 

Gatos filhotes não podem comer o mesmo tipo de ração dos gatos adultos por alguns motivos, um deles é o tamanho do grão da ração. A ração para adulto tem um grão muito grande e duro para um gatinho filhote, e isso é um fator limitante. Uma boa maneira de fazer um gato filhote se adaptar a comer ração sólida é amolecer a ração no leite morno, assim não será necessário triturar a ração. A ração caseira para gatos filhotes deve ser mais calórica e ter mais cálcio e vitaminas para garantir um crescimento saudável.

Uma dica que criadores de gatos dão é oferecer para o filhote um leitepet próprio para recém-nascidos, ou fazer uma papinha misturando 200 ml de leite de cabra e uma gema de ovo. Filhotes e gatas grávidas ou em fase de amamentação precisam de uma alimentação reforçada, com mais cálcio e vitaminas.

 

racao-feita-casa-para-gatos

 

Receitas para gatos adultos ou em fase de crescimento

 

Muitos criadores e especialistas usam essas duas receitas caseiras para gatos, com o intuito de fortalecer e garantir todos os nutrientes que seu gato precisa para um bom crescimento e uma alimentação saudável.

 

Receita de ração caseira - Opção 1

 

  • Meio quilo de abóbora,
  • Meio quilo de carne moída (pode ser também peixe desfiado ou frango desfiado),
  • Meio quilo de cenoura ou beterraba sem casca,
  • Um molho de espinafre batido no liquidificador,
  • Duas xícaras de arroz integral,

 

Misture todos os ingredientes numa panela e cozinhe bem até a abóbora ficar bem mole. Esta mistura caseira não pode ser congelada. Essa receita aguenta, em média, três dias na geladeira, depois desse período, ela deve ser jogada fora.

 

Receita de ração caseira - Opção 2

 

  • Peito de frango,
  • Couve,
  • Cenoura e chuchu, cozidos e sem casca,
  • Se desejar, coloque um pouco de arroz,

 

Passar tudo no liquidificador até formar uma papinha. Esta mistura também deve ser consumida dentro de três dias, conservada na geladeira. Essa receita serve também para recuperar gatos doentes e debilitados.

Além dos alimentos caseiros que podemos oferecer para gatos, devemos levar em consideração alguns outros fatores. Gatos com mais de doze anos precisam de uma alimentação mais mole, que lhes seja mais atraente, pois a capacidade digestiva dos gatos com essa idade é menor, além de possivelmente terem certa perda de olfato e paladar. Sua alimentação deve ter boas doses de vitaminas C e E, além de ter proteínas de qualidade e menos fósforo.

Gatos precisam ingerir boas doses de proteína e aminoácidos como arginina e taurina na sua dieta para obter um sistema imunológico forte e garantir uma boa saúde de modo geral. Dar óleo mineral de quinze em quinze dias também é uma boa dica caseira para gatos. Isso ajuda o gato a eliminar com mais facilidade as fezes e bolas de pelo que se acumulam no intestino, além de deixar seus pelos mais macios, brilhantes e sedosos.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/gato/racao-caseira-para-gatos/

Categorias:
Alimentação para Gatos
Tags:
alimentação, alimentos, bichanos, caseira, comida, felinos, gatos, ração

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados