Gato mia – Uma brincadeira que tem explicação! | CachorroGato

Gato mia – Uma brincadeira que tem explicação!

Quem nunca brincou de “gato mia” que atire a primeira pedra. Mas você sabe quais são os motivos que fazem um felino miar?

Um quarto escuro, sem móveis ou objetos perigosos, uma criança encarregada de achar e outras que serão os gatinhos, escondidas ou fugindo nas pontinhas dos pés pelo ambiente. Pronto, este é o clima do jogo Gato Mia, cuja função é capturar alguém e dizer “gato mia!”, para quando esta pessoa “miar” com sua voz ter de ser descoberta quem é. E, então, se ela for, fica incumbida de procurar o seu novo sucessor.

Mas a ideia da brincadeira do gato mia surgiu exatamente de vários motivos que realmente fazem os felinos miarem, como serem pegos de supetão, agarrados, surpreendidos, assustados ou até mesmo quando estão passando por situações de estresse.

 

Entenda por que o seu gato mia

gato-mia

O fato de o peludo emitir este som não é simplesmente uma mania, mas sim a sua maneira de se comunicar. E assim como a nossa fala e o latido dos cães, o miado tem entonações dependendo da situação, seja felicidade, dor, pedido de atenção, quando está no cio, entre outros.

Leia Mais: Gato tem medo de água – Saiba o motivo!

Você já notou o quanto o seu gato mia quando você chega em casa? É o jeito dele de manifestar alegria e emoção, por isso o som chega a ser agudo e constante. E, claro, junto a ele vão os carinhos, como ele se esfregar em sua perna ou até mesmo pular no colo, atitudes típicas destes pets. E se você apertá-lo (sempre com cuidado) ele pode chegar a gritar, mas mesmo assim ainda continua sendo um miado com significado de amor.

Já as entonações embaralhadas, as quais nem os seus donos entendem, podem mostrar que ele esteja frustrado por algo, como não conseguir alcançar a sua presa ou querendo fazer com que ela se aproxime, facilitando o bote. Já se a dicção é estridente e brava, manifesta que ele está ranzinza ou até mesmo assustado, passando por momentos estressantes.

Por fim, o ronronar dele, que muitos acham ser um problema respiratório enquanto o gato mia e dá as suas pausas ou quando está relaxando, é um fator completamente normal do pet, que expressa a sua alegria naqueles momentos.

 

Meu gato mia muito durante a noite, o que fazer?

Nem sempre o bichano sabe discernir o dia da noite e compreender que os seus donos precisam dormir, que os vizinhos possam reclamar dos seus barulhos e que as suas vontades não serão feitas no momento que eles desejam. Por conta disso, seguir alguns passos no dia a dia é muito importante, já que condicioná-lo a ter hábitos faz com que isso não aconteça.

Se um felino mia porque a sua caixa de areia está suja e na madrugada ele resolveu fazer as suas necessidades, certifique-se de que ela está limpa antes de ir deitar, para que ele não imponha a limpeza dela enquanto você está deitado. O mesmo vale para os potes de água e comida.

gato-mia-motivos

Muitas raças de gatos ou aqueles que tem personalidades diferentes (que independem do sangue) são muito ativas, por isso querem sempre brincar. Por conta disto, gastar a energia deles durante o dia é uma boa alternativa para evitar que na calada da noite ele comece a fazer travessuras pela casa e não só acorde aos seus donos, como a todos os vizinhos, principalmente se tratando de um apartamento. O tempo indicado para que ele se canse é de aproximadamente uma hora diária de interação com brinquedos, corridas ou brincadeiras de “esconderijo e caça”.

Outro fator que muitos não sabem, mas que pode ser a explicação de quando um gato mia é a atmosfera na qual ele vive. Os felinos gostam de ambientes calmos, com rotinas certas, portanto, se ele sentir que o lar está passando por uma situação de brigas, clima tenso ou nervosismo ele também ficará assim e com certeza começará a miar. Eles são bastante sensíveis, então, manter a casa em uma atmosfera amena é sinônimo de qualidade de vida para o seu pet.

E para evitar maiores transtornos com barulhos (e até mesmo tristeza ao ter de doar os filhotes), castre o seu gato. Quando estão na época do cio eles repetem os chamados dia e noite para avisarem aos demais que querem acasalar, além de com isso também chamarem a atenção dos seus donos de que necessitam sair com este propósito. Por isso, castrados, eles ficarão mansos e não terão este tipo de comportamento.

Os miados dos gatos também podem indicar dor, por isso, se seu bichano insistir no hábito e você perceber mais algum comportamento estranho, leve-o ao veterinário o quanto antes para descobrir o que está acontecendo.

Enfim, na brincadeira do gato mia ninguém faz “miau” porque o potinho de comida está vazio ou quando está feliz porque o dono chegou, mas quando conseguiu a presa ou até mesmo “caçou” a pessoa por quem está apaixonado (ou apaixonada) são coincidências que podem ter um significado concreto de quem a inventou, não é?



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/gato/mia/

Categorias:
Comportamento dos Gatos
Tags:
bichanos, causas, felinos, gatos, hábitos, mia, miados, motivos, pets

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados