Principais Doenças dos Gatos | CachorroGato

Principais Doenças dos Gatos

Conheça as principais doenças dos gatos

As principais doenças dos gatos são uma realidade que surgem na vida felina e é sempre importante sabermos o que está acontecendo. Confira as principais doenças dos gatos:

FELV - Leucemia Felina

O vírus da leucemia felina (FelV) causa uma variedade de desordens neoplásicas, degenerativas e doenças no sangue. Geralmente, os gatos são infectados a partir do contato íntimo com portadores assintomáticos, ou seja, que apesar de terem a doença, ainda não a apresentam fisicamente. Aliás, podem ser infectados durante a tosa de pelos com outros gatos ou até mesmo o uso comum de comedouros e bebedouros. A incidência é maior nos animais de um a cinco anos de idade. Os gatos infectados pelo FelV podem permanecer assintomáticos por anos, sendo o tempo de vida médio de dois a três anos. A vacinação tem sido recomendada para todos os gatos filhotes (com menos de quatro meses de idade), pois o estilo de vida destes frequentemente muda após a serem vendidos, podendo tornar-se expostos ao vírus. Além disso, os filhotes têm maior probabilidade de desenvolver a forma progressiva da infecção se forem infectados.

RINOTRAQUEITE - Complexo Respiratório dos Felinos

É mais frequente em lugares que abrigam muitos gatos incluindo gatis de criação, entidades de proteção animal e residência que possuem grande quantidade de gatos e/ou adquirem com frequência novos animais. Os principais sintomas estão relacionados à doença do trato respiratório superior com espirros, secreção ocular ou nasal, falta de apetite, prostração, úlceras na cavidade oral. O vírus da herpes e o calicivírus são responsáveis por aproximadamente 90% dessas infecções. Os cuidados de saúde rotineiros como vacinação regular, separação de gatos em grupos com base na suscetibilidade e probabilidade de infecção, cuidados para limpeza e desinfecção, ventilação adequada.

FIV – AIDS FELINA - Vírus da imunodeficiência felina

Leia Mais: Diabetes em Gatos - Como diagnosticar e de que forma tratar

É um vírus morfologicamente semelhante ao vírus da AIDS humana, porem são contraídos de maneira distintas.
Gatos machos, não castrados, de vida livre com comportamento agressivo de morder são os mais infectados.
Os sintomas normalmente são inespecíficos, os gatos infectados podem apresentar febre, perda de apetite, emagrecimento e prostração. Infelizmente, não existe cura para esta doença e nem vacina, portanto o isolamento desses gatos serve para minimizar infeções bacterianas secundárias uma vez que são animais imunossuprimidos, ou seja, com baixa imunidade.

PIF - Peritonite infecciosa felina

Ocorre normalmente em ambientes com muitos gatos, entre animais com menos de 5 anos de idade e com mais de 10 anos. Pode vir com sintomas inespecíficos como: perda de peso, febre, perda do apetite, dificuldade respiratória e alterações no sistema nervoso central como convulsão e incoordenação.
A presença de líquido no abdômen e no tórax podem ser vistos em gatos como a forma efusiva da doença.
A evolução da doença leva a óbito em quase 100% dos casos. A forma diagnóstica é vista somente pela necrópsia e infelizmente não existe vacina.

DTUIF – OBSTRUÇÃO URETRAL – Meu gato parou de urinar

Esta doença é de trato urinário inferior em felinos. Os gatos que apresentam esta doença podem apresentar dificuldade e/ou dor para urinar, sangue na urina, maior frequência urinária e, mais comum em gatos machos, a obstrução uretral (quando o gato tenta urinar e não consegue). Nestes casos, se o animal não for o mais rápido possível ao veterinário, corre grande risco de vir a óbito. Alguns cuidados como a ração para gatos de boa qualidade, caixas higiênicas com areia própria para gato (quantidade ideal de caixas é o número de gatos no local mais 1 caixa extra), bebedouros com boca larga e água fresca já podem evitar este problema.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/gato/principais-doencas-gatos/

Categorias:
Saúde do Gatos
Tags:
bichanos, doença, felina, felinos, gatos, leucemia, lista, principais, problema, respiratório, urina

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados