Peritonite Infecciosa Felina | CachorroGato

Peritonite Infecciosa Felina

Entenda o que é a peritonite infecciosa felina

Causada pelo coronavírus entérico felino, a peritonite infecciosa felina (também conhecida como PIF) pode ocorrer em felinos selvagens como leopardos e leões, assim como em gatos domésticos, que são os mais afetados pela doença, que pode ser fatal depois de algumas semanas. Esse vírus é sensível a detergentes e desinfetantes comuns, mas pode resistir em um ambiente comum que não tenha sido limpo com esses materiais por até sete semanas.

A peritonite infecciosa felina é comum em gatis, onde há um grande número de gatos e a limpeza pode não ser feita de maneira adequada, além do contágio ser extremamente rápido e eficaz.

 

Contágio e sintomas da peritonite em gatos

 

A PIF pode ser contraída principalmente por via oral ou por secreções respiratórias, além de poder ser transmitida via placenta. O vírus pode ser eliminado através da saliva, urina e fezes dos felinos infectados.

Leia Mais: Carrapato em Gatos – Gato também pega carrapato?

 

 

Animais entre 6 meses e 2 anos, assim como idosos, estão no grupo que tem mais risco de contrair essa doença. Super população em gatis, desnutrição e doenças infecciosas crônicas também podem facilitar o contágio, além disso, algumas raças estão mais predispostas à peritonite infecciosa em gatos, como os persas, bengal, himalaio e abssínio.

A PIF pode ser dividida em duas categorias, por ser uma doença imunomediada, podendo ser parcial (PIF seca) ou fraca (PIF efusiva).

 

Sintomas da PIF seca

Na peritonite infecciosa felina parcial o desenvolvimento da doença é lento, ocorrendo durante a evolução do caso:

  • - Febre;
  • - Apatia;
  • - Anorexia;
  • - Perda de peso;
  • - Uveíte;
  • - Icterícia (coloração amarelada da pele);
  • - Alterações no sistema nervoso central, entre outros sintomas.

 

Sintomas da PIF efusiva

Na peritonite infecciosa felina efusiva, a evolução da doença ocorre entre duas e seis semanas após o aparecimento dos sintomas, entre eles:

  • - Febre;
  • - Apatia;
  • - Anorexia;
  • - Aumento de volume abdominal;
  • - Perda de peso;
  • - Icterícia (coloração amarelada da pele);

Entre outros sintomas que podem ser diagnosticados por veterinários durante exames.

A peritonite infecciosa felina só pode ser efetivamente identificada por exames laboratoriais de amostras de tecidos coletados em necropsia ou biópsia combinados com análises do histórico do animal. É uma doença que em grande maioria dos casos é letal, pois nenhum tratamento rotineiro é efetivo contra ela.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/gato/peritonite-infecciosa-felina/

Categorias:
Fases da Vida dos Gatos, Saúde do Gatos
Tags:
doenças, felina, felinos, gatos, infecção, infecciosa, peritonite, saúde

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 10.687), formado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - Unesp com Pós Graduação em Oncologia Veterinária pelo Instituto Bioethicus e Pós Graduação em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais pelo Instituto Qualittas. Responsável pelo setor de Oncologia Médica e Cirúrgica do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h. Dr. Toyota é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados