Olhos de felinos: Anatomia, cores e curiosidades. | CachorroGato

Olhos de felinos: Anatomia, cores e curiosidades.

Quem nunca ficou hipnotizado pelos encantos dos olhos de felinos? Azul, verde, seja qual for a sua cor, nos faz perder nas profundezas do olhar.

Não é só beleza, os olhos de felinos têm importância na sua sobrevivência, e nos transmitem várias informações sobre o estado de espírito e a saúde desses animais. Grandes e intensos, os olhos do gato são instrumentos perfeitos que ajudam na caça de presas e capturam os movimentos. O tamanho é muito intrigante: se comparados com o tamanho da cabeça, são surpreendentemente grandes. Isso é comum em animais de hábitos noturnos, pois permite que os animais captem mais luminosidade do ambiente.

 Os olhos de felinos tem uma camada atrás da retina que funciona como um espelho e reflete a luz á medida que ela entra nos olhos, para que o maior número de cones a receba. Essa membrana refletora que faz os olhos dos gatos brilharem no escuro quando recebem a luz diretamente, como de um farol. Possuem a visão extremamente eficiente em situações de baixa luminosidade.

Os gatos têm a visão noturna superior á dos humanos. Os músculos da íris, nos felinos, são construídos de forma que se contraem em sentido vertical, em forma de uma fenda, e dilatam ocupando quase todo o globo ocular, com a permissão de entrada máxima de luz.

Todos os felinos nascem com olhos azuis. Ao passar dos meses, a cor dos olhos pode ir se transformando. A cor dos olhos de felinos está diretamente relacionada com a cor dos pelos. 

A terceira pálpebra

Os gatos têm, internamente, uma terceira pálpebra chamada membrana nictitante, que protege os olhos de danos e secura. Nós não conseguimos vê-la facilmente quando gato está com os olhos totalmente abertos, porque em condições normais a terceira pálpebra não deve ser visível, podemos ver uma parte dela quando o gato entreabre os olhos. Ela está localizada no canto interno dos olhos. Quando um gato está doente, ela pode cobrir todo o olho, esse é um sinal para levá-lo rapidamente ao veterinário.

Leia Mais: Especialista em gatos – Entenda o especialista em medicina felina

O estado de espírito dos gatos é refletido nos olhos. Quando esse animal está assustado ou se sente ameaçado, a pupila se dilata em até cinco vezes. Em situações normais, com iluminação normal, o gato deve apresentar pupilas pequenas, com formato de uma fenda centralizado no globo ocular.

A cor dos olhos de felinos muda dependendo do humor do gato. Gatos brancos e com muitas manchas brancas podem ter olhos azuis, verdes, amarelos, cobre. Gatos com manchas no focinho, rabos e patas, possuem olhos azuis. Os gatos pretos sempre têm olhos verdes, ou amarelos/cobre. Gatos pretos com olhos azuis possuem uma anomalia genética.  



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/gato/olhos-felinos/

Categorias:
Curiosidades sobre Gatos, Fases da Vida dos Gatos, Saúde do Gatos
Tags:
anatomia, encantodoolhar, gato, olhosfelinos

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados