Miado de gato – Como entender o seu gato | CachorroGato

Miado de gato – Como entender o seu gato

Saiba como interpretar o miado de gato e se comunique melhor com seu bichano

Bebês choram, cães latem e gatos miam. O difícil é entender essas línguas e descobrir o que eles estão querendo transmitir ou mesmo o que estão sentindo. O miado do gato é uma forma de comunicação, agora resta a nós, donos desses bichanos adoráveis, tentar entender.

O miado de gato é a forma pela qual o gato se comunica. Não é exatamente uma linguagem, mas sim uma forma de expressão. Nem todo gato mia com a mesma frequência. Conhecer a personalidade do seu bichano é o ponto de partida, pois se um gato costuma miar bastante e para do nada, ou o gato mais quieto começa a miar, são sinais de que ele não está bem e está tentando expressar isso.

O miado comum, aquele que você está acostumado a ouvir no dia-a-dia, é usado para chamar a atenção, seja do dono ou mesmo de outro animal. O gato vai miar no local onde recebe a ração ou mesmo onde esta é guardada, como sinal de que quer comer. Ou na porta, quando quer sair.

miado-gato

O miado felino num tom mais alto é como grito humano. Ele está chamando a sua atenção para algo importante ou até mesmo exigindo algo. Esse tipo de miado também é comum na hora do banho, uma situação que o gato não quer passar e está claramente reclamando com você. Entretanto se o miado alto for mais longo, pode ser um sinal de dor que o seu amigo está sentindo.

Outro tipo de miado muito comum acontece com as fêmeas, quando estão no período do cio. Isso ocorre como uma forma da fêmea avisar, por assim dizer, aos machos de que ela está fértil.

Leia Mais: Criatividade não tem limites: veja algumas frases sobre gatos

 

Os gatos se comunicam mais com os donos

Um estudo de psicologia evolutiva realizado pelo pesquisador Nicholas Nicastro da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, compilou uma amostra de 100 miados de gato de 12 gatos. O pesquisador pediu para dois grupos de voluntários ouvissem esses miados, o primeiro grupo iria classificar de 1 a 7, conforme mais os agradava o tom do miado enquanto o segundo grupo classificaria os miados de acordo com a urgência e aflição que lhes causava ouvir tal miado.

O pesquisador constatou que os miados mais longos ganharam notas altas de aflição e urgência, e baixas notas de prazer ao ouvir. É o miado de gato que indica fome. Enquanto os tons mais baixos de miado, os que fazem para chamar a atenção do dono, ganharam notas mais altas em relação ao prazer em ouvir e baixas notas de aflição.

Isso demonstra que o gato consegue se expressar com seu dono através do miado e o dono, por sua vez, é capaz de compreender os miados e o que eles querem dizer.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/gato/miado-gato/

Categorias:
Comportamento dos Gatos, Curiosidades sobre Gatos
Tags:
bichanos, felinos, gatos, miados, miando, miar, pets

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados